|
outubro 16, 2014
II Coletiva na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta a “II Coletiva EAV Parque Lage”, com vinte e um trabalhos de estudantes de seus vários cursos, dentre pinturas, fotografias, vídeos e objetos. Uma comissão composta pela diretora da EAV Parque Lage, Lisette Lagnado, e pelas críticas e curadoras Fernanda Lopes e Marta Mestre, selecionou as obras que compõem a exposição, a partir dos projetos inscritos em uma convocatória aberta da instituição.
“Como aferir o estado criativo de uma escola de arte? Quais os questionamentos de um artista em início de carreira? Com quem dialogar para defender seu projeto?”, indaga Lisette Lagnado, no texto que acompanha a mostra. “O objetivo da presente exposição consiste em dar visibilidade pública aos processos de formação fomentados pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage”.
Os artistas participantes da “II Coletiva EAV Parque Lage” são: Ana Beatriz Coelho de Almeida, Ana Lúcia Hortides, Anitta Santos Amadeo, Benjamin Rothstein, Coletivo Caleidoscópio (Antonio Rey, Caio Vargas, Fernanda Sousa, Manuela Libman e Pedro Pessanha), Débora Mazloum, Gustavo Pinheiro Martinez Torres, Louise Botkay, Lúcio Salvatore, Maria Palmeiro, Mario Grisolli, Piti Tomé, Thomas Jeferson de Barros Pimentel e Yan Braz de Souza Lima.
Um grupo de 13 integrantes do Curso de Aprofundamento em Curadoria, ministrado pelos professores Fernando Cocchiarale, Guilherme Bueno, Ivair Reinaldim e Marcelo Campos, desenvolveu a montagem da exposição, “como exercício de disposição espacial e percurso didático”. São eles: Andre Leal, Andre Sheik, Damiana Bregalda, Denise Grinspum, Erica Tulip, Ester Cunha, Gilberto de Abreu, Jorge Sayão, Jovita Santos de Mendonça, Laura Cosendey, Michelle Sales, Valeria Veras e Victor Monteiro.
ARTISTAS PARTICIPANTES – MINIBIO
ANA BEATRIZ COELHO DE ALMEIDA
Ana Beatriz Coelho é brasileira, estudante de Letras (Português - Alemão) na UFRJ e do curso de Fundamentação na EAV Parque Lage. Ainda em 2014, frequentou as aulas de Iluminação para a Arte. Utiliza a fotografia como meio de expressão artística em seus trabalhos.
ANA LÚCIA HORTIDES
Ana Lúcia Hortides é brasileira, formada em Produção Cultural pela UFF (2012). Atualmente faz o curso de graduação em Artes pela UFF e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes pela mesma instituição. Sua formação artística está centrada nos cursos da EAV Parque Lage desde 2011. Seus trabalhos estiveram expostos em coletivas no Rio e Equador, e uma mostra individual em 2013 na cidade de Niterói.
ANITTA SANTOS AMADEO
Anitta é brasileira com formação fotográfica em cursos livres no Ateliê da Imagem (RJ) entre 2005 e 2007. Trabalhou como assistente de artistas, tais como: Walter Firmo, Jorge Bispo, Franz Manata, Marcos Bonisson e Caroline Valansi. Foi aluna da EAV Parque Lage no programa de Fundamentação, Desenvolvimento de Projetos, Foto-Matriz e Teoria e Portfólio de 2012 a 2014. Participou de exposições coletivas em 2007, 2012 e 2013 na cidade do Rio de Janeiro.
BENJAMIN ROTHSTEIN
Benjamin Rothstein é brasileiro, com formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1978). É formado em Artes Visuais pela EAV Parque Lage em 2010. Participou de mostras coletivas no Rio de Janeiro e uma individual em São Paulo. Ganhou diversos prêmios do Salão de Artes Plásticas da ABD (Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais) como: medalha de ouro em Pintura Contemporânea em 2009; medalha de prata em Obra de Pastel, medalha de ouro em Pintura Contemporânea e medalha de destaque, todos em 2010.
COLETIVO CALEIDOSCÓPIO (Antonio Rey, Caio Vargas, Fernanda Sousa, Manuela Libman e Pedro Pessanha)
O Coletivo Caleidoscópio, composto pelos artistas Antonio Rey, Caio Vargas, Fernanda Sousa, Manuela Libman e Pedro Pessanha, surgiu nas aulas de Estudo do Espaço com o professor João Modé, no curso de Fundamentação oferecido pela EAV Parque Lage durante o primeiro semestre de 2014. O coletivo criou a obra Caleidoscópio a partir de elementos básicos do cotidiano comum como o guidom e roda de uma bicicleta, um banco de praia e espelhos dentro de um cano PVC que proporciona uma visão fragmentada, multiplicada e reorganizada.
