|
novembro 10, 2015
Nova série sobre arte contemporânea, “Olhar”, estreia dia no canal Arte1
AGENDA TV Hoje 10/11 às 22h30 @ Arte 1: estreia "Olhar" nova série sobre arte contemporânea, com 12 episódios exibidos...
Posted by Canal Contemporâneo on Terça, 10 de novembro de 2015
Série documental aposta em um olhar intimista e poético sobre artistas contemporâneos emergentes
Olhar, estreia em 10 de novembro, terça-feira, 22h30, no Canal Arte1 – 183 na Sky e 53 na Net – com 12 episódios exibidos semanalmente.
Produzida pelas produtoras Lunar Multimídia e Maravilha8, “Olhar” é uma série de 12 episódios que mergulha no universo criativo de 24 artistas contemporâneos no Rio de Janeiro. Cada episódio é dedicado ao trabalho de dois artistas, e acompanha o artista em sua prática. Mostrando etapas distintas da produção de trabalhos de arte, entre a prática de ateliê, montagem de exposições, ou visita a lugares que lhes inspiram, “Olhar” propõe uma visão ampla da produção contemporânea carioca. Desta forma, a série aproxima o espectador do cotidiano do artista, e das principais questões do seu trabalho e seu imaginário.
Isis Mello assina a idealização e direção geral da série, dirigida também por Anna Costa e Silva e idealizada em parceria com Mariana Rolim e Chiara Banfi. A temporada tem a curadoria da crítica de arte Daniela Labra. Entre os artistas participantes estão Laura Lima, Marcos Chaves, Eduardo Berliner, Cadu, Alice Micelli, Rodrigo Braga, Marcone Moreira, Barrão, Cabelo, Luiza Baldan e Matheus Rocha Pitta.
Um dos grandes diferenciais de “Olhar” é o enfoque no próprio artista, que divide seu processo criativo com o espectador, sem a presença de um apresentador ou a mediação de curadores e críticos. Entre as questões abordadas na série estão a trajetória de cada um,seus interesses e motivações, suas influências, as relações entre trabalho e vida, o papel político da arte, e seu dia-a-dia. Numa construção poética, que foge da linearidade, conversas e imagens documentais do processo de trabalho se misturam com os próprios trabalhos, de exposições e imagens de arquivo de pesquisa dos artistas.
“Olhar é um retrato dos personagens, o programa não tem a intenção de contar linearmente a trajetória de cada um, passando por todos os trabalhos e fases daquele artista. Estamos interessadas no instante em que essa pessoa se encontra e sobretudo em seu processo criativo. Podemos falar de sua biografia ou não.” diz a diretora geral Isis Mello. “Nosso interesse principal é a escuta e a observação. Quem são essas pessoas? Quais suas motivações para trabalhar, para existir? Que universos são esses e como isso aparece no trabalho?”, reflete a diretora Anna Costa e Silva
Contemplada pelo edital de Investimento Automático da Riofilme, “Olhar” é uma co-produção da Lunar Multimídia, Maravilha8, Arte1 e Riofilme. A direção de fotografia é de Martina Rupp e a trilha sonora original de Berna Ceppas.
AS DIRETORAS
Isis Mello – diretora geral
Roteirista, diretora e montadora, formada em Comunicação Social pela UFRJ. Dirigiu o especial Fé na Tábua exibido na MTV e diversos curtas, entre eles My Frango que recebeu menção honrosa no Curta Criativo e participou de festivais nacionais e internacionais como o UpTo 3 no Canadá. Montadora de filmes e séries com 10 anos de experiência no mercado,editou diversas séries documentais como Hoje é Dia de Música, para a HBO, Um Pé de Quê?, apresentada por Regina Casé, Vozes do Clima, indicada ao Prêmio Esso de Jornalismo e Nomes da Moda, exibida no Canal Fashion TV e indicada ao Prêmio Moda Brasil. Recentemente, assina com Sergio Meklera montagem do filme Arquitetura da Cor sobre Beatriz Milhazes, de José Henrique Fonseca. Nas artes visuais, foi montadora de vídeo-instalações exibidas em instituições no Brasil e no exterior, como Caixa Cultural, Centro Cultural Justiça Federal, Interstate Projects Gallery, e Grace Exhibition Space.
Anna Costa e Silva – diretora
Carioca, 27 anos, diretora e artista visual. Trabalha nas interseções entre cinema, performance e práticas de encontro.Mestre em Artes Visuais pela School of Visual Arts, NY e graduada em Cinema pela UGF, RJ. Recentemente, recebeu os prêmios FOCO Bradesco ArtRio e Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Artística. Dirigiu diversas vídeo-instalações, exibidas em instituições no Brasil e no exterior, como Caixa Cultural, Centro Cultural Justiça Federal, Interstate Projects Gallery, e Grace Exhibition Space. Seus curtas metragens participaram de festivais no Brasil,França, Espanha, Portugal, Bulgária, Austrália, e EUA, recebendo prêmios como Melhor Filme Experimental no FestCine Amazônia e Accolade Award of Excellence, na Califórnia. Foi assistente de direção de 9 longas metragens, trabalhando com diretores como Cacá Diegues, Jorge Durán, Marcos Prado e Arnaldo Jabor.