|
novembro 8, 2013
The Seven Billionth Citizen na Mamute, Porto Alegre
A Galeria Mamute convida para abertura da exposição The Seven Billionth Citizen, com curadoria de Beth Harland e John Gillett, e organizada no Brasil por Maria Lucia Cattani e Nick Rands.
The Seven Billionth Citizen, Galeria Mamute, Porto Alegre, RS - 13/11/2013 a 28/11/2013
Comissionada pela Escola de Artes de Winchester, da Universidade de Southampton, Inglaterra, como uma resposta ao anunciado das Nações Unidas relativo ao nascimento do sétimo bilionésimo habitante em 2011, a exposição chama atenção para o surpreendente crescimento global dos últimos anos. Temas como o assombro, o encantamento, a tranquilidade, a coletividade e o isolamento são apresentados em cinco vídeos produzidos por artistas de diferentes zonas populacionais do planeta, como Brasil, Egito, Inglaterra, Japão e Quênia. A exposição foi exibida na Downtown Gallery, Cairo, e Southampton Solent University, Inglaterra, e agora será apresentada simultaneamente, com pequenas variações, na Inglaterra (Cambridge) e no Brasil (Galeria Mamute).
A exposição The Seven Billionth Citizen, gira em torno cinco vídeos – cada qual produzido por diferentes artistas de cada uma das densas zonas populacionais do planeta.
A contribuição de cada artista seguiu uma mesma fórmula inspirada pelas pinturas do século dezenove de Caspar David Friedrich que mostram uma figura solitária de costas para o espectador e observando uma paisagem sublime. Em cada vídeo, a figura segura um ampulheta – reconhecimento de nosso desejo de medir o imensurável.
O grupo de artistas inclui:
- Ayman Ramadan cujo vídeo reflete sobre a vida no Cairo;
- James Muriuki, cujo trabalho habitual é em mídia digital, investiga as transições na sociedade contemporânea do Kenia.
- Naoya Hatakeyama, fotógrafo que recentemente envolveu-se com a documentação dos efeitos do Tsunami que destruiu sua cidade Natal, Rikuzentakata, no Japão.
- A artista Maria Lucia Cattani, cujo trabalho habitualmente envolve repetição e ritmos; Brasil
- Nick Rands que trabalha em várias medias para compreender a relação entre a escala humana e o planeta; Brasil
- John Gillett, curador da exposição e artista interessado na ambição das dimensões que as mídias digitais tornam possível; Inglaterra
- Beth Harland, cujo trabalho em pintura e vídeo analisa o tempo na sua estrutura visual. Inglaterra
A exposição já foi exibida na Downtown Gallery, Cairo e Southampton Solent University, Inglaterra, e agora está proposta apresentando pequenas variações em Anglia Ruskin University, Cambridge, Inglaterra e na Galeria Mamute, Porto Alegre.