DÉBORA MAZLOUM
Débora Mazloum é brasileira, formada em Cinema pela Unesa (2004) e Artes Cênicas com habilitação em Cenografia pela UFRJ (2009). A partir de setembro de 2014, inicia o mestrado em Artes Visuais – Processos Artísticos Contemporâneos na UERJ. Fez cursos de Artes na EAV Parque Lage entre 2002 e 2014, envolvendo fotografia, desenho, pintura, e teoria de arte. Teve trabalhos expostos no Rio, Paraty e Brasília. Também atuou com Cenografia, Direção de Arte e Esculturas Cênicas.
GUSTAVO PINHEIRO MARTINEZ TORRES
Gustavo Torres é brasileiro, graduado em Cinema pela UNESA (2013). Desenvolveu trabalhos em Cinema, Teatro e Música. Participou de diversos cursos de formação artística na EAV Parque Lage e apresentou seus trabalhos em exposições coletivas entre 2011 e 2014 em variados espaços no Brasil. Em 2012 foi premiado pela II Mostra Vide Urbe.
LOUISE BOTKAY
Louise é brasileira com graduação em Design pela PUC-Rio (2001) e mestrado em Cinema pela La Femis, Escola Nacional de Cinema da França (2006). Dirigiu diversos filmes desde 2006 com destaque para “Viva” (2006), vencedor do prêmio de melhor montagem no Festival Janela Internacional do Recife e “Sève” (2011), menção honrosa no Festival Internacional de São Paulo. Teve trabalhos de fotografia e vídeo-instalação expostos no Rio de Janeiro, Califórnia, Berlim.
LÚCIO SALVATORE
Lúcio Salvatore é italiano, residente do Rio de Janeiro. É formado em Economia pela Universitá Statale (Milão) e em Estudos de Filosofia pela Universitá Bocconi (Milão). Desde 2005 realiza diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Na EAV, cursou “Teorias Formativas da Arte” (2014) e “Teorias da Arte” (2014), ambos com o professor Fernando Cocchiarale.
MARIA PALMEIRO
Maria Palmeiro é brasileira, formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Rio (2008). Ingressou na EAV Parque Lage em 2011 para o curso de Pintura com o professor João Magalhães; em 2014 deu continuidade com os cursos “Análise e Inserção da Produção Contemporânea” (professora Iole de Freitas) e “Em Torno da Pintura: inscrições contemporâneas” (professora Malu Fatorelli).
MARIO GRISOLLI
Mario Grisolli é brasileiro, estudante do curso de “Análise e Inserção da Produção Contemporânea” com a professora Iole de Freitas na EAV Parque Lage. Iniciou sua experiência profissional como fotógrafo em 1986 com registros em arquitetura e urbanismo. Teve trabalhos expostos no Rio, São Paulo e Alemanha. Sua produção recente é baseada em meios múltiplos para pensar e produzir fotografia.
PITI TOMÉ
Piti Tomé (Priscila Tomé) é brasileira, graduada em Cinema com especialização em Direção Cinematográfica pela Centre d´estudis cinematográfics de Catalunya, Barcelona (2007), com pós-graduação em Direção de Fotografia pela Escola Superior de Cinema i Audiovisuals de Catalunya, Barcelona (2008) e bacharelado em História da Arte pela UERJ (2014). Desde 2010, faz cursos na EAV Parque Lage relacionados a desenho, pintura, escultura, fotografia, teorias da arte. Em 2013 esteve em Berlim para uma residência artística na Berlin im Fokus. Seu trabalho está como uma das novas aquisições de 2014 da Coleção Gilberto Chateaubriand, do MAM-RJ.
THOMAS JEFERSON DE BARROS PIMENTEL
Thomas Jeferson é brasileiro. Está cursando Cenografia na UERJ e realizou vários cursos livres na EAV Parque Lage como Xilogravura, Programa Fundamentação, História da Arte, Processo Criativo, Meios Múltiplos, entre outros. Desde 2008 faz exposições em diversos espaços no Rio.
YAN BRAZ DE SOUZA LIMA
Yan Braz é brasileiro, cursando a Faculdade de Sociologia na UFF. Começou sua formação em Artes na EAV Parque Lage com o Programa Fundamentação em 2013; e continuou com o Programa Concepção e Teorias da Arte em 2014. Realizou exibições coletivas em 2013 e 2014 na UERJ e UFF. Recebeu o 1º lugar no III Prêmio de Fotografia Cândido José Mendes de Almeida – UCAM, em 2013.