|
setembro 5, 2013
AeioTU - programa colombiano de arte e educação na Casa Daros, Rio de Janeiro
Por ocasião da última semana da exposição “Cantos Cuentos Colombianos”, a Casa Daros apresenta esta plataforma de promoção da educação da primeira infância, que busca criar um modelo de alto impacto a longo prazo, quebrando os ciclos de pobreza e exclusão social nas populações de baixa renda
A Casa Daros traz, para uma palestra pública, Maria Adelaida López, diretora pedagógica do projeto AeioTU, bem-sucedido programa realizado na Colômbia, ligado à Fundação Carulla, e seu coordenador de arte e cultura, Felipe Sepúlveda, para uma série de oficinas destinadas a professores municipais e agentes do projeto carioca Casa da Criança.
A palestra será realizada no próximo dia 06 de setembro, das 15h às 19h, com entrada franca mediante inscrição prévia pelo email arte_educacao@casadaros.net.
As oficinas serão destinadas a professores convidados da rede pública municipal e da Casa da Criança, nos dias 12, 13 e 14 de setembro próximos.
Para Eugenio Valdés Figueroa e Bia Jabor, respectivamente diretor e gerente de arte e educação da Casa Daros, o principal objetivo da iniciativa é “compartilhar e trocar conhecimentos sobre o vínculo entre arte e pedagogia, demonstrados nas ações voltadas para a primeira infância realizadas pelo AeioTU“. “A parceria entre a Casa Daros e a AeioTU/Fundación Carulla nasce do interesse em conhecer, evidenciar e aprofundar as experiências que mostrem a articulação entre arte e pedagogia“, ressaltam.
Fundada em 1961, com o objetivo de impulsionar programas de educação para a população de baixa renda da Colômbia, a Fundación Carulla desde 2008 segue um novo foco estratégico, orientado para a promoção da educação da primeira infância, a partir da iniciativa aeioTU, utilizando princípios educativos baseados na arte, nas brincadeiras, na exploração, na pesquisa e na documentação. “As ações do AeioTU buscam criar um modelo de alto impacto a longo prazo, quebrando os ciclos intergeracionais de pobreza e exclusão social, oferecendo às crianças oportunidades onde eles consigam obter capacidades para serem cidadãos ativos dentro da sociedade“, explica Maria Adelaida López. Atualmente, AaeioTU conta com 18 centros de primeira infância operando em todo o território colombiano, nos departamentos de Antioquia, Atlántico, Bolívar, Cundinamarca, Chocó e Valle del Cauca, e oferece serviços de educação integral a 6.042 crianças de todo o país.
Nas oficinas e encontros práticos com Felipe A. Sepulveda, destinados a professores convidados, serão exploradas metodologias e práticas de abordagem dentro do conceito
“A Arte como Ferramenta de Aprendizagem na Primeira Infância”.