|
fevereiro 4, 2015
Celebração de encerramento do EAVerão 2015
Celebração em forma de aula-espetáculo com ingresso liberado ao público, em 6 de fevereiro de 2015, às 18 horas. A arte como oferenda é o tema dos encontros organizados por Aderbal Ashogun para os bolsistas do programa EAVerão 2015. Assim como cada aula-ensaio, a celebração busca cultivar a mitologia dos orixás da cultura afro-brasileira e permitir a discussão da formação da identidade brasileira por meio de atividades lúdicas. Danças, vídeos, contação de histórias, degustação de comidas tradicionais de terreiro e outras surpresas ressaltam os ritmos, a cultura e a arte dos povos tradicionais de matriz africana. Traje obrigatório: roupas claras (não utilizar cor vermelha ou preta).
EAVerão é um programa piloto de estudos que prevê uma imersão comunitária nas práticas e costumes tradicionais de heranças africanas, além de aulas de fotografia, litografia, pintura e arquitetura de exposição. Em dezembro de 2014, o programa gratuito recebeu inscrições para o processo seletivo que contemplou 25 bolsas de estudo. Os selecionados participarão de diversas atividades ao longo de quatro semanas na EAV Parque Lage, entre os dias 12 de janeiro e 06 de fevereiro de 2015. Além da programação de cursos, haverá encontros abertos ao público; dentre eles está a celebração de abertura.
Com curadoria educativa de Lisette Lagnado, diretora da escola, o programa promove o contato dos participantes com diversos artistas e profissionais da área, tais como: Tunga, Yuri Firmeza, Ronaldo Lemos, Thiago Martins de Melo, Omar Salomão, Pedro Rivera, Daniel Jablonski, Hugo França, dentre outros nomes consagrados.
Aderbal Ashogun é artista, filho da Mãe Beata de Yemanjá, sacerdote do candomblé, percussionista, gestor ambiental e articulador cultural. Realizou vários encontros, festas e reuniões com temas voltados à cultura e aos saberes tradicionais, em parceria com artistas, entre eles Afonso Tostes, Alexandre Vogler, Cabelo, Rodrigo Braga, Romano e Ronald Duarte. Participa da 31ª Bienal de São Paulo.