|
julho 24, 2015
Antonio Bokel na Mercedes Viegas, Rio de Janeiro
AGENDA RJ Hoje 28/07 às 19-22h: Antonio Bokel @ Mercedes Viegas http://bit.ly/M-Viegas_A-Bokel
Posted by Canal Contemporâneo on Terça, 28 de julho de 2015
A galeria Mercedes Viegas apresenta no próximo dia 28 de julho a individual do jovem artista Antonio Bokel, La Nature d'Or, dando inicio a nova fase de seu trabalho. Na primeira individual na galeria, Bokel mostra ao público em torno de trinta trabalhos, que ocuparão o espaço do primeiro andar, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e um vídeo.
A presença das figuras geométricas nas pinturas sobre madeira, faz o contraponto com as pinceladas gestuais e expressivas. As esculturas são em bronze e madeira mas a grande novidade são as fotos feitas com celular, tratadas com filtros de instagram, que em sequência formam cenas de um filme nonsense, "entrevista com a natureza”.
La Nature d'Or retrata a busca do artista pela verdade, pela sua essência e pureza que se escondem ao longo da vida, por trás das máscaras e armaduras.
Antonio Bokel nasce no Rio de Janeiro em 1978. Forma-se em Design Gráfico pela Univercidade, RIo de Janeiro, em 2004. Realiza a primeira individual em Florença, onde faz cursos de historia da Arte e Fotografia. No Parque Laje, Rio de Janeiro, faz cursos com Bandeira de Mello, Luiz Ernesto e João Magalhães. Em 2008 expõe na galeria Silvia Cintra + Box 4 e em seguida, na sp-arte pela mesma galeria. Em 2010 realiza exposições na Galeria Portas Vilaseca no Rio de Janeiro e na Sid Lee Gallery em Amsterdam, Holanda. Em 2011, participa da 1ª exposição ARTUR - Artistas Unidos em Residência, em Lagos, Portugal. E no mesmo ano, também realiza duas exposições individuais: Corpus Cordex, no Centro Cultural Solar de Botafogo, Rio de Janeiro, e Grafitti Error, na FB Gallery, Nova York. Em 2012, participa da exposição Gramática Urbana, no Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro onde realiza também a individual Transfiguração do Rastro.Em 2013 participa da exposição e residência artística Movimentos Paralelos na República Dominicana. Em 2014 mais uma exposição individual a Periferia do Mundo com curadoria de Vanda Klabin, no Centro Cultural Justiça Federal no Rio de Janeiro. Seus trabalhos estão em grandes coleções brasileiras, como a de Gilberto Chateubriand e BGA Investimentos. Bokel tem alguns trabalhos no acervo do MAM, Rio de Janeiro. Atualmente é representado pela galeria Mercedes Viegas também no Rio de Janeiro.