|
dezembro 2, 2014
Coletiva '20' na Mercedes Viegas, Rio de Janeiro
A Mercedes Viegas Arte Contemporânea inaugura, no próximo dia 15 de dezembro a exposição coletiva ‘20’ - exposição comemorativa dos 20 anos de existência da galeria.
Com curadoria de Daniela Name, a mostra reúne artistas que fizeram parte da história da galeria e da marchand, que começou seu trabalho em arte como museóloga da Galeria Banerj, ao lado do crítico Frederico Moraes.
A escolha dos trabalhos foi orientada pela importância histórica e afetiva do artista para a galeria. Caso de Ivan Serpa, primeira exposição realizada por Mercedes na Gávea; ou de Adriano de Aquino, artista do qual a artista vendeu o primeiro trabalho. A atuação de Mercedes na Galeria Banerj também é destacada pela presença de obras dos "quatro cavaleiros" da Nova Figuração - Antonio Dias, Carlos Vergara, Roberto Magalhães e Rubens Gerchman (e Cildo Meireles). Grandes nomes da arte contemporânea brasileira que já expuseram na Mercedes Viegas ou foram representados pela galeria também estão na mostra, como Tunga, Angelo Venosa, José Bechara e Daniel Senise.
Estes nomes que fizeram parte do passado da galerista e de sua casa se misturam ao ótimo elenco atual da Mercedes Viegas, que conta com artistas como Alvaro Seixas, Amalia Giacomini, Enrica Bernardelli, Jaqueline Vojta e Regina de Paula.
"O objetivo da curadoria não foi criar um conceito aleatório e gratuito para esta festa, e sim transformar a celebração no grande mote da mostra, que é feita de uma rede afetiva. Mercedes é um ótima tecelã deste tipo de rede, e isso fica evidente pela quantidade e pela qualidade dos artistas que conseguimos reunir em '20' “
Daniela Name