Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

março 10, 2014

Daniel Senise + Dora Longo Bahia + Nicolás Robbio na Vermelho, São Paulo

Galeria Vermelho, São Paulo, SP - 14/03/2014 a 05/04/2014:
Daniel Senise, Dora Longo Bahia e Nicolás Robbio

[Scroll down to read in English]

A Vermelho apresenta, de 13 de março a 05 de abril de 2014, as individuais “Neste Lugar” de Daniel Senise [salas 1 e 2], “Repetição da ordem” de Nicolás Robbio [sala 3] e a instalação “Escalpo Islâmico” de Dora Longo Bahia [Terraço]. Na data da abertura, será lançado pelas Edições Tijuana, o livro de artista “La Pintura Española” de Daniel Senise.

A arquitetura dos espaços do cotidiano alimenta a concepção e a produção das obras de Daniel Senise, constituindo a poética que permeia sua obra como um todo. O conjunto das obras que integram a individual “Neste Lugar” mantém em sua gênese essa característica e retoma um elemento conceitual importante já utilizado por Senise no início dos anos 2000. Nelas, o artista volta a revelar o interior de grandes espaços expositivos, como nas colagens National Gallery, Gemäldegalerie e Musée D’Orsay.

O resultado do interesse de Senise pela arquitetura, história e dinâmicas empregadas nestes grandes acervos públicos está presente na instalação “Eva”, mostrada no Centro Cultural São Paulo, em 2009. Na obra, composta por blocos similares a tijolos feitos em papier maché, a partir da reciclagem de catálogos, livros de arte e convites de exposições, Senise aponta para o apagamento pelo qual passam vários dos acervos públicos. Em 2009, Senise literalmente escondeu a escultura “Eva”, de Brecheret, atrás de quatro paredes feitas com os restos de papel destas instituições.

O mesmo suporte foi utilizado por Senise na instalação apresentada na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010. Nesse caso, os blocos de papel reciclado contendo milhares de informações acerca de pintura foram usados não apenas na construção do espaço expositivo mas se transformaram na obra em si, conduzindo o observador, como menciona Marco Silveira Mello, “para atentar às superfícies e ver, nos pequenos vestígios das placas,... acontecimentos pictóricos ou evocativos à compleição da pintura”.

Na instalação “Parede com 5 buracos”, criada por Senise para o projeto “Travessias 2 – Arte Contemporânea na Maré”, na favela da Maré [RJ], em 2013, a referência a essas grandes instituições é literal. A obra foi apresentada sobre uma parede localizada na entrada do espaço expositivo, com cinco buracos por onde podia-se ver as maquetes idênticas às salas de museus, como o Musée D’Orsay [Paris], o MoMA [Nova York], o National Gallery [Londres], e o MAM RJ [Rio de Janeiro]. No ultimo buraco, o observador podia visualizar o espaço onde ele se encontrava. Segundo o artista, a obra revela algo comum nos dias de hoje que é a substituição da presença real decorrente da democratização da informação.

“Neste Lugar” contará com duas maquetes. Uma delas será montada na fachada da Vermelho, e reproduzirá o hall de entrada da galeria, sugerindo um jogo metalinguístico entre experiência física e representação pictórica.

Já nas obras “Musée du Louvre”, “Museo del Prado”, “Galleria degli Uffizi” e “National Gallery” da série “Museu”, todas de 2013, Senise fragmenta as reproduções publicadas por esses museus sobre suas coleções e acondiciona todo esse conteúdo em caixas de acrílico transparente, criando uma ideia análoga a de coleção, gênese de todo museu.

Comentar a história da arte e, mais especificamente, a história da pintura integra o léxico de Senise. Na exposição “Neste Lugar”, entretanto, essa estratégia aparece ampliada, evidenciando o caráter impalpável e imprevisível que intermedia a relação entre observador e obra de arte. “La Pintura Española”, livro de artista que Senise lança na data de abertura da individual, materializa por meio de um jogo de luzes e espelhos, esse procedimento.

Nicolás Robbio - Repetição da ordem
A individual “Repetição da ordem” de Nicolás Robbio foi construída a partir de três símbolos que representam o Poder: a bandeira, a grade e a moeda.

