|
outubro 22, 2013
Artista Convidado do Ateliê de Gravura: Shirley Paes Leme na Iberê Camargo, Porto Alegre
Shirley Paes Leme participa do Programa Artista Convidado Ateliê de Gravura
Artista reconhecida no cenário nacional e internacional recebe o público no dia 24, às 19h, para falar sobre sua trajetória e apresentar as gravuras em metal criadas na Fundação Iberê Camargo
Na próxima semana, a Fundação Iberê Camargo traz a Porto Alegre a artista Shirley Paes Leme para participar durante cinco dias do Programa Artista Convidado Ateliê de Gravura. Escultora, gravadora, desenhista e professora de pensamento rizomático, é reconhecida no Brasil e no exterior por suas exposições coletivas e individuais de desenhos, intervenções, performances e instalações. Seu trabalho, que muitas vezes une o antigo ao moderno e contemporâneo e tenta reter o volátil, o efêmero, já ganhou destaque nas bienais de Lausanne (na Suíça), da Polônia, de La Habana (em Cuba), do Mercosul (em Porto Alegre), e de São Paulo. Para conhecer melhor esta importante artista brasileira, que completa 40 anos de produção em 2014, a dica é reservar duas horas na agenda na quinta-feira (24 de outubro) para ouvir palestra e conhecer com exclusividade as gravuras em metal criadas por Shirley ao lado do artista Eduardo Haesbaert, coordenador do projeto e do Acervo da Fundação Iberê Camargo.
Em setembro, ensaios e críticas sobre o seu trabalho ganharam as páginas de um livro que leva o seu nome e foi organizado pelo diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Tadeu Chiarelli. Ela encerra 2013 com uma mostra na galeria Art Basel, em Miami, no mês de dezembro. Entre suas mais recentes exposições individuais estão “Ambulantes: Estructura-Acción”, Intervenção Urbana, Cidade do México, (México, 2008); “Endless End (Fim sem Fim)”, Sesc, (São Paulo, 2008); “Desenho: Atitude”, Nara Roesler Galeria de Arte, (São Paulo, 2007); “Água Viva, Museu Vale”, (Vitoria, E.S, 2012); “Incerto limite”, Galeria Bolsa de Arte, (Porto Alegre, RS, 2013) e “Silencioso e incerto”, Galeria Matias Brotas, (Vitoria, ES, 2013).
Shirley Paes Leme é goiana e trabalha e vive em São Paulo. Inicia em 1975 sua formação artística no curso de Belas-Artes da UFMG, e é aluna de Amílcar de Castro. Entre 1981 e 1986 viaja para diversos países, estudando na Universidade do Arizona em 1983 no Instituto de Arte de San Francisco e University of California at Berkeley, em 1984. Em 1986, obtém o título doutora em Belas Artes na JFK University, Berkeley. Foi Bolsista Fubright de 1983 a 1986. Foi professora titular na Universidade Federal de Uberlândia até 2002. Atualmente é professora do curso de Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina em São Paulo. Executa gravuras, desenhos, objetos, performance, intervenções e instalações. Recebe vários prêmios nos principais Salões Brasileiros e Americanos.
Exposições individuais no Brasil e no exterior
Água Viva, Museu Vale, (Vitoria, E.S.)2012; Incerto limite, Galeria Bolsa de Arte,( Porto Alegre, R.G.S) 2012. InOut: a contiguous experience. Instalação, artista convidada Bienal Zero, UFMG, Belo Horizonte, MG, 2010; Obra. Rua Joaquim Antunes, 1069, São Paulo, SP, Brasil, 2009; Cem/sem zero. Intervenção urbana, Porto Alegre, RS, Brasil, 2009; Horas. Galeria do IAV, Goiânia, 2010; Desenho: atitude. Nara Roesler Galeria de Arte, São Paulo, Brasil, 2007; Pulsante. Arte em Dobro Galeria, Rio de Janeiro, Brasil, 2005; Peso – Leveza. Intervenção pública, Passa Quatro, MG, Brasil, 2004; Desenhos e vídeo na Galerie Jaspers em Munique, Alemanha, 2003; Desenhos. Galeria Bolsa de Arte, Porto Alegre, 2003; Desenhos e Objetos. Referência Galeria de Arte, Brasília, DF, 2002; Correr o Risco. Galeria Baró Sena, São Paulo, SP, Brasil, 2002; Galeria Celma Albuquerque, Belo Horizonte, Brasil, 2000; Referência Galeria de Arte, São Paulo, Brasil, 2000; Memória. Galeria Kunsthaum, Berlim, Alemanha, 1999; Desenhos. Galeria Barsikow, Barsikow, Alemanha 1999; Objetos-Instalações. Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa, MG, 1999; Fim de Festa. Vídeo Instalação na Oficina Oswald de Andrade, São Paulo, 1999; Shirley Paes Leme. Valú Ória Galeria de Arte, São Paulo, Setembro de 1998; São. Galeria Xico Stockinger e Fogo Fel Galeria Sotéro Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998; Pela Fresta. Galeria da Oficina Cultural, Uberlândia, Minas Gerais, 1998; Todo. Galeria Jaspers, Munique, Alemanha, 1997; Desenhos e objetos. Galeria Kultur VortOrt, Berlim, Alemanha, 1997;Dois Artistes Brasiliens. Galeria Debret, Paris, França, 1996; Flame. Galeria do Brasilian American Cultural Institute Washington, EUA, 1996.
Coletivas
I Internacional do Fim do Mundo em Ushuaia, Argentina, 2007; Black and White, Galeria Haim Chanin, New York, USA, 2006; Paralela - XXVII Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2005; I Bienal Internacional de Arte al Aire Libre, Caracas-Venezuela, 2005; A Choice Haim Chanin Fines Arts Gallery, New York, USA, 2005; Still Life – Natureza Morta, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, 2004; 8th International Shoebox Sculpture, Mac Nider Art Museum/Mason City, Iowa, USA, 2003; IV Bienal Barro de América, Galeria Marta Traba de Arte Latino Americana, SP, Brasil, 2001; Paralela - Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2004; Still life – Natureza Morta, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Brasil, 2004; II Bienal de Desenho Brasileiro Contemporâneo- Deslizamento e Distensões, Fundação Espaço Cultural da Paraíba, 2004; The 8th international Shoebox Sculpture exhibition, University of Hawaii Art Gallery, Honolulu, Hawaii, USA, 2003; Shoe Box, Kaohsiung Museum of Fine Arts, Kaohsiung, Taiwan, 2003; Contemporáneos Brasileños Centro de Arte Contemporâneo Wifredo Lam. Habana, Cuba. Nefelibatas, MAM, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2002; Faxinal das Artes, Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, Paraná, Brasil, 2002; Tangenciando Amilcar, Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil, 2002; V Bienal da Polônia, 1995; Deux Artistes Brésiliens: Amílcar de Castro de Shirley Paes Leme, Paris, 1996; Die Anderen Modernen, Casa das Culturas do Mundo, Berlin, 1997; Novos Valores da Arte Latino-Americana, no Museu de Arte de Brasília; V Bienal de Lausanne,1993.