|
maio 13, 2014
Paisagens Inventadas na Mamute, Porto Alegre
Galeria Mamute inaugura exposição Paisagens Inventadas, resultado de sua primeira residência artística em vídeo
Galeria Mamute inaugura, dia 17/5, às 17h30, exposição Paisagens Inventadas. Trata-se do resultado do processo criativo do programa de residência artística Videoresidência Território Expandido, aprovado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª edição. Com três artistas integrantes do Núcleo de Vídeo RS e três artistas de diferentes estados do Brasil, é a primeira residência artística em vídeo realizada pela Mamute.
As duplas Andreia Vigo (RS) e Adriana Tabalipa (RJ), mais o artista convidado Roderick Steel (RJ); Alice Jardim (AL) e Walter Karwatzki (RS); e Joacélio Batista (BH) e Nelton Pellenz (RS) trabalharam juntos entre abril e maio deste ano e produziram as obras inéditas de videoarte que estão na exposição. Os trabalhos de Alice e Walter foram sonorizados por Marcelo Armani, e o trio Andreia Vigo, Adriana Tabalipa e Roderick Steel teve trilha produzida pelo artista Giancarlo Lorenci.
Paralelo à exposição acontece a mostra VB na TV - 30 anos de Videobrasil. Com curadoria de Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil de São Paulo, a mostra traz sete programas da série Videobrasil na TV, resgatando peculiaridades históricas na relação entre a imagem em movimento e o circuito das artes e explorando questões norteadoras do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que completou 30 anos no ano passado. Dia 24 de maio, das 14h30 às 17h, acontece uma palestra com Solange Farkas sobre a temática da mostra, no Santander Cultural. A entrada é franca, sujeita à lotação do espaço.
No dia 28 de junho, às 14h30, acontece o lançamento do catálogo e uma mesa redonda sobre o projeto Videoresidência Território Expandido, no Santander Cultural. Participam do encontro a curadora Niura Borges, os artistas Andreia Vigo, Nelton Pellenz e Walter Karwatzki para falar sobre seus trabalhos.
Sobre o projeto "Videoresidência Território Expandido"
Programa de residência artística concebido com o objetivo de abrir espaço de pesquisa e criação a projetos de videoarte. O programa inaugura com o projeto “Videoresidência Território Expandido” idealizado com o objetivo de promover a inter-relação entre artistas e diferentes regiões do Brasil, oferecer intercâmbio de conhecimento, troca de experiências, bem como favorecer processos de criação coletiva em videoarte.
Niura Borges é Diretora do NÚCLEO DE VIDEO RS, Centro de Formação e Difusão das Artes do Vídeo no Rio Grande do Sul. É proprietária e dirige o Espaço Cultural ESTÚDIO GALERIA MAMUTE. É Mestre em Artes Visuais – PPGAVI/UFRGS. Pesquisadora CNPq Processos Híbridos na Arte Contemporânea - IA/UFRGS. Pesquisadora CNPq Pesquisas em Artes Visuais - FURG/RS. Em 2013 recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Espaço Institucional. Em 2008, recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Mídias Tecnológicas. Atua nas áreas da Produção Cultural, Arte e tecnologia, videoarte, audiovisual documental e experimental. Há 13 anos vem realizando produções no segmento audiovisual, pesquisando processos de criação e produção no campo artístico. Sua mais recente direção é o filme documentário Teresa Poester – 10.357 Km em linha que apresenta o processo de criação desta artista plástica gaúcha. Dirigiu e Roteirizou A Obra Gravada de Pedro Weingartner; Código Pessoal da artista plástica Eliane Santos Rocha; Meus Mortos, Meus Vivos: diálogos com a Gravura e a Memória, da artista plástica Miriam Tolpolar; Entre-Águas: música silenciosa, da artista visual Márcia Rosa; Núcleo XX Anos, do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul; IAIOO evento comemorativo dos 100 Anos do Instituto de Artes da UFRGS.
Solange Farkas é curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, Solange Farkas criou o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, evento que completou 30 anos em 2013 , sendo referência para a produção artística do Sul geopolítico do mundo (África, América Latina, Leste Europeu, Oriente Médio, parte da Ásia e Oceania), além de ter apresentado artistas como Bill Viola, Gary Hill, Peter Greenaway, Marina Abramovic e Olafur Eliasson. Foi também responsável por mostras como Sophie Calle, Cuide de Você (2009), Joseph Beuys – A Revolução Somos Nós (2010-11) e Isaac Julien: Geopoéticas (2012). Como curadora convidada, participou da mostra portuguesa de videoarte FUSO (2013), 60 Jakarta International Video Festival - Indonésia (2013), Bienal de Sharjah – Emirados Árabes Unidos (2011), Bienal de Cerveira – Portugal (2010), Videozone: International Video Art Biennial – Israel (2010). Foi diretora e curadora-chefe do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) de 2007 a 2010.