|
setembro 24, 2013
O Corpo Expandido na Jaqueline Martins, São Paulo
Mostra "O Corpo Expandido" traz recorte inédito de fotografias que tratam da performance, ações e happenings, realizados entre os anos 1950 e 1980
O Corpo Expandido, Galeria Jaqueline Martins, São Paulo, SP - 28/08/2013 a 30/09/2013
A Galeria Jaqueline Martins dá continuidade ao compromisso ligado à série de exposições históricas sobre a arte contemporânea que vem realizando desde sua inaguração em 2011, apresentando um recorte inédito de fotografias que mostram performances, ações e happenings realizados entre 1950 e 1980. As imagens tentam parar o tempo e trazer reflexões sobre estas atividades efêmeras destinadas a durar o breve momento de sua perfomance/ritual. Luisa Duarte escreve o texto crítico sobre a exposição. A mostra contará com uma programação semanal de performances aos sábados, com curadoria de Lucio Agra, datas a serem decidadas.
Resgatadas de importantes coleções particulares de Roma e Turim na Itália, as cerca de 110 fotografias trazem registros de perfomances ocorridas em diversas cidades ao redor do mundo dentre elas: NY, Tóquio, Paris, Roma. Muitas delas são necessárias para aludir às primeiras ações performáticas de avant-gard e de artistas que experimentaram o rompimento dos padrões, até então, estabelecidos.
Dentre os principais artistas destacam-se Salvador Dalí, Yves Klein, Francesca Woodman, Joseph Beuys, Gilbert And George, Piero Manzoni, Allan Kaprow, Hermann Nitsch, Dennis Oppenheim, Jannis Kounellis, Nam June Paik, Charlotte Moorman, entre outros.Vale ressaltar a documentação da performance sonora ‘Concert for TV Cello’, 1974, de Charlotte Moorman em parceria com Nam Jung Paik, na qual Moorman toca uma espécie de violoncelo criado por Paik, com três televisores empilhados e conectados à uma câmera filmadora em circuito fechado. Assim como também, o registro da obra ‘Art women-paint’, 1962 de Yves Klein, onde o artista conduz mulheres nuas pintadas com tinta azul (IKB) tal como um pincel tintado, imprimindo o gesto do autor, na tela, a partir do corpo feminino.