|
janeiro 31, 2014
Programa de Exposições 2013 no CCSP, São Paulo
Por seus 23 anos de excelência, o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo figura entre as atividades institucionais periódicas mais longevas do ambiente cultural brasileiro. A especificidade da iniciativa é apresentar o trabalho de artistas em início de trajetória profissional – inscritos em edital publicado anualmente e selecionados por uma comissão julgadora diferente em cada edição – , sempre ao lado da produção recente de nomes cuja obra está em curso há mais de uma década. O objetivo é armar um repertório ampliado dos pensamentos que se desenvolvem, hoje, no campo das artes visuais, a fim de estabelecer também relações entre artistas de diferentes gerações com a instituição e os visitantes do CCSP. Daí, por exemplo, o fato de as mostras se constituírem de obras de artistas “iniciantes” e “experientes” dispostas lado a lado no mesmo espaço expositivo, sem hierarquizá-los, mas com o compromisso de criar ou oferecer a cada trabalho, condições de apresentação próximo do ideal. Além do estímulo aos artistas em início de carreira, o Programa de Exposições incentiva também um grupo de críticos que acompanham e escrevem sobre os projetos realizados pelos artistas selecionados e/ou convidados.
A comissão julgadora deste ano – formada pelo artista e professor Orlando Maneschy (docente da UFPA, vive em Belém), pela curadora independente Kiki Mazzucchelli (vive em Londres) e pelo curador Nilton Campos (diretor do MARP- Museu de Arte de Ribeirão Preto) – selecionou 12 artistas para três mostras ao longo de 2013, entre mais de 700 inscritos. São eles: Daniel Escobar, Chico Togni, Jimson Vilela, Keyla Sobral, Maíra das Neves, Márcia Beatriz Granero, Newton Goto, Pedro Wirz, Rafael RG, Rodolpho Parigi, Rodrigo Cass e Thiago Gonçalves.
A edição deste ano é marcada pelo movimento do Programa de Exposições em direção a outros equipamentos culturais da cidade, por ocasião de parceria firmada com a X Bienal de Arquitetura, que ocupa os dois pisos expositivos do CCSP, Piso Caio Graco e Flávio de Carvalho, mais a Sala Tarsila do Amaral, entre 12 de outubro a 1º de dezembro de 2013, com a temática geral Cidade: modos de fazer, modos de usar. Fator este que provoca de imediato a Curadoria de Artes Visuais do CCSP a experimentar um novo modus operandi do Programa de Exposições, em realização com o Museu da Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Ao passo que essa suposta “migração” está em sintonia com a política de diálogo com a cidade aberta recentemente pela SMC. A primeira mostra do Programa de Exposições 2013 aconteceu dentro do Centro Cultural São Paulo e as demais se deslocaram para fora, como a segunda mostra, que aconteceu na Casa Modernista (14/9 -17/11/13).
Esta terceira e última mostra de 2013 valoriza igualmente modos alternativos de exibir e as especificidades das obras de arte que dela participam. Acontece, ao mesmo tempo, em dois lugares: no Gabinete do Desenho (Chácara Lane), onde são apresentados trabalhos em papel dos artistas selecionados Keyla Sobral, Maíra das Neves e Pedro Wirz; mais dois projetos especialmente comissionados para o Programa de Exposições 2013: um pela dupla convidada Luciana Ohira e Sérgio Bonilha e outro por Carla Zaccagnini, que supervisionou um pequeno grupo de pesquisadores em residência de investigação artística no Arquivo Multimeios do CCSP. E, na Galeria Olido, podem ser vistas também, na sala de exposições do edifício-sede da Secretaria Municipal de Cultura, ações e intervenções dos artistas Daniel Escobar, Newton Goto e Thiago Gonçalves.
Curadoria de Artes Visuais do CCSP