|
junho 12, 2013
ramal_mixtape na Baró, São Paulo
Exposição de arte de sonora da Baró tem “visitação” exclusiva via telefone
ramal_mixtape, Baró Galeria, São Paulo, SP - 18/06/2013 a 20/07/2013
A partir do sábado, 15/6, a Baró Galeria e o curador Gabriel Bogossian dão início a uma experimentação inovadora. Trata-se da primeira exposição de arte de sonora da Baró, que tem “visitação” exclusiva via telefone (11-3666-6489). A mostra ramal_mixtape vai disponibilizar trabalhos em áudio assinados por seis artistas brasileiros, que poderão ser ouvidos apenas por quem ligar para o telefone fixo da Baró.
Participam da mostra sonora os artistas Lourival Cuquinha, Renata Padovan, Dudu Tsuda, Daniel Scandurra, Ricardo Carioba e Dora Longo Bahia. A produção de todos eles, segundo o curador, toca a pesquisa em torno da arte sonora, com maior ou menor intensidade. “Vivemos uma época que não tem identidade; a identidade dela é a música. Por isso, a ideia de ramal_mixtape é reunir obras de arte que são áudio, música, enfim, que são ecos desse tempo sem identidade”, explica Bogossian.
As obras em áudio vão estar em um ramal do telefone da Baró, além de substituir aquela tradicional (e geralmente chatíssima) musiquinha de espera. No total são aproximadamente 50 minutos de arte em forma de som, que podem se ouvidos no total ou separadamente. Cuquinha expõe fragmentos de conversas obtidas no trabalho Ouvidoria, em que é possível utilizar um telefone público de graça desde que se concorde em ter as conversar ouvidas por outras pessoas. Renata Padovan mostra uma seleção de sons abstratos, enquanto Carioba promete surpreender com uma obra inédita e pensada exclusivamente para a mostra.
“A Arte sonora no Brasil é supreendentemente pouco explorada considerando a enorme importância de música para a cultura brasileira”, comenta Bogossian. Com a abordagem, a arte contemporânea ganha a característica de mobilidade e tem seu alcance ampliado, podendo ser acessada de qualquer lugar e a qualquer horário. Além disso, a proposta promete minutos de espera muito menos entediantes para quem está do outro lado da linha.