|
dezembro 4, 2014
Latitude lança aplicativo gratuito e leva 22 galerias a Miami
Aplicativo bilíngue e gratuito para iPhone e Android permite que usuário trace itinerários, salve preferências e saiba de toda a agenda das galerias de arte contemporânea
O projeto de promoção internacional do mercado de arte contemporânea brasileira, o Latitude – Platform for Art Galleries Abroad, apresenta seu aplicativo para que os profissionais e amantes das artes plásticas, brasileiros e estrangeiros, possam organizar sua agenda e roteiros da maneira mais completa e focada nos seus interesses. O aplicativo pode ser baixado diretamente da App Store e Google Play.
O usuário pode conhecer as 49 galerias participantes do Latitude e salvar seus contatos e eventos diretamente na memória do seu celular. Também pode buscar a lista de artistas representados, a localização das galerias por ordem alfabética, por cidade ou proximidade e se informar sobre a programação em cartaz.
As informações podem ser compartilhadas pelo usuário por meio das redes sociais e também favoritadas no my guide. “O objetivo é criar uma ponte direta entre galerias e público, facilitando a visitação tanto por parte dos profissionais da área quanto do público doméstico”, diz Mônica Novaes Esmanhotto, gerente do projeto.
Disponível para download gratuito a partir de 02/12/2014 na App Store e Google Play.
Projeto Latitude apresenta número recorde de galerias nas feiras de Miami
De 1 a 7 de dezembro, serão 15 galerias na Art Basel Miami Beach, cinco na Pinta Miami e uma na Art Untitled
O Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção do setor brasileiro de galerias de arte contemporânea, anuncia o maior número de galerias apoiadas em quatro feiras em dezembro. As feiras acontecem entre 1 e 7 de dezembro.
Na Art Basel Miami Beach, serão 15 galerias: A Gentil Carioca, Anita Schwartz Galeria de Arte, Casa Triângulo, Central Galeria de Arte, Galeria Fortes Vilaça, Galeria Leme, Luciana Brito Galeria, Galeria Luisa Strina, Mendes Wood DM, Galeria Millan, Galeria Marilia Razuk, Galeria Nara Roesler, Galeria Raquel Arnaud, Silvia Cintra + Box 4 e Vermelho.
O apoio acontece também à Galeria Pilar, na feira Art Untitled e às galerias Blau Projects, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Mercedes Viegas Arte Contemporânea, Sergio Gonçalves Galeria e Zipper Galeria, presentes à feira Pinta Miami e Athena Contemporânea na Context.
Seis das galerias participantes dessa importante semana de arte recebem seu apoio pela primeira vez, caso das participantes da feira Art Untitled e da Central Galeria, participante da Art Basel Miami Beach.
As feiras de arte são um momento importante para a realização de contatos e para a efetivação de vendas. Segundo a 3ª edição da Pesquisa Setorial Latitude, divulgada em abril desse ano, 40% do volume de vendas das galerias acontecem em feiras. “A participação cada vez maior em feiras internacionais mostra o amadurecimento das galerias e a dinamização das exportações. É mais um importante passo de um mercado cada vez mais profissionalizado”, diz Mônica Novaes Esmanhotto, gerente do projeto Latitude.
Sobre o Projeto Latitude
O Projeto de Promoção Internacional do Mercado de Arte Contemporânea Brasileiro foi criado em 2007 pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo e o segmento de galerias nacionais do mercado primário com o objetivo de fomentar as exportações brasileiras deste setor.
Em 2011, a Fundação Bienal de São Paulo passou a gerência do projeto para ABACT. Hoje, o projeto Latitude representa 49 galerias de arte contemporânea em seis estados, promovendo o trabalho de mais de mil artistas.