|
setembro 4, 2013
Baró no estande N4 da ArtRio 2013, Rio de Janeiro
Baró expõe obras que questionam o mercado de arte
Durante a próxima semana, a Baró Galeria, especializada em arte latino-americana e em produções recentes que dialogam com a América Latina, expõe na ArtRio obras que questionam o mercado da arte e suas contradições. A galeria leva à feira uma estande de proposta "anti-hermética", ressaltando a arte contemporânea como linguagem potencialmente acessível e atraente a todos, e não apenas a grupos restritos ou comercialmente interessados nela.
A Baró participa da ArtRio desde a sua primeira edição e neste ano leva ao evento obras dos artistas Daniel Lannes, Iván Navarro, Ricardo Alcaide, Pablo Siquier, Túlio Pinto, Toby Christian, Moris, Massimo Vitali, Lourival Cuquinha, Claudia Jaguaribe, David Medalla e Roberto Jacoby.
Destacam-se o filipino David Medalla, com um projeto utópico que propõe lançar o Guggenheim Museum ao espaço; a nova série de pinturas do jovem britânico Toby Christian, que emprega quadros-negros como material, e as fotografias feitas no Brasil pelo italiano Massimo Vitali. Lourival Cuquinha, criador da arte financeira, exibe pela primeira vez a peça Covertion X Machina Bolha Bank: um tubo de vidro aspirador de cédulas no qual investidores podem introduzir quantias de dinheiro e assim adquirir ações que lhes garantem o investimento aumentado em dez vezes caso a peça seja comercializada.
Além disso, para a edição 2013 da ArtRio, o sócio-diretor da Baró Adriano Casanova foi um dos curadores do Prêmio Foco Bradesco, que selecionou três novos talentos da arte contemporânea, criando no evento um espaço para artistas que não estão vinculados a galerias. "Trata-se de uma importante tendência de renovação das feiras nacionais de reconhecer e investir em novos talentos", comenta Casanova.
SERVIÇO
Baró Galeria na ArtRio (estande N4)
Artistas: Daniel Lannes, Iván Navarro, Ricardo Alcaide, Pablo Siquier, Túlio Pinto, Toby Christian, Moris, Massimo Vitali, Lourival Cuquinha, Claudia Jaguaribe, David Medalla e Roberto Jacoby
Faixa de preço das obras expostas: R$ 200 a R$ 200 mil
Quando: 5 a 8/9 (quinta a domingo); aberto ao público das 13h às 21h (ingressos pelo site www.ingressorapido.com.br)
Onde: Píer Mauá (av Rodrigues Alves, 10, Rio de Janeiro)
Informações sobre o evento: www.artrio.art.br