Símbolo de estados soberanos, clãs ou de sociedades de pessoas regidas por lei ou pela tradição, a bandeira aparece na vídeo instalação “Sem Título” [2014], representada apenas pela sombra que reproduz. Sua matriz, nesse caso ausente, nos daria pistas de sua procedência. Porém, o interesse de Robbio está na simbologia da “Bandeira”.

“Los de arriba, los de abajo. Los buenos, los malos”, vídeo criado por Robbio em 2011, emprega imagens de grades de ferro utilizadas em casas e edifícios, para tecer um comentário sobre a impossibilidade de permanência e de conciliação entre opostos.

O acúmulo de poder aquisitivo acontece por meio da moeda. No “Todos os caminhos levam a Roma” [2014], duas moedas de países diferentes, como Inglaterra e Colômbia, se relacionam de forma equilibrada num sistema de engrenagem, como se o valor que representam pudesse ser equivalente.

Em “Repetição da ordem” Robbio cria uma representação acerca da sociedade atual, por meio dos símbolos do poder que a fazem funcionar.

Dora Longo Bahia - Escalpo Islâmico
Obra criada e apresentada originariamente no 2º andar do Pavilhão Ciccillo Matarazzo [parque Ibirapuera], durante a 28ª Bienal de São Paulo, em 2008, “Escalpo Islâmico”, de Dora Longo Bahia, emprega motivos islâmicos sobre um fundo de tinta acrílica vermelha, para tecer um comentário acerca da violência.

Daniel Senise
Rio de Janeiro, Brasil, 1955.
Exposições Individuais [seleção]: Daniel Senise 2892 – Casa França Brasil – Rio de Janeiro – Brasil [2011]; Daniel Senise – Estação Pinacoteca – São Paulo – Brasil [2009]; Daniel Senise - Trabalhos Recentes - Museu Victor Meirelles - Florianópolis – Brasil [2008]; Daniel Senise – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil [2007]; Paintings from the North Ramis Barquet Gallery - Nova York – EUA [2001]. Exposições Coletivas [seleção]: O Gesto e o Signo – White Cube – São Paulo – Brasil. 2013; Gravura em campo expandido – Pinacoteca do Estado – São Paulo – Brasil. 2012; Jogos de Guerra – Caixa Cultural Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil. 2011; 29ª Bienal de São Paulo: Há sempre um copo de mar para um homem navegar - Fundação Bienal de São Paulo- São Paulo – Brasil. 2010; After Utopia - Museo Centro Pecci - Prato – Itália. 2009.

Nicolás Robbio
Mar del Prata, Argentina, 1975.
Exposições Individuais [seleção]: Bandeira em branco não é bandeira branca - Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil (2011); O Amanhã de Ontem não é Hoje – Programa Emissores Runidos – Episódio 1 – Fundação Serralves – Porto – Portugal (2009); Indirections - Pharos Centre for Contemporary Art – Nicosia – Chipre (2008). Exposições Coletivas [seleção]: Sextanisqatsi: desordem habitável - Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey [MARCO] – México (2012); 32º Panorama da arte Brasileira – Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) – São Paulo – Brasil (2011); Para ser Construidos- MUSAC – Léon – Espanha (2010); 2° Trienal Poli/Gráfica De San Juan – Porto Rico (2009); - 28ª Bienal de São Paulo – Fundação Bienal de São Paulo – Pavilhão Ciccillo Matarazzo – São Paulo – Brasil (2008).

Dora Longo Bahia
São Paulo, Brasil, 1961.
Exposições Individuais [seleção] Desastres da Guerra, Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil [2013]; Trash Metal, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil [2010]; Escalpo carioca e outras canções, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães [MAMAM], Recife e Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB], Rio de Janeiro, Brasil [2006]; Marcelo do Campo 1969 –1975, Centro Mariantônia, São Paulo, Brasil [2003]. Exposições Coletivas [seleção] Imaginarios Contemporâneos, Museo Tecnológico de Monterrey, Monterrey, México [2013]; The Spiral and the Square, SKMU Sorlandets Kunstmuseum, Kristiansand, e Trondheim Art Museum, Trondheim, Noruega [2012]; Destricted.br, Galpão Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil [2011]; IX Bienal Monterrey FEMSA, Centro de las Artes, Monterrey, México [2009]; 28ª Bienal Internacional de São Paulo, Fundação Bienal, São Paulo, Brasil [2008]; Farsites: urban crises and domestic symptoms in recent contemporary art, Centro Cultural Tijuana e San Diego Museum of Art, Tijuana - Mexico/ San Diego, EUA [2005]; Imagem Experimental, Museu De Arte Moderna [MAM SP], São Paulo, Brasil [2000].


