|
julho 11, 2014
Thomas Florschuetz na Anita Schwartz, Rio de Janeiro
Consagrado fotógrafo alemão apresenta sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro
Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta, a partir de 16 de julho, para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição do fotógrafo alemão Thomas Florschuetz (Zwickau, Alemanha, 1957), que mostrará, em sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro, 12 fotografias inéditas, em grande formato, produzidas entre 2008 e 2014. O artista, que se divide entre Berlim e o Rio de Janeiro, passou a integrar recentemente o time de artistas da galeria. Ele possui obras em importantes coleções, como MoMA, em Nova York; Maison Europeénne de la Photographie, em Paris; Museum of Fine Arts, em Boston e em Houston; National Museum of Photography, em Copenhagen; Museum of Contemporary Art, em Oslo; Staatliche Museen zu Berlin, entre muitas outras.
Thomas Florschuetz já expôs no Vitra Design Museum Gallery e no Museum Wiesbaden, ambos na Alemanha, em 2013; no Goethe Institut, em Paris, no Museum for Fotokunst, na Dinamarca, e no Museum Pfalzgalerie, na Alemanha, em 2011, entre outros. No Brasil, o artista apresentou a exposição individual “Articulações”, em 2006, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, e, em 2002, participou da mostra coletiva “Favela Labirinto”, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.
Conhecido pela série "Early Bodyfigures" (1980-1990), na qual fez montagens de imagens de seu corpo, documentando uma espécie de performance em que revela várias partes de si mesmo, Thomas Florschuetz atualmente tem se concentrado em capturar uma experiência fragmentada de formas e espaços arquitetônicos e naturais.
FOTOGRAFIAS INÉDITAS
Na Anita Schwartz Galeria de Arte serão apresentadas 12 fotografias inéditas, em grande formato, com tamanhos que chegam a 180cm x 225cm, e que ocuparão todo o espaço expositivo da galeria. As obras são de duas séries distintas: “Enclosure”, de fotografias relacionadas à arquitetura, com a qual o artista vem trabalhando desde 2001, e “Sem título”, com imagens tiradas na Índia, do torso de pessoas na rua.
No grande espaço térreo da galeria, serão apresentadas seis fotografia da série “Enclosure”, feitas nos últimos seis anos, sendo quatro delas produzidas no Brasil – duas em Brasília, uma no Rio de Janeiro e uma na Pampulha. As outras duas fotos que serão apresentadas da série mostram uma cabana no deserto na Califórnia, Wonder Valley, e a escadaria de um edifício projetado pelo arquiteto Le Corbusier (1887-1965), em Ahmedabad, na Índia. “Esta série trata do fenômeno da forma e do espaço na arquitetura moderna e sua presença no meu trabalho”, afirma o artista.
No segundo andar, estarão fotografias tiradas das costas de pessoas na Índia, série iniciada em dezembro de 2012, com fotos medindo 93cmX93cm cada. “Estas fotos tiveram como inspiração a diversidade de modelos e padrões de tecidos em ambiente densamente povoado e dão uma boa ideia da relação entre o vestuário e o corpo”.