|
setembro 1, 2015
A Biblioteca Mário de Andrade inaugura oficialmente a obra pública Paraler de Regina Silveira em sua calçada
AGENDA SP Hoje 01/09 às 19h30: Inauguração oficial da obra PARALER de Regina Silveira na calçada da Biblioteca Mário de Andrade http://bit.ly/R-Silveira_PARALER
Posted by Canal Contemporâneo on Terça, 1 de setembro de 2015
Remetendo a uma grande malha bordada em ponto-cruz, no chão da esquina da Rua da Consolação com a Avenida São Luís, dois milhões de placas de porcelanato formam a palavra “biblioteca” em diferentes idiomas. Contrapondo o cotidiano agitado e multicultural da cidadeem relação à um espaço público de reflexão, o trabalho permanente é entregue no dia 1 de setembro com patrocínio do Banco Itaú e apoio do Itaú Cultural e de leis de incentivo do MinC
Um dos pontos históricos mais expressivos de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade, localizada nos arredores do Vale do Anhangabaú, no centro, ganha a partir de 1º de setembro uma obra pública e permanente de autoria da artista Regina Silveira. Trata-se de PARALER, um mosaico de aproximadamente mil metros quadrados, com quase dois milhões de placas de porcelanato em tons claros e escuros, na calçada,remetendo a uma extensa malha com a palavra “biblioteca”em diferentes idiomas representando umbordado em ponto-cruz.
Realizada com patrocínio do Banco Itaú e apoio do Itaú Cultural e, ainda, por meio de leis de incentivo do Ministério da Cultura, da Associação de Amigos da Biblioteca Mário de Andrade e apoio de Luciana Brito Galeria, PARALERtem o formato ”L” eabarca as duas entradas da biblioteca, na esquina da Rua da Consolação com a Avenida São Luís. “É arte para pisar no chão”, diz a artista.
Algumas placas de porcelanato formam agulhas transpassadas por linha branca como se estivessem iniciando o alinhave dessa palavra em português, italiano, e espanhol, coreano, grego, alemão, russo, arábico, japonês, chinês, hebraico e outras línguas. É a prática popular de fazer alfabetos bordados, desde os primórdios da história em muitas culturas do mundo.
PARALER foi projetado originalmente em 2002, com outra configuração e com o título Paving the Way (Pavimentando o Caminho, em português) fez parte do projeto do novo edifício da New York Public Library, no bairro do Bronx, em Nova York (EUA). A proposta venceu o concurso Pencent for Artpromovido pela prefeitura local para artistas renomados, mas não chegou a ser executada. Adaptada para a cidade de São Paulo, após a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade, em 2011, a calçada levou pouco mais de dois anos para ser construída e foi entregue em novembro de 2014.
Regina Silveira, nascida em Porto Alegre, RS (1939) e radicada em São Paulo, Regina Silveira já realizou exposições individuais em instituições como MuseoAmparo (México), Palacio de Cristal, Museo Reina Sofia (Madri), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM-SP, CCBB, MASP, Queens Museumof Art (Nova York), Fundação Calouste-Gulbenkian (Lisboa), além de dezenas de outras. Sua obra integra acervos como os das instituições citadas acima e de San Diego Museum of Contemporary Art, Taipei Fine Arts Museum e MoMA, entre muitos outros.