Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

agosto 19, 2014

Cildo Meireles na Luisa Strina, São Paulo

[scroll down for English version]

A Galeria Luisa Strina tem o prazer de apresentar Pling Pling, exposição individual de Cildo Meireles, um artista cuja relação de longa data com a galeria remonta a várias décadas. Em paralelo à Bienal de São Paulo, Pling Pling vai explorar a relação entre o sensorial e a mente, a política e ética – temas que envolveram Meireles em sua prática ao longo dos últimos cinquenta anos. A exposição vai apresentar obras nunca antes exibidas em São Paulo, baseada na retrospectiva de Meireles em 2013, no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri, que viajou ao Museu Serralves n’O Porto e ao HangarBicocca, em Milão, no começo deste ano.

A exposição incluirá uma seleção de instalações e uma pintura, cobrindo toda a carreira do artista, desde sua elogiada série Espaços Virtuais, datada da década de 1960, até trabalhos mais recentes. O foco central da exposição será a instalação de grandes dimensões Pling Pling (2009), anteriormente exibida como parte da coletiva “Making Worlds”, com curadoria de Daniel Birnbaum para a 53a Bienal de Veneza (2009). A obra toma a forma de um espaço construído dentro da galeria, composto por seis salas, cada uma pintada com uma cor primária ou secundária diferente e equipada com uma tela de vídeo que exibe um tom complementar. No estilo típico de Meireles, a escala e a cor saturada são usadas para criar uma experiência multissensorial para o visitante enquanto caminha pela instalação.

Nascido no Rio de Janeiro, onde ainda vive e trabalha, Meireles é considerado um dos principais representantes da arte conceitual, com a criação de algumas das obras mais instigantes de sua era, no sentido estético e filosófico. O trabalho de Meireles trata ideias complexas com expressão frugal única, que se inspira nas formas neoconcretas dos mestres da vanguarda histórica brasileira. A tumultuada história política e social do Brasil também está embrenhada de modo fundamental em sua obra: Meireles combina a poetização de seus antecessores com a coragem e o realismo de sua experiência social.

A obra de Meireles foi exposta no mundo todo, incluindo as 37a, 50a, 51a e 53a Bienais de Veneza; as 16a, 20a e 24a Bienais de São Paulo; as 6a e 8a Bienais de Istambul; as 1a e 6a Bienais do Mercosul; o Festival Internacional de Arte de Lofoten, Noruega; a Bienal de Liverpool de 2004; a Paralela Gift, São Paulo; e a Documenta, em 1992 e 2002.

Entre suas exposições individuais recentes estão as realizadas em Kunsthal 44 Møen, na Dinamarca; HangarBicocca, em Milão; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri; Museu Serralves n’O Porto; Centro Itaú Cultural, em São Paulo; Museo Universitario de Arte Contemporáneo (MUAC), na Cidade do México; MACBA, em Barcelona, Tate Modern, em Londres; Estação Pinacoteca, em São Paulo; Museu Vale do Rio Doce, no Espírito Santo; Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro; Portikus im Leinwandhaus, em Frankfurt; Kunstreverein in Hamburg, em Hamburgo; Galerie Lelong, em Nova York; Musée d’Art Moderne et Contemporain de Strasbourg, em Estrasburgo; New Museum, em Nova York; Galeria Luisa Strina, em São Paulo; e Miami Art Museum, em Miami – entre outras. As coletivas recentes incluem Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo; Museum of Contemporary Art Chicago (MCA), em Chicago; Bonniers Konsthall, na Suíça; Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio; e MoMA, em Nova York.


Galeria Luisa Strina is pleased to present Pling Pling, a solo exhibition by Cildo Meireles, whose long- standing relationship with the gallery goes back several decades. Coinciding with the São Paulo Bienal, Pling Pling will explore the relationship between the sensory and the mind, politics and ethics; themes which have engaged Meireles in his practice for the last half-century. The show will present works that have never before been presented in São Paulo and will draw on Meireles’s 2013 retrospective at Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia in Madrid, which travelled to Museo Serralves in Porto, and HangarBicocca in Milan earlier this year.

The exhibition will include a selection of installations and a painting, spanning the artist’s entire career, from his celebrated Espaços Virtuais (Virtual Spaces) series dating from the 1960s to more recent works. The focus of the show will be the large installation work Pling Pling (2009), which was previously displayed as part of the group show “Making Worlds”, curated by Daniel Birnbaum for the 53rd Venice Biennale (2009). The work takes the form of a constructed space within the gallery consisting of six rooms each painted with a different primary or secondary colour and equipped with a video screen that displays a complementary hue. In typical Meireles style, scale and saturated colour are utilised to create a multi-sensorial experience for the viewer as they walk through the installation.

Born in Rio de Janeiro, where he still lives and works, Meireles is considered to be one of the leading figures in conceptual art, having created some of the most aesthetically and philosophically captivating works of his era. Meireles’s work takes on complex ideas with a signature frugality of expression drawing from the Neo-concrete forms of the masters of the historical Brazilian avant- garde. The tumultuous political and social history of Brazil is also fundamentally tied up in his practice, with Meireles combining the poeticism of his forbears with the grit and realism of his social experience.

Meireles’s work has been exhibited internationally, including the 37th, 50th, 51st and 53rd Venice Biennales, 16th, 20th, 24th Bienal de São Paulo, 6th and 8th Istanbul Biennials, 1st, and 6th Mercosul Biennial, Lofoten International Art Festival, Norway, 2004 Liverpool Biennial, and Documenta in 1992, and 2002.

Selected recent solo exhibition include Kunsthal 44 Møen in Denmark, HangarBicocca in Milan, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia in Madrid, Museo Serralves in Porto, Itaú Cultural Center in São Paulo, Museo Universitario de Arte Contemporáneo (MUAC) in Mexico City, MACBA in Barcelona, Tate Modern in London, Estação Pinacoteca in São Paulo, Museu Vale do Rio Doce in Espírito Santo, Centro Cultural Banco do Brasil in Rio de Janeiro, Portikus im Leinwandhaus in Frankfurt, Kunstreverein in Hamburg in Hamburg, Galerie Lelong in New York, Musée d’Art Moderne et Contemporain de Strasbourg in Strasbourg, New Museum in New York, Galeria Luisa Strina in São Paulo, and Miami Art Museum in Miami. Group shows include Museu de Arte Moderna (MAM) in São Paulo, Museum of Contemporary Art Chicago (MCA) in Chicago, Museum of Contemporary Art Tokyo in Tokyo, and MoMA in New York.

Posted by Patricia Canetti at 3:15 PM