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março 18, 2015
Nelson Wiegert na FVCB, Viamão
Abrindo a temporada de mostras da Sala dos Pomares em 2015, a Fundação Vera Chaves Barcellos apresenta, de 21 de março a 18 de julho 2015, a exposição de Nelson Wiegert, Fórmulas Abstratas.
Com organização e expografia de Vera Chaves Barcellos e do próprio Nelson Wiegert, a exposição individual do artista destaca sua mais recente produção: fotografias de grande formato, em preto e branco, que reproduzem intervenções sobre fórmulas matemáticas, gerando imagens de grande força e rigor. A esse conjunto de trabalhos, o artista denominou Fórmulas Abstratas.
A ideia da obra surgiu em uma visita ao Instituto de Mineralogia e Física de Munique no momento em que o artista observou fórmulas deixadas em um quadro negro. O trabalho é uma espécie de acerto de contas do artista com a matemática, campo do conhecimento humano que nunca antes havia despertado seu interesse.
A execução da obra revelou ao artista um novo método de desenho rápido sem a utilização do papel. “Por permitir apagar e refazer, o desenho a giz sobre o quadro é um ótimo método de trabalho, ágil e constante. Os desenhos selecionados são fotografados e computadorizados, podendo ser reproduzidos. As reproduções são igualmente selecionadas e, posteriormente, impressas como peças únicas. Com essa breve exposição, espero que este trabalho chegue ao espectador com o mesmo impulso livre que despertou em mim” – diz o artista.
A série ocupará toda a galeria do térreo da Sala dos Pomares. Desenhos, fotografias e colagens que esclarecem sobre o processo de construção da obra de Nelson Wiegert poderão ser vistas pelo público no mezanino. A mostra exibirá trabalhos da coleção do artista e do Acervo da FVCB.
Nelson Wiegert I Fórmulas Abstratas permanece em cartaz até o dia 18 de julho de 2015 e contará com uma programação paralela constituída por palestras com teóricos e visitas mediadas que integram o Programa Educativo da FVCB, que segue apostando no poder socialmente transformador da arte.
SOBRE O ARTISTA
Nascido em Tuparendi, RS, Brasil, em 1940, Nelson Wiegert cursa o então Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, de 1962 a 1966, onde é aluno de Ado Malagoli, Alice Soares, Cristina Balbão e Fernando Corona.
Participa de um curso livre de pintura ministrado por Iberê Camargo. Integra várias exposições coletivas em Curitiba, Florianópolis e Sāo Paulo. Primeiro Prêmio em Desenho no Salāo de Arte Contemporânea de São Paulo em 1965.
Transfere-se para Munique em 1966. Participa da Academia de Verão em Salzburg, onde ganha o Primeiro Prêmio de Pintura como aluno de Emilio Vedova, que o convida para trabalhar em seu estúdio em Veneza.
Retorna a Munique em 1967, realizando sua primeira individual na Galeria Buchholz neste mesmo ano.
Entre 1968 e 1970, participa de mostras coletivas em Basel, Frankfurt e Munique, e participa na feira de arte Colonia. Mostra individual, Galeria 5, Genebra, 1970.
A partir de 1969, paralelamente ao seu trabalho como artista, assume a profissão de marchand na Galeria Buchholz em Munique, onde organiza a primeira mostra de Fernando Botero na cidade e exposições com outros importantes artistas latino-americanos como Julio Le Parc, Jesús Soto, Cruz-Diez e Olga do Amaral e também coletiva com as gravadoras brasileiras Fayga Ostrower, Maria Bonomi e Vera Chaves Barcellos.
Faz contato com Sergio Camargo em Paris, e, em 1968, promove a primeira mostra de seu trabalho em Munique.
A partir de 1971 até 1979, trabalha na galeria Art in Progress, onde expõe Cy Twombly, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, Richard Serra, Carl Andre, Fred Sandback e Sol LeWitt e desenvolve projeto com Christo para a embalagem da galeria, obra realizada em 1977.
Nos anos 1980, inicia atividade com a Galeria Biedermann, onde representa artistas como Eduardo Chillida e Antoni Tàpies.
Nos anos 90, desenvolve projetos com artistas americanos como Tony Ousler, Claes Oldenburg, Linda Karshan, Michael Goldberg e Richard Wentworth. Wiegert permanece na Galeria Biedermann até o término das suas atividades, em 2012.
A partir dos anos 1990 começa a passar um tempo maior no Brasil. Faz contato com a Galeria Gestual, com quem desenvolve projeto para a primeira individual de Robert Wilson em Porto Alegre, 2000.
Retornando a uma dedicação maior à sua produção pessoal, a partir de 2005, realiza sucessivamente na Galeria Gestual três exposições individuais, em 2010, 2011 e 2012, com séries de desenhos, fotografias e colagens.