|
agosto 23, 2014
6ª Feira de Arte Impressa Tijuana na Casa do Povo, São Paulo
A Casa do Povo apresenta pelo segundo ano consecutivo a 6ª edição da Feira de Arte Impressa do Tijuana, que acontece no bairro paulistano do Bom Retiro. Esta será a maior edição do evento, com número recorde de expositores e artistas convidados.
23 e 24 de agosto de 2014, das 12h às 20h
Casa do Povo
Rua Três Rios 252, Bom Retiro, São Paulo
APRESENTAÇÃO
A Tijuana tem por objetivo tornar possível que artistas que trabalhem com o processo gráfico, como editores, produtores e o público interessado nesse setor artístico,firmem contatos e troquem conhecimento. A primeira edição da Feira aconteceu em agosto de 2009 na Galeria Vermelho, a partir de uma parceria com o Centre National de L’Édition et de L’Art Imprimé (CNEAI, França). Nesta primeira edição, 30 editoras, nacionais e estrangeiras, voltadas para a produção artística, apresentaram suas publicações. Devido ao sucesso das últimas edições, a Feira do Tijuana passou a acontecer na Casa do Povo a partir de 2013.
Com foco na produção de livros de artista na América Latina, a feira contará em 2014 com cerca de 120 editoras vindas de diversos estados do Brasil e também de países como Colômbia, México, Argentina e Uruguai. Haverá também a presença especial da editora francesa Cneai (Centre National de l'Estampe et de l'Art Imprimé), que teve importante participação na 1ª edição da feira, em 2009.
Este ano, além de diversos lançamentos, a feira contará com uma plataforma de conversas, exposição e oficinas que acontecerão no espaço Oficina Oswald de Andrade. O evento é realizado pela Casa do Povo, Galeria Vermelho, Anamauê e Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Livros mais bonitos da Alemanha
Em parceria com o Goethe-Institut, a exposição apresentará, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, os “Livros mais bonitos da Alemanha”, segundo competição organizada em 2013 pela Stiftung Buchkunst (Fundação de Livros de Arte). As publicações são divididas por categorias como literatura, ciência, infantil, arte, entre outros, e poderão ser manuseadas pelos visitantes. Para essa seleção, o júri leva em consideração design, técnicas manuais utilizadas e conceitos inovadores. Os arquitetos Enk te Winkel e Gustavo Delonero foram convidados para desenvolver o mobiliário da exposição.
DESTAQUES
- CNEAI (Chatou, França)
Cneai é um centro francês de arte contemporânea dedicada a publicações e impressos de artista. Criado em 1997, seus programas de pesquisa e exposições, têm renome internacional. É também responsável por atrair e centralizar uma cena de artistas, escritores, editores independentes e compositores. Participou da 1ª Edição da Feira de Arte Impressa Tijuana e agora volta apresentando novos títulos e projetos.
- Edições Tijuana (São Paulo)
Inaugurado em 2007, a Tijuana nasceu como uma iniciativa da Galeria Vermelho para criar um espaço expositivo apto a mostrar obras de formato incompatível com o espaço expositivo tradicional, especialmente os livros de artista. Tem em seu catálogo livros de artistas como: Rosângela Rennó, Maurício Ianês, Jonathas Andrade, Daniel Senise, Edith Derdyk, entre outros.
- Nomuque Edições (São Paulo)
A Nomuque Edições foi fundada em Pirajuí, no ano de 1974, por Omar Khouri e Paulo Miranda transferindo-se, em 1976, para a cidade de São Paulo. Apresenta publicações raras dedicadas à poesia experimental.
- Meli-Melo Press (São Paulo)
A Meli-Melo Press foi criada pelos designers Beto Galvão & Anne-Sophie para ser uma plataforma criativa onde designers gráficos, ilustradores, artistas e autores possam produzir impressos de boa qualidade.
- Ocupeacidade (São Paulo)
O coletivo surgiu em São Paulo, em meados do ano de 2006, como uma proposta de unir pessoas interessadas em produzir coletivamente ações artísticas nos diversos espaços da cidade, de maneira a criar novas relações com o território vivido cotidianamente pelos habitantes da nossa metrópole – sejam eles artistas ou não. A partir de colaborações, já foram realizadas intervenções urbanas, murais, ações em parceria com outros coletivos, exposições e oficinas – além da produção de trabalhos como cadernos, pôsteres, vídeos, gravuras e painéis. Durante a 6ª Feira de Arte Impressa Tijuana, o ateliê do Ocupeacidade, que fica na Casa do Povo, estará aberto ao público oferecendo oficinas de produção editorial independente.
- Guia San Pablo (São Paulo)
Este é um guia de restaurantes que propõe um passeio pela cidade, norteado pela simplicidade e a autenticidade dos lugares. Traz questões relacionadas à especulação imobiliária, à hiperinflação do mercado alimentício de São Paulo e aos movimentos migratórios. A proposta é que o leitor se aventure a descobrir sua cidade, como um viajante, propiciando um encontro com personagens autênticos do cotidiano. Todos os lugares apresentados no guia são dirigidos por seus donos e familiares.
- Martha Hellion (Cidade do México)
Artista e curadora independente desde os anos 1960, Hellion desenvolve uma pesquisa a partir da obra gráfica, se dedicando à criação de livros de artista. Já produziu dezenas de livros, utilizando diferentes tipos de materiais e formatos, porém sempre respeitando a ideia essencial do livro: presença de texto e a possibilidade de folheá-lo.
- Kitschic Ediciones (Barcelona)
A Kitschic Ediciones publica desde 2009 livros nos quais a imagem é o foco. A intenção é mostrar as coisas tais como são, sem elaborações ou metáforas.A existência física das publicações deve ser tão fácil de explicar como a de una cadeira ou uma pizza. Busca-se vinculá-las com os espaços onde estão presentes através de atividades que os coloquem em contexto, como una maneira de gerar novos conteúdos.
- Editora-Aplicação (Recife)
De Silvan Kälin & Priscila Gonzaga, a Editora-Aplicação tem afinidades com muitos usos, de trabalhos de atelier até de oficina. No Edifício Pernambuco, bairro de Santo Antônio, região central de Recife, a proximidade de outros profissionais e serviços relacionados com a tradição da cidade atuam nos projetos da Editora. O trabalho centra-se em editar e estruturar projetos. A forma de trabalhar é nascida dentro de casa, partindo das pessoas e interesses compartilhados.
- Big Sur Books (Buenos Aires)
Big Sur é uma Galeria de Arte Contemporânea Latino-americana criada por artistas. É também uma revista online que contém um arquivo de arte contemporânea, que serve de referencia, consulta e exibição de obras. E por fim, é uma editoria de arte que produz diversos materiais impressos (livros, revistas, fanzines) e a revista Big Sur, baseada nos trabalhos dos artistas escolhidos a partir de uma convocatória no site.
Workshops na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Evento paralelo à Tijuana, a Oficina Cultural Oswald de Andrade oferece também uma programação repleta de oficinas e workshops voltados para a produção artística impressa. As oficinas programadas para 2014 apresentarão ao público da feira ferramentas e técnicas para o desenvolvimento de livros e arte impressa. Todas as oficinas acontecerão na Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada logo em frente da Casa do Povo. Para mais informações, acesse www.oficinasculturais.org.br, ou ligue (11) 3221-5558.