|
setembro 4, 2013
Noite de eventos na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Lançamentos da revista digital Portfolio, do livro Narrativas Ficcionais de Tunga e abertura da Coletiva de alunos 2013
Role para ler sobre os lançamentos da revista digital Portfolio e do livro Narrativas Ficcionais de Tunga
EAV Parque Lage abre exposição de alunos a partir de convocatória para apresentar sua produção mais recente
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage – espaço da Secretaria de Estado de Cultura – promove uma exposição coletiva de seus alunos ocupando quatro espaços expositivos da escola – Capela, Galerias 1, 2 e Galeria EAV. A abertura será no dia 6 de setembro, sexta-feira, às 19h.
Mais de 100 alunos se inscreveram para o processo seletivo, atendendo à Convocatória. A seleção, realizada pelos professores Guilherme Bueno, Ivair Reinaldim e pelo diretor da EAV no final dos anos 80, Marcus Lontra, foi realizada por meio de análise de portfolios e currículos.
Foram selecionados vinte e três alunos e 1 Coletivo para participarem da mostra. Serão cerca de 50 obras entre pinturas, fotografias, esculturas, objetos e instalações.
O objetivo da exposição é apresentar à comunidade a produção recente da EAV Parque Lage e afirmar sua configuração como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea.
Alunos participantes: Anitta Amadeo, Bender Arruda, Betelhem Makonnen, Carol Chediak, Daniel Albuquerque, Daniele Ferreira, Dolly Michailovska, Edna Kauss, Fernanda Terra, Fernando Gonçalves, Gabriela Noujaim, Gustavo Torres, Hugo Correa, Inês Nin, Leila Bokel, Leo Sales, Marcelle Manacés, Marcelo Jácome, Pedro Carneiro, Rafael Medeiros, Regina Pereto, Roberta Paiva, Thomas Jeferson, além do Coletivo Amorfo.
Lançamento e palestra da autora
Narrativas ficcionais de Tunga
Livro de Marta Martins, Editora Apicuri - Coleção Pensamento em Arte
6 de setembro, sexta-feira, às 18h, no Salão Nobre
O livro Narrativas ficcionais de Tunga é uma adaptação da tese de doutoramento da autora Marta Martins no curso de pós-graduação em Literatura na UFSC, "Entre a Grade e a espiral, narrativas ficcionais de Tunga", defendida em 2005, que aborda a obra ficcional do artista em incursões por textos e formas. Agora, transformada em livro, essas múltiplas e multifacetadas ficções retornam rearranjadas, relidas e revisitadas em tempo pós-acadêmico, e, portanto, com menos premência e mais vagar, com menos preocupação com a erudição e a competência organizatória, e mais disponibilidade para a economia e a operacionalidade nos cortes e nas montagens.
A abordagem sobre as narrativas ficcionais de Tunga contextualiza algumas de suas operações no campo das artes, por meio das complexas problematizações com as quais o artista inscreve sua vertiginosa obra, desde o final da década de 1970 até o início do século XXI. Ao longo do século XX, as artes visuais, com suas marchas e contramarchas, mudanças e dinâmicas impostas pelo tempo geraram sucessivas ações vanguardistas e terminam por configurar um conceito ampliado de arte, que nos anos 1960 alcançaria sua máxima expressão. É com base nesse contexto que a contribuição da produção de Tunga se torna pertinente.
Narrativas ficcionais de Tunga é o nono livro da coleção PENSAMENTO EM ARTE, que busca expandir o canal de diálogo e discussão sobre o potencial do pensamento em arte por meio da publicação de textos de artistas, críticos, teóricos e historiadores, oriundos ou não da pesquisa acadêmica.Busca ser uma coleção em que fiquem nítidas a interdisciplinaridade, a excelência, a horizontalidade e a heterogeneidade nas relações entre autores e temas abordados.A coleção PENSAMENTO EM ARTE estabelece um diálogo, tanto com o mundo acadêmico — pesquisadores e estudantes universitários — quanto com o público interessado em arte, proporcionando aos leitores acesso a amplo e diversificado material para debate e reflexão.
Marta Martins possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenho, Teoria da Modernidade, Literatura, Arte Contemporânea, Teoria da Imagem, História e Crítica da Arte e Fotografia. É ensaísta e fotógrafa amadora.
