|
abril 26, 2015
DES Tudo na Funarte, Brasília
A subjetividade de Brasília inspira obras plásticas de jovens criadores
DES Tudo abre sua galeria para visitas orientadas com alunos
Sensíveis à importância do contato com a arte, o coletivo de artistas da exposição DES Tudo, em cartaz na Funarte Brasília até 3 de maio, abre suas portas para visitas guiadas com alunos da rede de ensino. “Pensamos o adolescente enquanto indivíduo sensível e, com esta visita, buscamos formular experiências e estimular a criatividade”, diz Mateus Vieira, produtor da exposição.
A mostra configura-se como ponto de apresentação da produção local em criação de artes visuais. Os cinco jovens artistas plásticos, recém-formados pela Universidade de Brasília, apresentam uma poética pungente e amadurecida em ambiente acadêmico com trabalhos que estabelecem um claro diálogo entre si. Cuidadosamente apresentadas em Galeria, com a arquitetura de Brasília,as obras trazem aparatos que remetem ao imaginário visual de Capital Federal.
A expografia, disposição das obras no ambiente de exposição, foi pensada de modo a fazer dela uma grande instalação. “O visitante não vê separação entre as obras tampouco a identificação dos trabalhos, mas percebe, após momentos passados no espaço, interconexões entre elas”, observa o curador André Vechi. “Trata-se de uma constelação de peças em que limites não se constituem diretamente, pois se esbarram e se complementam à atenção do observador”, complementa, a também curadora, Luciana Paiva.
DES Tudo imerge o visitante num espaço propício a trocas com as obras, bem como com todo o ambiente da exposição, mostrando que obras organizadas em um ambiente ganham sentido a partir da relação que tomam com outros corpos.