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julho 22, 2013
Rafael Assef - João-ninguem na Vermelho, São Paulo
A Galeria Vermelho apresenta, de 23 de julho a 17 de agosto, as individuais “Contratempo” de Lia Chaia [salas 1 e 2], e “João-ninguem” de Rafael Assef [sala 3]. Com essas aberturas a galeria, inaugurada em 2002, chega à sua centésima exposição. Ainda no dia 23, o Tijuana, projeto dedicado a criação, apresentação e comercialização de livros de artista, publicações e múltiplos, inaugura seu novo espaço expositivo. Instalado no pátio da galeria, o novo projeto combina banca de jornal a espaço expositivo, reafirmando a característica inovadora do projeto criado em 2008 pela Vermelho.
Rafael Assef - João-ninguem, Galeria Vermelho, São Paulo, SP - 24/07/2013 a 17/08/2013
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Rafael Assef tem se destacado no panorama da arte atual por conta de obras que refletem os limites do corpo, por meio do registro de intervenções na própria pele ou na de voluntários que revelam trajetórias, marcos e marcas pessoais.
Na individual “João-ninguem”, Assef apresenta elementos de sua mais recente pesquisa. No conjunto, a exposição parece sugerir que o interesse de Assef deixou de revelar o particular, o individual que aparecia em séries anteriores como “Amigos Azuis”, 1998, ou “Cartografia”, 2004, e passou a retratar questões mais universais que dizem respeito àquilo possível de ser identificado em todo individuo.
Entretanto, a tatuagem, instrumento utilizado por Assef para ressaltar particularidades, reaparece no políptico “Quadrados na Cor da Pele”. Para cria-lo, o artistas convidou nove pessoas que tatuaram sobre partes de seus corpos quadrados preenchidos com tinta similar a cor da pele dessa pessoa. Posteriormente, Assef fotografou as nove tatuagens. Quase invisíveis e apresentadas lado a lado, a imagens dessas tatuagens apontam não mais para aquilo que em obras anteriores distinguia o individuo. Ao contrário, elas revelam o que cada um tem em comum.
A mesma característica pode ser percebida nas séries “Branding (os Nomes de Artistas, Nomes de Moda e Nomes de Hashi)”, 2013. Os três conjuntos tecem um comentários acerca de escolhas coletivas, de especificidades de determinados grupos. Embora desprovidas da presença humana, o conjunto dessas obras reafirma o interesse de Assef em questões relacionadas ao individuo.
Rafael Assef: seleção de exposições individuais - Jogo de Dados, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil [2008]; Do Corpo à Paisagem, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil [2006]; 2 Gritos, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil [2005]; Coleção Itaú de Fotografia Brasileira, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil [2013]. Seleção de exposições coletivas - Eloge du vertige: photographies de la Collection Itaú,Maison Européenne de la Photographie, Paris, França [2012]; Jogos de Guerra, Caixa Cultural RJ, Rio de Janeiro, Brasil [2011]; Atenção: Estratégias Para Perceber a Arte, Museu de Arte Moderna [MAM SP], São Paulo, Brasil [2011]; MAM (NA) OCA, OCA, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil [2006]
From July 23 to August 17, Galeria Vermelho is presenting the solo shows Contratempo by Lia Chaia [halls 1 and 2], and João-ninguem by Rafael Assef [hall 3]. With these openings the gallery, inaugurated in 2002, has hit the 100th exhibition milestone. Also on July 23, Tijuana – a project dedicated to the creation, release and commercialization of artist’s books, publications and multiples – is inaugurating its new exhibition space. Installed in the gallery’s patio, the new project combines a newspaper stand with the exhibition space, reaffirming the innovative character of the project created in 2008 by Vermelho.
Rafael Assef - João-ninguem, Galeria Vermelho, São Paulo, SP - 24/07/2013 til 17/08/2013
Rafael Assef has distinguished himself in the current art scene by his works that reflect the limits of the body, by means of the recording of interventions experienced on his own skin or on that of volunteers, which reveal paths, marks and personal marks.
In the solo show João-ninguem [John Nobody], Rafael Assef presents elements of his most recent research. All together, the works featured in the exhibition seem to suggest that Assef’s interest has ceased to reveal the particular, the individual, as in previous series such as Amigos Azuis [Blue Friends] 1998, or Cartografia [Cartography] 2004, to now portray more universal questions that talk about things individuals share in common.
Nevertheless, the tattoo, an instrument used by Assef to underscore particularities, reappears in the polyptych Quadrados na Cor da Pele [Squares in the Color of Skin]. To create this work, the artist invited nine people to tattoo various parts of their bodies with squares filled with ink similar to the color of their skin. Later, Assef photographed the nine tattoos. Nearly invisible and presented side-by-side, the images of these tattoos no longer point to what in previous works distinguished the individual. Rather, they reveal what each individual shares in common with others.
The same characteristic can be perceived in the series Branding (os Nomes de Artistas, Nomes de Moda e Nomes de Hashi) [Branding (Names of Artists, Names of Fashion, and Names of Hashi)], 2013. The three sets weave commentaries about collective choices, about specificities of determined groups. Although lacking human presence, the new series reaffirms Assef’s interest in the questions of the representation of the body, particularly in relation to the use of photography.
Rafael Assef: selected solo shows - Jogo de Dados, Galeria Vermelho, São Paulo, Brazil [2008]; Do Corpo à Paisagem, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brazil [2006]; 2 Gritos, Galeria Vermelho, São Paulo, Brazil [2005]; Coleção Itaú de Fotografia Brasileira, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brazil [2013]. Selected group shows - Eloge du vertige: photographies de la Collection Itaú,Maison Européenne de la Photographie, Paris, France [2012]; Jogos de Guerra, Caixa Cultural RJ, Rio de Janeiro, Brazil [2011]; Atenção: Estratégias Para Perceber a Arte, Museu de Arte Moderna [MAM SP], São Paulo, Brazil [2011]; MAM (NA) OCA, OCA, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brazil [2006].