|
setembro 23, 2013
Shoot yourself, de Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen, na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
EAV-Parque Lage apresenta o documentário Shoot yourself, de Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen
No dia 27 de setembro (sexta-feira), às 20h, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage – espaço da Secretaria de Estado de Cultura – recebe a jornalista e crítica de arte, Paula Alzugaray, para ser a curadora do Cine Lage dessa noite. Ela falará ao público e responderá as perguntas sobre o documentário Shoot yourself, que será exibido na ocasião.
Shoot yourself, com direção de Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen, investiga as relações entre o ato performático e o ato fotográfico na obra de nove artistas brasileiros, europeus e norte-americanos, produzindo uma narrativa audiovisual em forma de vídeo-ensaio.
Quando o digital democratiza a produção e a exibição de filmes e qualquer um pode ter sua auto-imagem difundida na internet, é possível perceber os artistas da performance, que desde os anos 1970 se auto-documentam em fotos, filmes, vídeos e videoinstalações. O interesse pelas diversas estratégias de ‘como filmar a performance’ se reflete no próprio fazer documental de Shoot yourself, na medida em que os papéis do documentarista se transformam sucessivamente, ganhando novas nuances a cada entrevista. Ao longo do filme, ele se desdobra em investigador, espião, iluminador, espectador, etc. Assim, o papel do documentarista confunde-se, afinal, com o do performer.
O Cine Lage é uma programação mensal de exibição de filmes e vídeos com o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre essa produção. “Com o programa, a EAV busca contribuir para a divulgação de obras que não são exibidas no circuito comercial. A cada apresentação, um artista ou curador é convidado a selecionar e a comentar filmes e vídeos que são exibidos em um telão”, afirma Claudia Saldanha, Diretora da EAV Parque Lage. A entrada é gratuita.
Mais sobre o Filme
Shoot yourself (Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen, 72’, Brasil, 2012)-- uma co-produção internacional da Delicatessen Films, Moviart, Tempo Design e La F.I.L.M (França), com direção de Paula Alzugaray e Ricardo van Steen, montagem dos franceses Yann Malcor e Antoine Vareille, e trilha sonora dos brasileiros Sergio Mekler e Chico Neves.
Gravado em São Paulo, Rio de Janeiro e Paris, durante uma residência artística dos documentaristas no Centre International D'Accueil et D'Échanges des Récollets, entre outubro e dezembro de 2010.
O documentário teve estreia mundial no festival É Tudo Verdade/ It’s All True, em abril de 2012. Em novembro de 2012, ganhou o prêmio Poéticas Investigativas no 1º MOVE Cine Arte.
Atualmente, está em cartaz e exibições diárias na sala de vídeo do Paço das Artes, em SP, até 15 de setembro.
Mais sobre os autores
Paula Alzugaray é curadora independente, critica de arte e jornalista especializada em artes visuais. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. É diretora da revista cultural seLecT e edita a seção semanal de artes visuais da revista Istoé. Desde 2001, escreve textos para catálogos de exposições e capítulos em monografias de artistas. Em setembro de 2013, lança o livro "Regina Vater: as quatro ecologias", editado pelo Oi Futuro. Entre seus projetos curatoriais recentes incluem-se as exposições “Circuitos Cruzados: Centre Pompidou encontra o MAM”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em janeiro de 2013; "Extranatureza", na SP-Arte, na Bienal do Mercosul e na Bienal do Ventosul, em 2011; e "Video brésilienne: un anti-portrait", no evento Vídeo et après, no Centro Georges Pompidou, em Paris, em 2010. É autora do documentário “Tinta Fresca” (2004), prêmio de Melhor Media Metragem na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Ricardo van Steen é cineasta, designer e artista visual, integra o coletivo SX70, que só trabalha coma mídia extinta Polaroid. Dirigiu o longa-metragem Noel-Poeta da Vila, sobre a vida do compositor Noel Rosa e o documentário Tinta fresca (2004), prêmio de Melhor Media Metragem na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Principais exposições: Noir, Galeria Zipper, maio de 2013 (individual); Situ/ação- Vídeo de Viagem, Paço das Artes, São Paulo, 2007; SX70 , Galeria Vermelho, São Paulo, 2003; Memos Galeria Millan, São Paulo, 1996 (individual); Ricardo van Steen, Galeria Paulo Figueiredo (individual), São Paulo, 1983.