Galeria Vermelho, São Paulo, SP - 14/03/2014 til 05/04/2014:
Daniel Senise, Dora Longo Bahia and Nicolás Robbio

From March 13 through April 5, 2014, Galeria Vermelho is presenting the solo shows Neste Lugar [In This Place] by Daniel Senise (Rooms 1 and 2), Repetição da ordem [Repetition of order] by Nicolás Robbio (Room 3) and the installation Escalpo Islâmico [Islamic Scalpel] by Dora Longo Bahia (Terrace). On the shows’ opening day, Edições Tijuana will release the artist’s book La Pintura Española by Daniel Senise.

The architecture of the spaces of daily life feeds the conception and production of Daniel Senise’s artworks, constituting the poetics that pervades his oeuvre as a whole. The set of works featured in the solo show Neste Lugar maintain this characteristic in their genesis and resume an important conceptual element used previously by Senise at the beginning of the 2000s. In them, the artist returns to reveal the interior of large exhibition spaces, as in the collages National Gallery, Gemäldegalerie and Musée D’Orsay.

The result of Senise’s interest in the architecture, history and dynamics employed in these large public collections was presented in the installation Eva, shown at Centro Cultural São Paulo, in 2009. In the work, composed of blocks similar to bricks made of papier-mâché, based on the recycling of catalogs, art books and exhibition invitations, Senise points to the extinguishment that various public collections are undergoing. In 2009, Senise literally concealed the sculpture Eva, by Brecheret, behind four walls made out of scraps of paper from these institutions.

The same support was used by Senise in the installation presented at the 29th Bienal de São Paulo, in 2010. In that case, the blocks of recycled paper containing thousands of pieces of information about painting were used not only in the construction of the exhibition space but also became a work in their own right, leading the observer, as stated by Marco Silveira Mello, “to observe the surfaces and see, in the small vestiges of the blocks,… happenings that are pictorial or evocative of the complexion of painting.”

In the installation Parede com 5 buracos, created by Senise for the project Travessias 2 – Arte Contemporânea na Maré, in the Maré Favela in Rio de Janeiro, in 2013, the reference to these large institutions is literal. The work was presented on a wall located at the entrance to the exhibition space, with five holes through which one could see scale models identical to the rooms of museums, such as the Musée D’Orsay (Paris), MoMA (New York), the National Gallery (London), and MAM RJ (Rio de Janeiro). In the last hole, the observer could see the space where he/she was located. According to the artist, the work reveals a common condition nowadays, which is the substitution of real presence due to the democratization of information.

Neste Lugar will feature two scale models. One of them will be mounted on Vermelho’s façade, and will reproduce the gallery’s entrance hall, suggesting a metalinguistic game between physical experience and pictorial representation.

In the works Musée du Louvre, Museo del Prado, Galleria degli Uffizi and National Gallery of the series Museu, all from 2013, Senise fragments the reproductions published by these museums concerning their collections, and packages all of this content within transparent acrylic boxes, creating an idea analogous to that of collection, the genesis of every museum.

Commenting on the history of art and, more specifically, the history of painting, is part of Senise’s lexicon. In the exhibition Neste Lugar, however, this strategy appears enlarged, evidencing the intangible and unpredictable character that intermediates the relation between the observer and the work of art. La Pintura Española, an artist’s book that Senise is releasing on the day the solo show opens, materializes this procedure by means of an interplay of lights and mirrors.

Nicolás Robbio - Repetição da ordem
The solo show Repetição da ordem by Nicolás Robbio was constructed based on three symbols that represent Power: the flag, the iron grating and the coin.

The symbol of sovereign states, clans or societies of people ruled by law or by tradition, the flag appears in the installation Sem Título [2014], represented only by the shadow it reproduces. Its matrix, in this case absent, would give us clues about its provenance. Robbio’s interest, however, is in the symbology of Bandeira.

