|
setembro 17, 2015
Apodi 69 no Pivô, São Paulo
Exposição coletiva 'Apodi 69' no Pivô, com os artistas Cinthia Marcelle, Lais Myrrha, Marilá Dardot, Matheus Rocha Pitta e Sara Ramo
Com a exposição Apodi 69, o Pivô dá continuidade ao seu Programa Anual de Exposições 2015, que este ano tem como patrocinadora master a Qualicorp. Trata-se de uma mostra coletiva que surgiu da vontade de um grupo de artistas de construir uma exposição conjunta pela primeira vez. Entre 2003 e 2008, os artistas Cinthia Marcelle, Lais Myrrha, Marilá Dardot, Matheus Rocha Pitta e Sara Ramo compartilharam uma casa que serviu de ateliê, moradia e ponto de encontro, na rua Apodi, número 69, em Belo Horizonte. Selecionados para a primeira edição da Bolsa do Museu de Arte da Pampulha, esses artistas partilharam momentos intensos de convívio, criação e diálogo, o que rendeu inclusive algumas obras conjuntas. Foi uma fase importante na formação de todos eles, a época em que começaram a se dedicar exclusivamente à arte e quando suas trajetórias individuais começaram a se desenvolver.
No Pivô, a exposição “Apodi 69” apresenta pela primeira vez uma mostra do grupo, passados doze anos do convívio em Belo Horizonte. Apesar de nunca terem sido um coletivo, sempre foram grandes interlocutores, o que enriqueceu a produção individual de cada um. Com toda liberdade, os próprios artistas escolheram as obras da mostra, pensando nos trabalhos que sempre quiseram ver lado a lado e em diálogo. Serão mostrados trabalhos individuais inéditos, antigos e de autoria conjunta, além de uma seção documental com cartazes, fotos e textos. Dessa forma, o público vai encontrar no Pivô a gênese do trabalho de cada um desses artistas, com ênfase na contribuição gerada pela troca entre eles.