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junho 20, 2013
Alberto Baraya - Expediciones pacíficas na Nara Roesler, São Paulo
No dia 22 de junho, das 11h às 15h, a Galeria Nara Roesler inaugura exposição individual do artista colombiano Alberto Baraya. Com obras resultantes de suas expedições pela Nova Zelândia, China (Shanghai), Colômbia (Teyuna), Austrália e Peru (Machu Picchu), entre 2009 e 2013, a mostra lança um olhar retrospectivo sobre as relações que o artista-viajante estabeleceu com os diversos contextos locais com que teve contato.
São exibidos trabalhos do projeto Herbario de plantas artificiales que, segundo Baraya, “estará em desenvolvimento por muito tempo". O artista cataloga obsessivamente – e com rigor científico – plantas artificiais encontradas em cada um dos países visitados, questionando a racionalidade científica. Essas novas taxonomias agregam componentes subjetivos, discutem identidades e incorporam produtos residuais do mercado. Os objetivos das antigas missões científicas ganham uma roupagem contemporânea, profundamente crítica.
É o caso, também, da série de fotografias em preto e branco oriunda de sua expedição ao Machu Picchu, chamada Antropometrias aproximadas. Ferramenta do início da antropologia física, a antropometria foi utilizada para identificar e compreender as variações físicas humanas e, em diversas ocasiões invalidadas pela história, correlacionar características físicas e psicológicas a fatores étnicos e raciais. Nestes trabalhos, Alberto Baraya revê não apenas a exploração arqueológica da área do Machu Picchu, que ocorre desde 1901, mas propõe uma reflexão sobre a ideia de "descobrimento" de uma cultura pelas mãos da outra, tendo suas medidas tomadas por nativos e por turistas de toda parte do mundo.
Em Expedición Teyuna, projeto selecionado previamente para o Laboratório Curatorial da SP-Arte, o exercício do artista foi muito mais familiar geograficamente, embora igualmente distante em termos culturais. Povos locais foram convidados a posar com reproduções artificiais da flora nativa de Teyuna, a Cidade Perdida da Colômbia. As questões de mercado, frequentemente mencionadas no trabalho catalográfico de Baraya, são especialmente importantes na história de Teyuna. Descoberta por saqueadores em 1972, a cidade chegou ao conhecimento de antropólogos e arqueólogos apenas em 1976, quando estatuetas de ouro e urnas de cerâmica começaram a aparecer no mercado negro local.
Um desdobramento da instalação La fábula de los pájaros, apresentada na Bienal de Cuenca, no Equador, reúne aves empalhadas, típicas da América Latina, levando o espectador a diferentes maneiras de contemplação de paisagens controladas: a paisagem dos pássaros dissecados e taxidermizados como instrumento científico e sua relação com a paisagem de todo o território bolivariano, seu habitat natural.
A exposição na Galeria Nara Roesler fica em cartaz de 24 de junho a 20 de julho de 2013.
SOBRE O ARTISTA
Em atividade desde os anos 1990, Alberto Baraya utiliza a fotografia, o vídeo, a escultura, o objeto e o desenho como linguagens de sua obra, de pronunciado viés crítico.
Alberto Baraya nasceu em 1968 em Bogotá, Colômbia, onde vive e trabalha. Participou de bienais como a 9ª Bienal de Xangai, China (2012), 11ª Bienal de Cuenca, Equador (2011); a 53ª Bienal de Veneza, Itália (2009); a 27ª Bienal de São Paulo (2006), Brasil; a 1ª Bienal de Medellín, Colômbia (1997); a Bienal do Caribe, em Santo Domingo, República Dominicana (2003); e a 4ª Bienal de Bogotá, Colômbia (1994). Teve suas obras expostas internacionalmente em exposições individuais, como Expedition Bogotá-Indianapolis (com Danielle Riede), no Indianapolis Museum of Contemporary Art, EUA (2011) e Herbario de plantas artificiales, no Museo de Arte Moderno La Tertulia, Cali, Colômbia (2004). Participou de importantes exposições coletivas como Disrupted nature no Museum of Latin American Art, Long Beach, EUA (2013), El cazador y la fábrica na Fundación/Colección Jumex, Cidade do México (2013), Botánica: after Humboldt, no Centro de Arte y Naturaleza, em Huesca, Espanha, e Play with me, também no Museum of Latin American Art, Long Beach, EUA (ambas em 2012); Everything has a name, or the potential to be named, Gasworks, Londres, Reino Unido (2009); Paraísos indómitos, no MARCO Museo de Arte Contemporáneo, em Vigo, Espanha (2008) e Positions in context: CIFO Grants Program Exhibition, na Cisneros Fontanals Art Foundarion, em Miami, EUA (2007). Suas obras podem ser encontradas em coleções públicas, como as do Museum of Latin American Art, Long Beach, do Tamarind Institute, Albuquerque e da United States Information Agency, todas nos EUA; do Banco de la República e do Museo de Arte Universidad Nacional de Colombia, ambos em Bogotá, Colômbia; e do Instituto de la Juventud, Madri, Espanha.