|
junho 26, 2013
Hugo Fortes e Síssi Fonseca - Arquivos Efêmeros na Mamute, Porto Alegre
Palestra performática foi apresentada na conferência internacional Performing Documents, em Bristol, na Inglaterra.
Estúdio Galeria Mamute, que comemora um ano em junho de 2013, recebe o trabalho pela primeira vez no Brasil, em 29 de junho, às 19h.
O Estúdio Galeria Mamute traz Hugo Fortes e Síssi Fonseca para apresentar, pela primeira vez no Brasil, Arquivos Efêmeros. A palestra performática, em 29/6, às 19h, subverte as noções tradicionais de apresentação formal de trabalhos de artistas, onde os artistas reelaboram o arquivo de imagens de sua trajetória a partir de um ‘reencenamento’ alterado de trechos de performances anteriores, que ganham um novo significado e uma nova narrativa.
O trabalho discute o processo de documentação de performances e sua reapresentação, a memória e seu acionamento poético por meio da atuação corporal, as relações entre arte e vida e as conexões possíveis entre o processo discursivo e a ação poética que constituem um trabalho de arte.
O projeto Arquivos Efêmeros, que oferece bate papo com os artistas depois da apresentação, é incentivado pelo Ministério da Cultura. Apresentação no RS é uma parceria entre a Galeria Mamute e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAVI/UFRGS.
Novidade
Como parte das comemorações do primeiro ano, o Estúdio Galeria Mamute, inaugura Sala do Artista, espaço que apresenta os artistas representados pela Mamute. Antônio Augusto Bueno, Beatriz Rauscher, Bruno Borne, Elaine Tedesco, Jander Rama, Hugo Fortes, Mariza Carpes, Marilice Corona, Marcelo Gobatto, Nathália Garcia, Teresa Poester, Samy Sfoggia e Sandra Rey, com obras em diversos suportes, estão disponíveis para aquisição.
Sobre os artistas
Síssi Fonseca www.sissifonseca.com e Hugo Fortes www.hugofortes.com
Hugo Fortes e Síssi Fonseca são parceiros na arte e na vida. Embora também tenham carreiras individuais, nos últimos anos os artistas vem apresentando uma série de performances em dupla. Seus trabalhos já foram exibidos em cerca de 15 países, incluindo apresentações na Whitespace Gallery nos EUA, no Arnolfini Center, Inglaterra, na embaixada nórdica em Berlim, na Galeria Artcore em Paris, na Bienal Internacional de Performance do Chile, no Festival de La Tierra na Venezuela, além de diversos locais no Brasil.
De 2004 a 2006 viveram em Berlim, onde Hugo Fortes desenvolveu parte de seu doutorado e Síssi Fonseca aprofundou suas pesquisas em performance. Atualmente Hugo Fortes é professor doutor na USP e Síssi Fonseca atua como assistente de direção de diversas peças teatrais.