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outubro 6, 2014
Albano Afonso na Triângulo, São Paulo
Casa Triângulo tem o prazer de apresentar Anatomia da Luz, a nova exposição individual de Albano Afonso na galeria.
Albano Afonso realiza exposição individual no Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro, em cartaz até o dia 26 de outubro de 2014. Em 2015, o artista terá duas exposições individuais simultâneas em museus nos EUA: Across the Universe Part I, com curadoria de Steven Matjic, Contemporary Arts Center e Across the Universe Part II, curadoria de Alice Gray Stites e Steven Matjico, Contemporary Arts Center, ambas em Cincinnati, complementando a maior exposição panorâmica na carreira do artista.
Anatomia da Luz sintetiza elementos fundamentais da poética do artista: a investigação sobre estruturas morfológicas dos corpos e o comportamento das fontes luminosas, seus reflexos, refrações e o modo como elas tornam o mundo visível.
Estabelecendo um diálogo entre a arquitetura da galeria e o observador, esta instalação site-specific compõe, por meio da luz, sombra e movimento, um jogo de percepções onde o olhar pousa para além da obra, revelando imagens que exploram o espaço construído como parte ilusória da realidade.
A partir de cristais, espelhos, esculturas, vídeo e projeção de luz, Albano Afonso enfatiza os efeitos ópticos para gerar uma atmosfera em constante mutação, que impregna o espaço e o observador. Entendendo a luz como elemento condutor, as peças apresentadas configuram diferentes perfis plásticos que propõem um diálogo com a pintura, a fotografia e o cinema.
Luz e sombra no trabalho de Albano Afonso não constituem exatamente uma oposição. Só percebemos a sombra porque há a luz, por isso elas são interdependentes, subordinadas uma à outra. Anatomia da Luz equilibra opostos e nos mostra que o invisível não é apenas o campo da sombra, nem o visível somente o da luz, mas que há entre eles uma dependência mútua, luz e sombra são inseparáveis, como afirma o crítico de arte Cauê Alves, que assina o texto de apresentação da exposição.
Albano Afonso [São Paulo, 1964. Vive e trabalha em São Paulo] realizou as exposições individuais selecionadas: Anatomia da Luz, Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro; Amor Fati, Museu de Arte de Ribeirão Preto [2014]; Anatomia da Luz, Invaliden 1 Galerie, Berlim [2013]; Cristallisation du Paysage, Galeria Bodson-Emelinckx, Bruxelas; A Natureza, intervenção na fachada do Hospital Edmundo Vasconcelos, São Paulo, Brasil [2011] e das exposições coletivas selecionadas: Sur nouvelles narratives, Château de Fernelmont, Fernelmont; Entre Dois Mundos–Arte Contemporânea Japão-Brasil, Museu Afro Brasil, São Paulo; Duplo Olhar-Coleção Sérgio Carvalho, Paço das Artes, São Paulo [2014]; I Bienal Internacional de Fotografia do MASP, Museu de Arte de São Paulo; As Tramas do Tempo na Arte Contemporânea: Estética ou Poética? Uma viagem por mais de trinta anos na coleção IFF, Instituto Figueiredo Ferraz, Riberão Preto; O agora, o antes: uma síntese do acervo MAC USP, Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo; Coleção Itaú de Fotografia Brasileira, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo; Circuitos Cruzados: o Centre Pompidou encontra o MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo; Videoarte 2013, Oi Futuro, Rio de Janeiro e Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa [2013]; 7SP- Sete Artistas de São Paulo, CAB Art Center, Bruxelas; 1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Coleção do Itaú, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba; Luzes na Cidade, intervenção pública, Praça Tiradentes, Rio de Janeiro; Más Allá de la Xilografía, Museo de la Solidaridad Salvador Allende de Santiago, Santiago do Chile [2012]; Construção e Desconstrução da Arte Brasileira [anos 90-dias de hoje], Palais des Beaux-Arts, Brussels, Belgium; Boîte Invaliden, Galerie Invaliden1, Berlim; Cómo nos mira, Centro Galego de Arte Contemporánea de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela; En Construcción 3, Fundación Pedro Barrié de la Maza, Vigo; O Colecionador de Sonhos, Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto; Projeto Ideal, Centro Cultural São Paulo, São Paulo [2011]; 29ª Bienal de São Paulo–Há sempre um copo de mar para um homem navegar, Pavilhão da Bienal; Feijão com Arroz [Rice and Beans], 196 NW 24th Street, Miami; Por aqui, FORMAS tornam-se ATITUDES, Sesc Vila Mariana, São Paulo; Arte e Política: outros olhares, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto; ENCONTRO: entre a paisagem e a abstração, Espaço BES Arte e Finança, Lisboa; Proyecto Ideal, Museu de Arte Contemporânea da Universidade do Chile, Santiago do Chile; Fiat Lux–Creácion y Iluminación, Museu de Arte Contemporânea, A Coruña.