Los de arriba, los de abajo. Los buenos, los malos, a video created by Robbio in 2011, resorts to images of iron gratings used in houses and buildings to weave a commentary about the impossibility of permanence or the reconciling of opposites.

The accumulation of acquisitive power takes place through money. In Todos os caminhos levam a Roma, two coins from different countries, England and Colombia, are related in a balanced way in a system of gears, as though the value they represent could be equivalent.

In Repetição da ordem, Robbio creates a representation about current society, by means of symbols of power that drive it.

Dora Longo Bahia - Escalpo Islâmico
A work originally created and presented on the second floor of the Pavilhão Ciccillo Matarazzo [Ibirapuera Park], during the 28th Bienal de São Paulo, in 2008, Escalpo Islâmico, by Dora Longo Bahia, uses Islamic motifs on a background of red acrylic paint to weave a commentary about violence.

Daniel Senise
Rio de Janeiro, Brazil, 1955.
Solo shows [selection]: Daniel Senise 2892 – Casa França Brasil – Rio de Janeiro – Brazil [2011]; Daniel Senise – Estação Pinacoteca – São Paulo – Brazil [2009]; Daniel Senise - Trabalhos Recentes - Museu Victor Meirelles - Florianópolis – Brazil [2008]; Daniel Senise – Galeria Vermelho – São Paulo – Brazil [2007]; Paintings from the North Ramis Barquet Gallery - Nova York – USA [2001]. Group shows [selection]: O Gesto e o Signo – White Cube – São Paulo – Brazil. 2013; Gravura em campo expandido – Pinacoteca do Estado – São Paulo – Brazil. 2012; Jogos de Guerra – Caixa Cultural Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brazil. 2011; 29ª Bienal de São Paulo: Há sempre um copo de mar para um homem navegar - Fundação Bienal de São Paulo- São Paulo – Brazil. 2010; After Utopia - Museo Centro Pecci - Prato – Itália. 2009.

Nicolás Robbio
Mar del Prata, Argentina, 1975.
Solo shows [selection]: Bandeira em branco não é bandeira branca - Galeria Vermelho – São Paulo – Brazil (2011); O Amanhã de Ontem não é Hoje – Programa Emissores Runidos – Episódio 1 – Fundação Serralves – Porto – Portugal (2009); Indirections - Pharos Centre for Contemporary Art – Nicosia – Cyprus (2008). Group shows [selection]: Sextanisqatsi: desordem habitável - Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey [MARCO] – Mexico (2012); 32º Panorama da arte Brasileira – Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) – São Paulo – Brazil (2011); Para ser Construidos- MUSAC – Léon – Spain (2010); 2° Trienal Poli/Gráfica De San Juan – Puerto Rico (2009); - 28ª Bienal de São Paulo – Fundação Bienal de São Paulo – Pavilhão Ciccillo Matarazzo – São Paulo – Brazil (2008).

Dora Longo Bahia
São Paulo, Brazil, 1961.
Solo shows [selection]: Desastres da Guerra, Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brazil [2013]; Trash Metal, Galeria Vermelho, São Paulo, Brazil [2010]; Escalpo carioca e outras canções, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães [MAMAM], Recife e Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB], Rio de Janeiro, Brazil [2006]; Marcelo do Campo 1969 –1975, Centro Mariantônia, São Paulo, Brazil [2003]. Group shows [selection]: Imaginarios Contemporâneos, Museo Tecnológico de Monterrey, Monterrey, Mexico [2013]; The Spiral and the Square, SKMU Sorlandets Kunstmuseum, Kristiansand, e Trondheim Art Museum, Trondheim, Norway [2012]; Destricted.br, Galpão Fortes Vilaça, São Paulo, Brazil [2011]; IX Bienal Monterrey FEMSA, Centro de las Artes, Monterrey, Mexico [2009]; 28ª Bienal Internacional de São Paulo, Fundação Bienal, São Paulo, Brazil [2008]; Farsites: urban crises and domestic symptoms in recent contemporary art, Centro Cultural Tijuana e San Diego Museum of Art, Tijuana - Mexico/ San Diego, USA [2005]; Imagem Experimental, Museu De Arte Moderna [MAM SP], São Paulo, Brazil [2000].

Posted by Patricia Canetti at 11:16 AM