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setembro 18, 2015
Sara Ramo na Fortes Vilaça, São Paulo
A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar Os Ajudantes, a nova exposição de Sara Ramo.
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A artista apresenta trabalhos inéditos – incluindo vídeos, fotografias e esculturas – que operam no limiar entre realidade e ficção. As obras interrogam nosso relacionamento habitual com os objetos que nos rodeiam, lançando um olhar de estranheza para as coisas cotidianas.
Em Os Ajudantes, vídeo que dá nome à exposição, doze criaturas mascaradas perambulam por uma paisagem noturna, tocando seus instrumentos musicais. Imersos na penumbra,tornam-se visíveisapenas à luz tremulante das fogueiras, aparecendo e desaparecendo sob uma atmosfera mágica e misteriosa. Sara compõe com os personagens e seu entorno,desprovendo-os de uma narrativa– as criaturas não aparentam ir a lugar algum, apenas se movimentam. Música e escuridão os envolvem e dão unidade ao universo onírico em que habitam.
O jogo de revelar e esconder faz a ponte entre o abstrato e oconcreto, etambém acontecenas outras obrasda mostra. Na série Matriz e a Perversão da Forma, a artistaapresenta esculturas de gesso pedraconcebidasa partir das máscaras d’Os Ajudantes. São seus moldes e revelam seu avesso.Cada peça traz em si a potência de uma forma concreta e significante, mas que se realiza apenas na nossa imaginação. Como no vídeo, a totalidade nunca nos é oferecida e o que vemos são fragmentos.
A escuridão é explorada ainda na sua nova série de fotografias, em queobjetos ordinários são fotografados na penumbra, usandosomente uma iluminação pontual. Assim como acontece com os personagens do vídeo, figura e fundo se fundem, de modo que suas formas ganham contornos difusos e quase abstratos.As fotos são inspeções da adaptação do olho às incidências variadas de luz sobre formas familiares,um estudo sobre oescuro infantil. Uma vez iluminadas as formas, a revelação será a de seus negativos.
Sara Ramo nasceu em 1975 em Madrid, Espanha, e atualmente vive e trabalha entre sua cidade natal e Belo Horizonte, Brasil. Entre suas exposições individuais, destacam-se: Desvelo y Traza, Matadero (Madrid, 2014) e Centre d’Art la Panera (Lérida, 2014); Punto Ciego, Espacio de Arte Contemporáneo (Montevidéu, 2014); SinHeroismos, por favor, CA2M (Madrid, 2012); Penumbra, Fundação Eva Klabin (Rio de Janeiro, 2012). Suas exposições coletivas incluem participações em: Imagine Brazil, Astrup Fearnley Museet(Oslo, 2013), Musée d’artcontemporain de Lyon (Lyon, 2014) e Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, 2015); 11ªBienal de Sharjah (2013);Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013 e 2007); Panorama da Arte Brasileira (São Paulo, 2011 e 2003); 29ª Bienal de São Paulo (2010); 53ª Bienal de Veneza (2009). Sua obra está presente em diversas coleções importantes, como Inhotim (Brumadinho), MAM (Rio de Janeiro), Instituto Cultural Itaú (São Paulo), Pinacoteca do Estado (São Paulo), Fundacione Casa di Risparmiodi Modena (Itália), entre outras.
Galeria Fortes Vilaça is pleased to present Os Ajudantes [The Helpers], the new exhibition by Sara Ramo. The artist presents new works – including videos, photographs and sculptures – that bridge the edge between reality and fiction. The works question our standard relationship with the objects that surround us, casting an uncanny eye over everyday life.
In Os Ajudantes, the video that lends its title to the exhibition, 12 masked creatures wander through a dark landscape, playing their musical instruments. Immersed in the shadows, they become visible only in the flickering light of bonfires, appearing and disappearing under a magical and mysterious atmosphere. Sara composes the work with the characters and their surroundings, bereft of any narrative – the creatures don’t seem to be going anywhere, they are just moving around. Music and darkness encircles them and unify the dreamlike world they inhabit.
The action of revealing and concealing creates a link between the abstract and the concrete, and is also repeated in the other works of the show. In the series Matriz e a Perversão da Forma [Matrix and the Perversion of Form], the artist presents sculptures made of dental stone conceived from the masks in Os Ajudantes. They are their molds, thus revealing their back sides. Each piece bears the power of a concrete and meaningful shape, but which can only happen in our imagination. As in the video, the whole is never offered to us and all we see are fragments.
Darkness is also explored in the artist’s new series of photographs, in which ordinary objects are photographed in extreme darkness, dimly lit only at certain spots. As what happens with the characters in the video, the figures blend with the background, making the outlines of their shapes hazy and nearly abstract. The photos investigate how the eye adapts when familiar shapes are placed into different lighting conditions, in a study on infantile darkness. Once the shapes are illuminated, their negatives are revealed.
Sara Ramo was born in 1975 in Madrid, Spain, and currently lives and works between the city of her birth and Belo Horizonte, Brazil. Her solo shows have most notably included Desvelo y Traza, at Matadero (Madrid, 2014) and Centre d’Art la Panera (Lleida, 2014); Punto Ciego, at Espacio de Arte Contemporáneo (Montevideo, 2014); Sin Heroismos, por favor, at CA2M (Madrid, 2012);Penumbra, at Fundação Eva Klabin (Rio de Janeiro, 2012). Group shows she has participated in include: Imagine Brazil, Astrup Fearnley Museet (Oslo, 2013), Musée d’art contemporain de Lyon (Lyon, 2014) and Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, 2015);Sharjah Biennial 11 (2013);Mercosul Biennial (Porto Alegre, 2013 and 2007); Panorama da Arte Brasileira (São Paulo, 2011 and 2003); 29th São Paulo Biennial (2010); 53th Venice Biennale (2009). Her work figures in various important collections, including those of Inhotim (Brumadinho), MAM (Rio de Janeiro), Instituto Cultural Itaú (São Paulo), Pinacoteca do Estado (São Paulo), and Fundacione Casa di Risparmio di Modena (Italy).