Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

julho 22, 2013

Rafael Assef - João-ninguem na Vermelho, São Paulo

A Galeria Vermelho apresenta, de 23 de julho a 17 de agosto, as individuais “Contratempo” de Lia Chaia [salas 1 e 2], e “João-ninguem” de Rafael Assef [sala 3]. Com essas aberturas a galeria, inaugurada em 2002, chega à sua centésima exposição. Ainda no dia 23, o Tijuana, projeto dedicado a criação, apresentação e comercialização de livros de artista, publicações e múltiplos, inaugura seu novo espaço expositivo. Instalado no pátio da galeria, o novo projeto combina banca de jornal a espaço expositivo, reafirmando a característica inovadora do projeto criado em 2008 pela Vermelho.

Rafael Assef - João-ninguem, Galeria Vermelho, São Paulo, SP - 24/07/2013 a 17/08/2013

[Scroll down to read in English]

Rafael Assef tem se destacado no panorama da arte atual por conta de obras que refletem os limites do corpo, por meio do registro de intervenções na própria pele ou na de voluntários que revelam trajetórias, marcos e marcas pessoais.

Na individual “João-ninguem”, Assef apresenta elementos de sua mais recente pesquisa. No conjunto, a exposição parece sugerir que o interesse de Assef deixou de revelar o particular, o individual que aparecia em séries anteriores como “Amigos Azuis”, 1998, ou “Cartografia”, 2004, e passou a retratar questões mais universais que dizem respeito àquilo possível de ser identificado em todo individuo.

Entretanto, a tatuagem, instrumento utilizado por Assef para ressaltar particularidades, reaparece no políptico “Quadrados na Cor da Pele”. Para cria-lo, o artistas convidou nove pessoas que tatuaram sobre partes de seus corpos quadrados preenchidos com tinta similar a cor da pele dessa pessoa. Posteriormente, Assef fotografou as nove tatuagens. Quase invisíveis e apresentadas lado a lado, a imagens dessas tatuagens apontam não mais para aquilo que em obras anteriores distinguia o individuo. Ao contrário, elas revelam o que cada um tem em comum.

A mesma característica pode ser percebida nas séries “Branding (os Nomes de Artistas, Nomes de Moda e Nomes de Hashi)”, 2013. Os três conjuntos tecem um comentários acerca de escolhas coletivas, de especificidades de determinados grupos. Embora desprovidas da presença humana, o conjunto dessas obras reafirma o interesse de Assef em questões relacionadas ao individuo.

Rafael Assef: seleção de exposições individuais - Jogo de Dados, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil [2008]; Do Corpo à Paisagem, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil [2006]; 2 Gritos, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil [2005]; Coleção Itaú de Fotografia Brasileira, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil [2013]. Seleção de exposições coletivas - Eloge du vertige: photographies de la Collection Itaú,Maison Européenne de la Photographie, Paris, França [2012]; Jogos de Guerra, Caixa Cultural RJ, Rio de Janeiro, Brasil [2011]; Atenção: Estratégias Para Perceber a Arte, Museu de Arte Moderna [MAM SP], São Paulo, Brasil [2011]; MAM (NA) OCA, OCA, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil [2006]


From July 23 to August 17, Galeria Vermelho is presenting the solo shows Contratempo by Lia Chaia [halls 1 and 2], and João-ninguem by Rafael Assef [hall 3]. With these openings the gallery, inaugurated in 2002, has hit the 100th exhibition milestone. Also on July 23, Tijuana – a project dedicated to the creation, release and commercialization of artist’s books, publications and multiples – is inaugurating its new exhibition space. Installed in the gallery’s patio, the new project combines a newspaper stand with the exhibition space, reaffirming the innovative character of the project created in 2008 by Vermelho.

Rafael Assef - João-ninguem, Galeria Vermelho, São Paulo, SP - 24/07/2013 til 17/08/2013

Rafael Assef has distinguished himself in the current art scene by his works that reflect the limits of the body, by means of the recording of interventions experienced on his own skin or on that of volunteers, which reveal paths, marks and personal marks.

In the solo show João-ninguem [John Nobody], Rafael Assef presents elements of his most recent research. All together, the works featured in the exhibition seem to suggest that Assef’s interest has ceased to reveal the particular, the individual, as in previous series such as Amigos Azuis [Blue Friends] 1998, or Cartografia [Cartography] 2004, to now portray more universal questions that talk about things individuals share in common.

Nevertheless, the tattoo, an instrument used by Assef to underscore particularities, reappears in the polyptych Quadrados na Cor da Pele [Squares in the Color of Skin]. To create this work, the artist invited nine people to tattoo various parts of their bodies with squares filled with ink similar to the color of their skin. Later, Assef photographed the nine tattoos. Nearly invisible and presented side-by-side, the images of these tattoos no longer point to what in previous works distinguished the individual. Rather, they reveal what each individual shares in common with others.

The same characteristic can be perceived in the series Branding (os Nomes de Artistas, Nomes de Moda e Nomes de Hashi) [Branding (Names of Artists, Names of Fashion, and Names of Hashi)], 2013. The three sets weave commentaries about collective choices, about specificities of determined groups. Although lacking human presence, the new series reaffirms Assef’s interest in the questions of the representation of the body, particularly in relation to the use of photography.

Rafael Assef: selected solo shows - Jogo de Dados, Galeria Vermelho, São Paulo, Brazil [2008]; Do Corpo à Paisagem, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brazil [2006]; 2 Gritos, Galeria Vermelho, São Paulo, Brazil [2005]; Coleção Itaú de Fotografia Brasileira, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brazil [2013]. Selected group shows - Eloge du vertige: photographies de la Collection Itaú,Maison Européenne de la Photographie, Paris, France [2012]; Jogos de Guerra, Caixa Cultural RJ, Rio de Janeiro, Brazil [2011]; Atenção: Estratégias Para Perceber a Arte, Museu de Arte Moderna [MAM SP], São Paulo, Brazil [2011]; MAM (NA) OCA, OCA, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brazil [2006].

Posted by Patricia Canetti at 12:20 PM