|
outubro 5, 2015
Programa paralelo: Cildo Meireles + Marta Neves + Peter Fischli & David Weiss na França-Brasil, Rio de Janeiro
No período de 8 de outubro a 15 de novembro de 2015, a Casa França-Brasil fará mostras individuais com curadoria de Pablo León de la Barra, diretor da instituição, paralelamente à exposição Barrão - Fora Daqui.
No cofre, estará a obra Camelô (1998), de Cildo Meireles (1948, Rio de Janeiro), uma pequena instalação em que um boneco com cerca de 40 centímetros move os braços como que oferecendo os produtos em duas mesas: mil alfinetes e mil barbatanas.
Na fachada, a artista Marta Neves (1964, Belo Horizonte) inscreve em uma faixa a frase: “Em outubro de 98, Adriano planejou passar o réveillon do milênio em New York. Quando a ocasião chegou, o dólar subiu violentamente e, já que não teve ideia melhor, Adriano foi para Contagem/MG“. O trabalho é fruto de sua pesquisa Não-ideias, iniciada em 2001, e que já ocupou vários espaços, como a 31ª Bienal de São Paulo, em 2014.
CINEMA
Na sala lateral, em loop, será exibido O Percurso das Coisas (“The Way Things Go”, 1987, 29’45), da dupla de artistas suíços Peter Fischli (1952) e David Weiss (1946 –2012). O filme documenta uma reação em cadeia em toda a extensão de uma estrutura precária de cerca de 35 metros de comprimento, constituída de vários objetos cotidianos, como uma improvável máquina de Rube Goldberg (1883-1970), o inventor-cartunista que projetava mecanismos complexos para obter resultados simples. Fogo, água, lei da gravidade bem como a química determinam o ciclo de vida desses objetos e coisas. “Nos remete à ideia de causa e efeito, mecanismo e arte, improbabilidade e precisão”. Visite o site dos artistas.
VÍDEOS
Assista a capturas das obras de Cildo Meireles e do filme de Peter Fischli & David Weiss.