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junho 11, 2013
Gisela Motta e Leandro Lima - Espera na Vermelho, São Paulo
A galeria Vermelho apresenta, de 15 de junho a 13 de julho de 2013, as exposições "Zero Substantivo", de Odires Mlászho, um dos representantes do Brasil na 55a Bienal de Arte de Veneza, e “Espera”, da dupla Gisela Motta [1976] e Leandro Lima [1976].
Gisela Motta e Leandro Lima - Espera, Galeria Vermelho, São Paulo, SP - 18/06/2013 a 13/07/2013
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Além de ser o artista precursor da Arte Conceitual, Marcel Duchamp foi também um grande enxadrista. Na individual “Espera”, Gisela Motta [1976] e Leandro Lima [1976] apresentam “Contra Duchamp” de 2013, uma série que reencena 21 partidas disputadas por Duchamp. Os jogos são reproduzidos em animações apresentadas em dispositivos luminosos [LED], a partir das notações codificadas no início do século passado. Mais do que uma representação exata das partidas, o objetivo de Motta e Lima é revelar o artista como jogador.
“Espera”, instalação de 2013 que combina projeções de vídeo e bancos instalados no espaço expositivo, simula focos de luz que misturam sombras reais às sombras dos visitantes da exposição. Os bancos servem como mobiliário e podem ser usados pelos visitantes. Sobre eles, sombras impregnadas revelam presenças que em algum momento estiveram ali sentadas. Associando vivências e experiências que se desdobram como registro poético, “Espera” aproxima o tempo presente a memórias de situações já ocorridas.
Pilhas de enciclopédias em diferentes formatos, fontes e datas, constituem a obra “Deposição” [2013]. A obra é composta por distintas enciclopédias impressas entre os anos de 1961 e 1996. Uma delas é a Enciclopédia Britannica. Publicada desde de 1771 no Reino Unido, a publicação contou com 15 edições atualizadas ao longo de 241 anos. O fim da versão impressa em papel foi anunciada em março de 2012. Para criar “Deposição”, Motta e Lima se basearam na ideia de acúmulo e sedimentação do tempo e do conhecimento contidos nessas enciclopédias. Com ela, Motta e Lima pretendem apontar para a situação anacrônica desse sistema de catalogação de conhecimento.
O tempo dá a tônica para a exposição “Espera”. Ele aparece em “Contra Duchamp”, representado na partidas de xadrez disputadas por Duchamp, como repetição e acúmulo em “Espera”, e na formação sedimentar de colunas de livros em “Deposição”.
Gisela Motta e Leandro Lima - Seleção de exposições individuais: SOPRO, Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB RJ], Rio de Janeiro [2012]; ANTI-HORÁRIO, Galeria Vermelho, São Paulo [2012]; Dial M for murder, Centro Cultural Britânico, São Paulo [2009]; Foreing Element, Hiap Project Room, Helsinque [2007]. Seleção de exposições coletivas: Bouillants #5, Vern-sur-Seiche, Bretagne [2013]; Nam June Paik Award 2012, Kunstmuseum Bochum, Bochum [2012]; Território de Contato, SESC Pompéia, São Paulo [2012]; 8ª Bienal do Mercosul: Extranatureza, Porto Alegre [2011]; 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, Sesc Belenzinho, São Paulo [2011]; Höhenrausch 2: Bridges in the Sky, OK Center for Contemporary Art, Linz [2011]; Constructing Views,New Museum, Nova York [2010]; 5ª Bienal VentoSul: Água Grande: Os Mapas Alterados Curitiba [2009]; 2º Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas, Centro Cultural Dragão do Mar, Fortaleza; Museu de Arte Moderna [MAM RJ], Rio de Janeiro; Museu Oscar Niemeyer, Curitiba; Centro Cultural Palácio da Justiça, Manaus [2008].
Gisela Motta e Leandro Lima - Espera, Galeria Vermelho, São Paulo, SP - 18/06/2013 til 13/07/2013
From June 15 to July 13, 2013, Galeria Vermelho is presenting the exhibitions Zero Substantivo [Substantive Zero], by Odires Mlászho, one of Brazil’s representatives at this year’s 55th Venice Biennale, and Espera [Waiting], by artist duo Gisela Motta and Leandro Lima.
Besides being the forerunner of conceptual art, Marcel Duchamp was also a great chess player. In the solo show Espera, Gisela Motta (1976) and Leandro Lima (1976) present the 2013 work Contra Duchamp [Against Duchamp], a series that reenacts 21 chess games played by Duchamp in the beginning of the 20th century. The games are reproduced in animations made with LEDs, based on the game notation codes. Motta and Lima’s aim here is not to so much to make an exact representation of the games, but rather to reveal the player behind the great artist.
On benches displayed on the exhibition space an image of a seated person – revealed only by the projection of that person’s shadow on the floor – suggests tiredness and impatience. The installation Espera (2013), from which the exhibition gets its name, creates an interplay of shadows of two people, suggesting that it is impossible for them ever to meet.
Piles of encyclopedias in different formats, fonts and dates, appear at various places in the show, constituting the work Deposição [Deposition]. With this artwork, Motta and Lima allude to the anachronistic status of encyclopedias. Evolution of digital media makes the system of cataloging used in these reference books obsolete, since nowadays any one of these piles would fit on a small silicon chip.
The hallmark of the exhibition Espera is time. It appears in Contra Duchamp as an essential element of Duchamp’s chess games, in the repeated search for the encounter in Espera, and in the sedimentary formation of the columns of books in Deposição.
Gisela Motta e Leandro Lima – Selected solo shows: SOPRO, Centro Cultural Banco do Brasil [CCBB RJ], Rio de Janeiro [2012]; ANTI-HORÁRIO, Galeria Vermelho, São Paulo [2012]; Dial M for murder, Centro Cultural Britânico, São Paulo [2009]; Foreing Element, Hiap Project Room, Helsinque [2007]. Selected group shows: Bouillants #5, Vern-sur-Seiche, Bretagne [2013]; Nam June Paik Award 2012, Kunstmuseum Bochum, Bochum [2012]; Território de Contato, SESC Pompéia, São Paulo [2012]; 8ª Bienal do Mercosul: Extranatureza, Porto Alegre [2011]; 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, Sesc Belenzinho, São Paulo [2011]; Höhenrausch 2: Bridges in the Sky, OK Center for Contemporary Art, Linz [2011]; Constructing Views,New Museum, Nova York [2010]; 5ª Bienal VentoSul: Água Grande: Os Mapas Alterados Curitiba [2009]; 2º Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas, Centro Cultural Dragão do Mar, Fortaleza; Museu de Arte Moderna [MAM RJ], Rio de Janeiro; Museu Oscar Niemeyer, Curitiba; Centro Cultural Palácio da Justiça, Manaus [2008].