|
junho 11, 2014
Marcelo Gobatto na Mamute, Porto Alegre
A Galeria Mamute inaugura, no dia 14 de junho, "Sobre Tempos e Narrativas", do artista visual Marcelo Gobatto. Com abertura às 17h30, a exposição apresenta o produto da investigação de Gobatto sobre o tempo, com ponto de partida no filme-ensaio produzido durante sua pesquisa de doutorado. Fragmentos de narrativas e imagens de algumas produções realizadas entre 2000 e 2008, junto com cenas de filmes emblemáticos do cinema moderno (Antonioni, Resnais, Bresson e Bergman) e de Yazujiro Ozu, são apresentados ao lado de produções mais recentes. Em fotografias, relatos e paisagens sonoras, Gobatto cria ficções sobre nossas relações com a memória, o afeto e o real.
A disposição das obras no espaço da Galeria Mamute, e algumas estratégias de difusão utilizadas, pretendem que a exposição proponha um questionamento (talvez político, mas sempre poético e filosófico) sobre nossa percepção do tempo e do espaço. O desenho da exposição busca uma ressonância entre o modo como as imagens e sons se relacionam na montagem dos filmes e na forma como as obras são tensionadas no espaço de exposição (e fora dele).
OBRAS
Ensaio sobre tempos e narrativas, 2009-2014
Realizado a partir da pesquisa sobre montagem disjuntiva e a narrativa no cinema, a instalação apresenta imagens de vídeos realizadas entre 2000 e 2008 em contraponto com cenas de filmes de Ozu, Antonioni, Bresson, Dreyer, Akerman e Resnais. Trata-se de um ensaio sobre o tempo e a narrativa no cinema. O espaço como signo do tempo no cinema moderno. As relações da imagem com o pensamento e a memória: imagem cristal e imagem-tempo.
Nesta tarde com meu pai, 2012-2014
Registro sonoro do ambiente e cotidiano de uma barbearia. Digressão sobre tempo, afeto e memória.
Relato de viagem fictícia para hoje, 2014
Memória e devir. Narrativa sobre o desdobramento do real.
Experimento Corpo III, 2014. Marcelo Gobatto e Luciana Mena Barreto.
Investigação sobre o corpo e sua relação com o espaço, o movimento e o silêncio.
Sobre tempo, 2014
Série que inclui fragmentos de textos da literatura e da filosofia, narrativas e relatos que abordam o tempo.
Sobre o artista
1967, Porto Alegre/RS/Brasil
Vive entre Porto Alegre e Rio Grande, onde é professor do Curso de Artes Visuais – FURG. Doutor em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Como artista visual desenvolve inúmeros projetos com o uso do vídeo e da fotografia, que vão de instalações sonoras e visuais, intervenções e ações no espaço público, documentários e projetos colaborativos com outros artistas. Realizou nos últimos anos curadorias em vídeo e Fotografia Contemporânea. Coordenou entre 2006 e 2009 o Laboratório Experimental – espaço independente e ateliê de vídeo, em Porto Alegre. Tem obras nos acervos do MASC – Museu de Arte de Santa Catarina; MAC – Museu de Arte Contemporânea de Curitiba/Paraná e no Museu de Arte Sacra – Belém/Pará.
Sobre a galeria
A Mamute é uma Galeria de Arte que representa artistas emergentes e consagrados. Oferece ao mercado obras de diferentes plataformas e suportes como pintura, dese-nho, gravura, fotografia, instalação e vídeo. Como investigação de linguagem, o espaço dedica-se às artes do vídeo, com projetos centrados no Núcleo de Vídeo RS. Desde sua inauguração, em agosto de 2012, realiza exposições, cursos, oficinas, palestras, orientação em vídeo, residência artística em vídeo, entre inúmeras ações direcionadas a fomentar a produção, a reflexão e a prática nas Artes Visuais e cruzamentos com as demais criações artísticas contemporâneas.