|
junho 10, 2014
Laboratório de Arte Contemporânea no CCBNB, Fortaleza
Laboratório de Arte Contemporânea, CCBNB, Fortaleza, CE - 11/06/2014 a 31/07/2014
O Laboratório de Artes Visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza tem como objetivo geral intervir no circuito de formação de artistas, críticos e pesquisadores de artes visuais que estejam interessados na produção contemporânea em Fortaleza. Iniciou suas atividades em maio de 2011 com a formação do Centro de Artes Visuais de Fortaleza, resultante de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Vila das Artes. Constituiu-se como um programa integrado de ações de formação, com intenções de promover o fortalecimento e amadurecimento da produção local em artes.
Nesse sentido, tivemos o Laboratório de Linguagens Visuais coordenado pelo artista Solon Ribeiro, destinado a iniciantes nas artes visuais e composto por 12 cursos livres modulares de caráter teórico-prático; e o Programa de Pesquisa em Artes Visuais coordenado pelo artista Enrico Rocha, atendeu artistas, jovens críticos e curadores que já possuíam uma trajetória no circuito de arte contemporânea, mas buscavam aprofundar suas pesquisas e foi composto por 10 cursos livres modulares de caráter teórico para 08 artistas 04 pesquisas de crítica/curadoria. A seleção dos participantes foi via edital público. Todos os módulos dos cursos foram realizados na Vila das Artes, tendo uma aula aberta para o público em geral e ao final os participantes do Laboratório Pesquisa em Artes Visuais realizaram uma exposição no CCBNB, em setembro de 2012.
A segunda edição do Laboratório de Arte Contemporânea do CCBNB – 2013/2014, foi realizada, de setembro de 2013 a maio de 2014, desta vez em parceria com o espaço “Dança no Andar de Cima”. O foco dos trabalhos concentraram-se na jovem produção das artes visuais de Fortaleza e com três avanços: o acompanhamento sistemático de todo o processo dos participantes pelos artistas-professores Solon Ribeiro e Waléria Américo, práticas no ateliê coletivo à disposição no “Dança no Andar de Cima” e conversas com artistas locais.
Em duas fases distintas, porém contínuas, esta edição do Laboratório contou com módulos teóricos sobre questões que erguem as discussões sobre a Cor, o Espaço e o Corpo: a primeira fase com 15 participantes selecionados em edital público, teve a duração de três meses e foi composto por seis cursos livres e três Conversas de Artistas que totalizaram 240 horas/aula. Já a segunda fase aconteceu com seis participantes, selecionados a partir do desenvolvimento de seus trabalhos na primeira fase e premiados com Bolsas Estímulo à Produção para seguirem suas pesquisas orientadas pelos críticos/curadores Marisa Morkarzel(PA), Cecília Bedê(CE) e Ligia Afonso(Portugal).
O desenvolvimento dos projetos do Laboratório de Arte Contemporânea do CCBNB 2013/2014 ocupa agora o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza para uma apresentação pública de suas experiências.