|
agosto 17, 2014
Festa ocupa espaço expositivo do MAM em prol do Panorama da Arte Brasileira 2015
A segunda edição da Festa Panorama se prepara para receber mais de 600 convidados, entre colecionadores, artistas, curadores e amigos das artes. A venda dos convites financia a tradicional exposição bienal do museu; Organizado pelos sócios do Núcleo Contemporâneo do MAM, que atuam como promoters e patronos da iniciativa, evento é realizado na esteira do sucesso da primeira versão de 2012
Em 19 de agosto, os 900 m2 da Grande Sala do Museu de Arte Moderna de São Paulo vão se transformar, por uma noite, em ambiente de boate. Livre das obras de arte e drywalls, o espaço será tomado por bancadas para bartenders, pista de dança e lounge para a segunda edição da Festa Panorama, evento idealizado para arrecadar fundos para o patrocínio integral do 34º Panorama da Arte Brasileira do ano que vem, emblemática mostra bienal do calendário do museu. A iniciativa é pioneira no patrocínio de exposições no Brasil, e é inspirada em eventos internacionais de crowdfunding (financiamento coletivo).
A principal fonte de arrecadação da festa são os 600 convites individuais a R$ 1.200,00, que podem ser adquiridos no museu através do e-mail nucleo@mam.org.br ou pelo telefone 11.5085-1311, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. A produtora Cacá Ribeiro Eventos e o coletivo multimídia Chelpa Ferro, formado pelos artistas Barrão, Luiz Zerbini e pelo editor de vídeo Sérgio Mekler, são parceiros do MAM nessa empreitada. São eles que assinam o clima da festa. O Chelpa Ferro realiza a performance sonora da noite e prepara um múltiplo/ vinil inédito do coletivo com edição limitada que poderá ser retirado pelos convidados/financiadores na CarbonoGaleria, após a festa, em data a ser definida.
A organização da Festa Panorama está a cargo de Paula Azevedo, convidada por Milú Villela em dezembro a assumir as funções de coordenadora do Núcleo Contemporâneo do MAM, cargo voluntário na instituição. O Núcleo integra o setor de Sócios do museu, e foi criado há 14 anos com a finalidade de promover a ampliação do conhecimento de arte para seus 200 sócios, por meio de uma agenda cultural voltada a visitas regulares a coleções particulares e previews de exposições acompanhadas por curadores e viagens culturais, com o aval da curadoria do museu. O pagamento da anuidade gera recursos para a instituição.
Os sócios do Núcleo assumem a posição de promoters do evento, incentivando amigos a participarem da iniciativa. Muitos deles também se envolvem em tarefas variadas, como na captação de recursos financeiros adicionais e apoio para a realização da festa. Além da arrecadação com a venda de convites, o Núcleo tem o apoio dos patronos Andréa e José Olympio da Veiga Pereira, Cleusa Garfinkel, Paulo e Paula Proushan e Vera DinizSabina Lowenthal, Renata Beyruti e Titiza Nogueira.
Trajetória
A ideia de financiamento da mostra Panorama através de uma festa partiu de sócios do Núcleo, no início de 2012, ano em que ocorreu a primeira edição do evento para o patrocínio da mostra P33: formas únicas da continuidade do espaço, com curadoria de LisetteLagnado e Ana Maria Maia, realizada em setembro do ano passado.
O Núcleo Contemporâneo do MAM realizou, em outros anos, iniciativa semelhante de crowdfunding, o Baile de Máscaras, realizado por três anos consecutivos: em 2000, 2001 e 2002. A finalidade, então, era a captação de recursos para a aquisição de obras para o acervo do museu. Máscaras desenvolvidas por artistas e vendidas em forma de convites individuais.
Festa Panorama
19 de agosto, terça-feira, 21h
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral s/nº - Portão 3, Parque do Ibirapuera, São Paulo
Estacionamento no local, Acesso para deficientes
Convites a R$ 1.200,00
Vendas: pelo e-mail nucleo@mam.org.br ou tel.11.5085-1311, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.