Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

julho 1, 2014

Clarissa Tossin na Luisa Strina, São Paulo

Clarissa Tossin - Transplantado (VW Brasília), Galeria Luisa Strina, São Paulo, SP - 04/07/2014 a 02/08/2014

[scroll down for English version]

Galeria Luisa Strina tem o prazer de apresentar Transplantado (VW Brasília), da artista brasileira e residente nos EUA, Clarissa Tossin. Tossin trabalha com vídeo, escultura, performance e instalação refletindo sobre as maneiras como o ambiente construído nos molda enquanto sujeitos. O fato de ter crescido em Brasília, a moderna capital planejada do Brasil, deu à artista a consciência da circulação global de imagens da modernidade, bem como seus efeitos sobre as psicologias nacionais e internacionais. Mais recentemente, ela tem se dedicado ao trabalho com espaços e estéticas entrelaçadas nos quais histórias transnacionais do Brasil e dos Estados Unidos permanecem impressos.

Transplantado (VW Brasília) é um automóvel Volkswagen Brasília moldado em látex natural – o primeiro modelo inteiramente projetado e fabricado pela Volkswagen no Brasil, e que recebeu o nome cujo projeto urbano enfatiza o uso do automóvel. Um carro popular, o Brasília logo se tornou um ícone do design nacional. O carro usado para o molde em latex em Transplantado (VW Brasília) é a peça central na instalação Brasilia, Cars, Pools and Other Modernities [Brasília, carros, piscinas e outras Modernidades], que estará exposto na Bienal de Los Angeles, no Hammer Museum, de 15 junho 07 de setembro de 2014.

A impressão com textura de pele remete aos processos de produção em massa, uma vez que a moldagem imita a ideia de cópias infinitas. Transplantado (VW Brasília) se aproxima da indústria e de seus processos de abstração do corpo individual ao antropomorfizar um automóvel. Além disso, a qualidade formal da escultura, similar à pele, provoca reflexões sobre a busca por carros como uma terceira pele na sociedade de consumo.

A escultura usa o latex como material ao mesmo tempo que leva em conta seu passado cultural e histórico como bem industrial de consumo no contexto do Brasil. O título Transplantado foi inspirado por uma passagem na história do latex do Brasil: a bem-sucedida tentativa de Henry Wickham de contrabandear sementes da seringueira (Hevea brasiliensis) da região de Santarém, no Brasil, aos Kew Gardens, em Londres, de onde mudas foram enviadas para a Malásia, condenando assim o ciclo da borracha amazônica. A palavra "transplantado" dá ainda mais ênfase à transformação escultural de uma carroceria rígida de um automóvel em moldagem/impressão macia e maleável do mesmo.

Clarissa Tossin é bacharel em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, Brasil e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Califórnia (CalArts), Valencia, CA, US.

Exposicões individuais recentes incluem: Museum of Latin American Art (MOLAA), Long Beach, EUA (2014); Brasília, Cars, Pools & Other Modernities, Artpace – San Antonio, Texas, EUA; Blind Spot, Blaffer Art Museum – University of Houston, Houston, Texas, EUA; Study for a Landscape, Sicardi Gallery, Houston, Texas (2013).

Exposicões coletivas recentes incluem: Liberdade em Movimento, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, BR (curated by Jacopo Crivelli); Bringing the World into the World, The Queens Museum, New York, NY (curated by Hitomi Iwasaki); Made in L.A. 2014, Hammer Museum, Los Angeles, CA – curated by Connie Butler and Michael Ned Holte; Dispositivos para um mundo (im)possível, Roesler Hotel, São Paulo, BR (curated by Luisa Duarte); Unsettled Landscapes, SITE Santa Fe, NM – curated by Lucía Sanromán and Candice Hopkin, 2014).


Clarissa Tossin - Transplantado (VW Brasília), Galeria Luisa Strina, São Paulo, SP - 04/07/2014 a 02/08/2014

Galeria Luisa Strina is pleased to present Transplanted (VW Brasilia), by Brazil born and US resident Clarissa Tossin. The artist works across video, sculpture, performance, and installation to reflect on the ways the built environment shapes us as subjects. Having grown up in Brasília, Brazil's modern planned capital, made her aware of the global circulation of modernity images as well as their effects on the national and international psychologies. More recently, she has engaged with spaces and intertwining aesthetics where transnational histories of Brazil and the United States remain imprinted.

Transplanted (VW Brasilia), is a natural latex cast of a Volkswagen Brasilia car. The first model entirely designed and manufactured by Volkswagen in Brazil, and named after the city which urban design emphasizes the usage of the car. A popular car, the Brasilia soon became a national design icon. The car used for the latex cast in Transplanted (VW Brasilia), is the central piece in the installation Brasília, Cars, Pools and Other Modernities, which will be on view at the Hammer Museum's Los Angeles Biennial, Made in L.A., from June 15 to September 7, 2014.

The skin-like imprint is evocative of mass production processes since casting mimics the idea of endless copies. Transplanted (VW Brasilia), approximates industry and its abstracted processes to the individual body by anthropomorphizing a car. Moreover, the sculpture's skin-like formal quality provokes considerations about the pursuit of cars as a third skin in consumer society.

The sculpture uses latex as an art material while also considering its cultural and historical background as an industry commodity within the context of Brazil. The titled, Transplanted (VW Brasilia), was inspired by a passage in Brazil's latex history: Henry Wickham's successful quest to smuggle seeds from the rubber tree, Hevea brasiliensis, from the area of Santarém, in Brazil to Kew Gardens in London from where seedlings were dispatched to Malaysia thus dooming the Amazonian rubber boom. The word "transplanted" also further emphasizes the sculptural transformation of a hard car-body into a soft, malleable, cast/imprint of it.

Clarissa Tossin has a BFA by Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, Brazil and a
MFA in Art by the California Institute of the Arts (CalArts), Valencia, CA.

Recent solo shows include: Museum of Latin American Art (MOLAA), Long Beach, EUA (2014); Brasília, Cars, Pools & Other Modernities, Artpace – San Antonio, Texas, EUA; Blind Spot, Blaffer Art Museum – University of Houston, Houston, Texas, EUA; Study for a Landscape, Sicardi Gallery, Houston, Texas (2013).

Recent group shows include: Liberdade em Movimento, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, BR (curated by Jacopo Crivelli); Bringing the World into the World, The Queens Museum, New York, NY (curated by Hitomi Iwasaki); Made in L.A. 2014, Hammer Museum, Los Angeles, CA – curated by Connie Butler and Michael Ned Holte; Dispositivos para um mundo (im)possível, Roesler Hotel, São Paulo, BR (curated by Luisa Duarte); Unsettled Landscapes, SITE Santa Fe, NM – curated by Lucía Sanromán and Candice Hopkin, 2014)

Posted by Patricia Canetti at 10:12 AM