|
março 12, 2015
Paiva Brasil na Mercedes Viegas, Rio de Janeiro
A galeria de Mercedes Viegas apresenta a exposição de pinturas de Paiva Brasil intitulada Tangentes, com curadoria do colecionador Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho, com abertura dia 18 de Março, quarta-feira, de 19h às 22h. A mostra é constituída de 12 quadros-objeto, recentes e inéditos, realizados em módulos de madeira, revestidos de tela e tinta acrílica. Estas obras ocuparão os espaços maiores da galeria. Na sala menor serão apresentadas cerca de sete obras datadas das décadas de 50, 70 e 80, com o objetivo de mostrar o percurso do artista e a coerência entre as suas diferentes fases.
Paiva Brasil iniciou seus estudos em arte no antigo Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro na década de 50, logo em seguida frequentou, no MAM RJ, o curso de Desenho Estrutural e Composição com o artista Santa Rosa. Mais tarde, no mesmo museu foi aluno de pintura com Samson Flexor.
Paiva Brasil faz parte de um importante grupo de artistas, com Ivan Serpa, Décio Vieira, Ubi Bava e Rubem Ludolf. Embora o artista não tenha participado diretamente das manifestações concretistas da década de 50, pertence por direito e justiça a este movimento.
Ao longo de seis décadas, Paiva Brasil vem desenvolvendo trabalhos enraizados na experiência construtivista, de caráter abstrato-geométrico, aliados ao lúdico, em que a estrutura formal se desenvolve na busca de envolver o olhar em uma leitura dinamizada da forma e da cor no espaço. Uma obra rica visualmente, que, mesmo sendo simples e sóbria, não elimina a intensidade e o encantamento silencioso do olhar.