Escola de Artes Visuais do Parque Lage lança nova edição da revista digital Portfolio
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), espaço da Secretaria de Estado de Cultura, lança nesta sexta feira, dia 6 de setembro, mais um número da sua revista digital para tablets, a Revista Portfolio, a primeira publicação de artes visuais para tablets, inteiramente multimídia e multitoque. O lançamento vai acontecer às 19 horas, na escola, com a participação de artistas, críticos e professores.
Com mais de 80 páginas de textos, cinco videogalerias, seis vídeos especiais, incluindo a capa, assinada por Tina Velho, além de fotos e arquivos sonoros, a "Portfolio" continua a permitir aos seus leitores download inteiramente gratuito de todo o seu conteúdo, disponível tanto em tablets que rodam no sistema operacional Android (como Galaxy), como no sistema iOS (caso do iPad).
A revista tem também uma personalidade própria, singular no mercado editorial: mistura textos de reportagens e entrevistas, escritos por jornalistas, com ensaios, textos de crítica, resenhas e trabalhos universitários, escritos por professores e pesquisadores. Sua produção mobilizou um grupo de professores e profissionais de jornalismo e design, liderados pela diretora da EAV, Claudia Saldanha. A iniciativa teve o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, que tem à frente Adriana Rattes.
A edição da revista ficou sob a responsabilidade da jornalista Marilia Martins, que também é professora da PUC-Rio e da EAV. Marília Martins é uma jornalista experiente, que já trabalhou em diversas redações, entre elas a da Revista IstoÉ, do Jornal do Brasil e do jornal O Globo, além de uma passagem pela revista Ciência Hoje, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O projeto gráfico da revista tem a assinatura do escritório de design Monocromo, de Letícia Verona e Marcos Martins. A publicação da EAV conta também com um conselho editorial que é composto em parte por professores da EAV e em parte por pesquisadores e críticos de arte convidados, vindos de outras instituições de ensino e pesquisa. Entre eles, estão Anna Bella Geiger, Glória Ferreira, Charles Watson, Ricardo Basbaum, Ângela Leite Lopes, Flora Sussekind, Carlos Alberto Mattos, Lilian Zaremba.
A pauta da revista tem um espectro bem amplo e contempla todas as artes visuais, da pintura à gravura, da instalação à performance, passando pelo cinema, teatro, prosa e poesia visuais, experimentos sonoros multimídia. Nas páginas desta edição da Portfolio, há uma visita guiada pelos curadores Eugenio Valdes e Bia Jabor, num passeio pelas salas de exposição da Casa Daros, o primeiro centro inteiramente dedicado à arte latino-americana. Os planos para a reforma da EAV e do Parque Lage, sob o patrocínio do Itau Cultural, merecem um espaço no bre na seção Panorama. As conversas entre críticos e artistas continuam a ser marca da revista, desta vez no encontro entre Arthur Omar e Liliam Zaremba, ou entre Antonio Dias e Paulo Sérgio Duarte ou ainda entre Carlos Alberto Mattos com o cineasta Eduardo Escorel, que comenta também o making off do seu filme mais recente, "Paulo Moura - Alma Brasileira".
Nas páginas da seção Galeria estão artistas como Rosana Ricalde, Cristina Iglesias e Marcos Cardoso. Os happenings do coletivo Opavivará pedem passagem com um vídeo e um texto de Moacir dos Anjos. A diretora e a principal atriz de uma das mais influentes companhia de teatro off-Broadway, The Wooster Group, fazem um balanço dos seus mais de 40 anos de trabalho cênico. Os vídeos transversais de Marcia X estão disponíveis na revista e são comentados num texto de Claudia Saldanha.
A revista traz ensaios sobre o teatro de Jefferson Miranda e sobre o cinema de Alain Resnais. este último assinado por Marie Jose Mondzain, diretora do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris. As páginas da revista permitem acesso a dois vídeos de Jefferson Miranda e ao primeiro filme de Alain Resnais. Há também trabalhos em vídeo de Tina Velho e Lula Wanderley, ambos temas para entrevistas com os artistas. E, na contracapa, poemas e vinhetas de um dos ícones da poesia marginal brasileira, Zuca Sardan, pseudônimo do poeta e diplomata Carlos Felipe Saldanha, que completa 80 anos em 2013.