|
junho 8, 2015
Conversa: Andrei Thomaz convida Gabriel Menotti e Márcio Harum no Red Bull, São Paulo
Artista visual Andrei Thomaz convida Gabriel Menotti e Márcio Harum para conversa com o público sobre os trabalhos “Ampulheta”, “Relógio de vela”, “Relógio de pêndulo”, “Relógio de Pêndulo Duplo” e “Relógio de Sol”
O artista visual gaúcho, radicado em São Paulo, Andrei Thomaz apresenta cinco trabalhos recentes e seus respectivos softwares em conversa com o público e convidados no dia 9 de junho, terça-feira, às 19h30, no auditório do Red Bull Station, no Centro de São Paulo. No evento “Máquinas do Tempo”, o artista recebe os críticos Gabriel Menotti e Márcio Harum que comentam a apresentação.
Apresentado na mostra Máquina do Tempo, com curadoria de Douglas Negrisoli e apoio do edital C.LAB na galeria Blau Projects em 2014, “Ampulheta” retira pixels do vídeo capturado por uma câmera de vídeo, colocando-os na tela. Desta forma, são criadas imagens que condensam um intervalo de tempo, sendo compostas por pixels acumulados em momentos diferentes.
“Relógio de Vela”, assim como os demais da série “Relógio”, é um trabalho deste ano. Forma imagens a partir de uma câmera de vídeo, porém de cima para baixo e da esquerda para direira, sempre em faixas verticais, lembrando-nos de que velas já foram utilizadas como relógio. As imagens resultantes podem ser geradas num largo espaço de tempo. “Relógio de Pêndulo”, por sua vez, forma uma imagem espelhada que se completa em linhas horizontais que partem da mediana do plano para as margens. Já “Relógio de Pêndulo Duplo”, forma essa mesma imagem em linhas horizontais, porém com a tela dividida em quatro colunas. “Relógio de Sol” tem um ciclo de 24 horas para terminar de formar uma imagem, que se completa da esquerda para a direita.
Softwares estão disponíveis para download no site do projeto: www.maquinasdotempo.art.br, cuja realização e disponbilização gratuita foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014. Todos os os trabalhos também serão expostos no Sesc Ipiranga a partir do dia 16 de junho na sala de Arte e Tecnologia.
Andrei Thomaz é artista visual e professor no Istituto Europeo di Design em São Paulo, onde vive e trabalha. Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e formado em Artes Plásticas pela UFRGS. Sua produção artística abrange diversas mídias, digitais e analógicas, envolvendo também várias colaborações com outros artistas, entre as quais encontram-se performances sonoras e instalações interativas. Entre os prêmios e editais pelos quais foi contemplado, encontram-se a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014; #1 C.LAB - Blau Projects, com curadoria de Douglas Negrisoli (2014); Edital de Estímulo à Produção Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG (2012); Prêmio de Ocupação dos Espaços da Funarte 2010, junto com Daniel Escobar e Marina Camargo; Edital do Centro Cultural Banco do Norteste 2010; 63 Salão Paranaense (2009); Prêmio Atos Visuais (2007); Prêmio FIAT Mostra Brasil (2006). Participou de festivais como Videobrasil (2011), FILE (diversas edições) e outros. É sócio da produtora Mandelbrot, em que atua como programador e coordenador no desenvolvimento de projetos interativos.