|
novembro 19, 2014
Yann Beauvais no Bê Cúbico e MAMAM no Pátio, Recife
40 Anos de cinemativismo de Yann Beauvais
As mostras têm a curadoria de Jean-Michel Bouhours (Conservador do acervos históricos do Musée National d'Art Moderne – Centre Georges Pompidou, Paris), com duração de 3 meses.
Para Yann Beauvais: "Fazer cinema experimental é finalmente ter em conta tanto uma história subvalorizada, mas também examinar as formas não-narrativas, que rompem com os padrões históricos da narração no cinema, de um suporte linear: o filme."
A exposição estende-se em dois espaços: YB150213 no B³ e ProgramAções no MAMAM no Pátio. Em B³ o foco são os filmes, documentos e os sons sobre as diferente facetas do engajamento de Yann Beauvais através seus filmes, instalações e ativismo na promoção e defesa do cinema experimental ao longo de 40 anos. No MAMAM no Pátio, uma série de programações serão reapresentadas e comentadas pelo cineasta.
Yann Beauvais é cineasta e desde o início de sua prática como artista ele afirma a necessidade de criar lugares para promover o cinema experimental, como a criação de cooperativa de distribuição em 1982, Paris (Light Cone www.lightcone.org), programando mostras de filmes desde 1978 em vários países, e a criação desde 2011 no Recife do projeto Bcubico (www.bcubico.com).
PROGRAMAS
Quatr'un 1976-91 8'
d'un couvre feu 2006 11'
Luchando 2011 62'
MAMAM no Pátio
Uma série comentada pelo cineasta, sempre às sextas, 19h
Experiênçias sonoras e filmes experimentais, programa apresentado no evento du Muet au parlant, Junho 2004, Louvre, Paris
Cinema experimental Francês do anos 20, programa apresentado no evento programa apresentado no evento Image Forum, Dezembro 1998, Tokio
Filmes Chineses, programa apresentado no evento Berlin Arzenal, Novembro 2004
Alibis Prolongement Cinematographique, programa apresentado no Centre Georges Pompidou, Julho 1984, Paris
Sexo,programa apresentado em Scratch Projection, Janeiro 1997, Paris
Valie Export em Contexto, programa apresentado em B³, Maio 2013, Recife