|
fevereiro 19, 2014
Latitude leva 12 galerias à ARCO Madrid
Depoimentos sobre o Projeto Incubadora from Latitude on Vimeo.
Depoimentos a respeito do Projeto Incubadora do diretor da ARCO Madrid, Carlos Urroz, e de Guilherme Simões, que dá suas impressões sobre o Projeto pós-participação.
A parceria da Apex-Brasil com a ABACT para a promoção da internacionalização do setor de galerias de arte brasileiras leva grupo de galerias à feira espanhola, organiza talk sobre a internacionalização da arte brasileira e dá continuidade ao seu projeto Incubadora.
O projeto Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) para a promoção da internacionalização do setor de galerias de arte brasileiras, leva neste mês de fevereiro à ARCO Madrid um número recorde de participantes. Ao todo, são 12 galerias associadas participando da ação, duas delas dentro do Projeto Incubadora - acompanhamento especial para galerias iniciantes no mercado internacional. A primeira edição do Projeto Incubadora aconteceu em 2013 com apoio dado a três galerias. Em 2014, as contempladas são Galeria Marcelo Guarnieri (Ribeirão Preto) e Galeria Pilar (São Paulo). Elas apresentam, respectivamente, os Solo Projects dos artistas Rogério Degaki e Fábio Flaks.
As demais galerias filiadas ao Latitude participantes da edição 2014 da feira espanhola são: Baró Galeria, Casa Triângulo, Emma Thomas, Galeria Jaqueline Martins , Luciana Brito Galeria, Mendes Wood DM, e Vermelho (São Paulo); Galeria Marcelo Guarnieri (Ribeirão Preto); SIM Galeria e Ybakatu Espaço de Arte (Curitiba); e Anita Schwartz Galeria de Arte (Rio de Janeiro).
Desde 2008, quando o Brasil foi o país homenageado pela ARCO Madrid e houve participação recorde de 34 galerias nacionais, não havia um número tão significativo quanto em 2014. A boa relação brasileira com a feira é histórica. Desde a década de 90 o Brasil vem marcando presença e a ARCO Madrid tornou-se um grande portal de entrada da nossa produção na Europa, comercial e institucionalmente.
Projeto Incubadora
Parceria entre o Latitude e a ARCOmadrid, o Projeto Incubadora é uma ação que consiste em um processo preparatório e didático para galerias de arte iniciantes no mercado internacional fazerem sua participação em uma importante feira de forma consistente, planejada e com alto nível de profissionalização.
Durante encontros e discussões antes, durante e pós-feira, as galerias do Projeto Incubadora recebem atendimento personalizado nas questões de curadoria, apresentação de projeto, logística, cronograma, composição de orçamento, ativação de mailing.
No ano de 2013 as participantes do Projeto Incubadora foram as galerias Emma Thomas, Jaqueline Martins e SIM Galeria,todas retornam esse ano, já parte do time de veteranas.
TALK sobre a internacionalização da arte brasileira
Além de apoiar as galerias com informações e financeiramente, o Latitude tem também como uma de suas principais atividades aproximar o público internacional dos temas ligados ao Brasil neste setor. Para ARCOmadrid 2014, Latitude preparou em parceria com a revista inglesa ArtReview a mesa redonda "Brazil: Being Local, Becoming Global". Dela, participam o co-curador da 31ª Bienal de São Paulo de 2014, o espanhol Pablo Lafuente, a galerista brasileira Luciana Brito e o curador mexicano Pablo León de La Barra, atualmente atuando como representante da América Latina no Guggenheim UBS Map. O mediador é Oliver Basciano, editor da ArtReview.