|
outubro 17, 2014
Artista Convidado do Ateliê de Gravura: Germana Monte-Mór na Iberê Camargo, Porto Alegre
Neste sábado, Germana Monte-Mór conversa com o público na Fundação Iberê Camargo
O asfalto e a argila substituem a tinta nas surpreendentes e marcantes obras da artista plástica Germana Monte-Mór. Com mais de três décadas de produção, a carioca radicada em São Paulo desembarca em Porto Alegre para experimentar a técnica de gravura em metal no Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, da Fundação Iberê Camargo, que ocorre de 13 a 17 de outubro. No sábado (18), às 11h, Germana conversará com o público que poderá conhecer, em primeira mão, os trabalhos criados por ela ao lado do coordenador do projeto, Eduardo Haesbaert.
A partir do asfalto e da argila, Germana cria formas orgânicas, que guardam uma sensação de peso e, ao mesmo tempo, sugerem uma textura áspera. A intensidade é a marca dos seus trabalhos, que já foram premiados e expostos em países como a Espanha e os Estados Unidos.
Em sua última coleção, a artista une a literatura e a arte plástica. Com “Da Cabra”, ela dialoga com a poesia de João Cabral de Melo Neto e mostra sua leitura para os versos do escritor utilizando além do asfalto, o chumbo e a parafina.
Mestre em Poéticas Visuais pela USP, Germana já expôs na capital gaúcha em 2005, quando participou da Bienal do Mercosul. No currículo, a artista tem 14 exposições individuais com destaque para “Projeto Amigos da Gravura”, de 2004, e “Entrantes”, de 2005.