|
julho 5, 2015
Lançamento do livro de Carlos Bevilacqua na Fortes Vilaça, São Paulo
AGENDA SP Hoje 07/07 às 18-21h @ Fortes Vilaça: Lançamento + sessão de autógrafos do livro de Carlos Bevilacqua http://bit.ly/FV_livro_C-Bevilacqua
Posted by Canal Contemporâneo on Terça, 7 de julho de 2015
Na terça-feira, 7 de julho, a Galeria Fortes Vilaça fará o lançamento do livro de Carlos Bevilacqua, das 18h às 21h. Com texto da curadora holandesa Carolyn H. Drake, esta é a primeira publicação monográfica do artista carioca e abrange os 10 últimos anos de sua carreira. Bevilacqua estará presente e fará uma sessão de autógrafos, em meio a sua mais recente exposição, Let it Go, em cartaz na Galeria até 11 de julho.
O livro apresenta cerca de 30 trabalhos das principais séries que o artista desenvolveu na última década. É possível identificar a predominância das esculturas com madeira, pedras e aço, mas há ainda exemplos de suas experimentações com vidro, glicerina, PVC, entre outros. Mesmo lidando com materiais tão diversos, tensão, equilíbrio e espacialidade permanecem como elementos centrais e, para o artista, tornam-se mecanismos para discutir questões existenciais e metafísicas, distantes da racionalidade. Assim como Carolyn H. Drake descreve no texto, "A arte de Bevilacqua (...) trata da acumulação desigual de formas fenomenológicas que são simultaneamente minúsculas e universais, primordiais e futurísticas, sistemáticas e, ao mesmo tempo, descontroladas".
Carlos Bevilacqua nasceu no Rio de Janeiro em 1965, onde vive e trabalha. Dentre suas exposições individuais, destacam-se as mostras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2000) e no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1992). Suas mostras coletivas incluem participações em: Desejo da forma, Akademie der Künste (Berlim, Alemanha, 2010); Um Mundo Sem Molduras, MAC-USP (São Paulo, 2009). Sua obra está presente em importantes coleções, como: Instituto Inhotim (Brumadinho), MAM Rio de Janeiro, MAC-USP (São Paulo), entre outras.
Carolyn H. Drake nasceu em 1985 e atualmente vive entre Amsterdã e Nova York. Formada na New York University e com mestrado em curadoria na Goldsmiths College de Londres, ela atua desde 2012 como curadora independente. Entre seus projetos recentes, destacam-se as exposições: The Poetry In Between: South-South, Goodman Gallery (Cidade do Cabo, África do Sul, 2015); Game Changer, Coleção Moraes-Barbosa (São Paulo, 2014); My Third Land, Frankendael Foundation (Amsterdã, Holanda, 2013). Desde 2014, Drake atua também na direção do A Tale of a Tub, um espaço independente e sem fins lucrativos de Roterdã, Holanda, que dedica-se a pesquisa, reflexão e diálogo sobre arte contemporânea.