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abril 12, 2013
Lançamento do livro Conversas com Curadores e Críticos de Arte na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
O livro "Conversas com Curadores e Críticos de Arte" - Editora Circuito, com 365 p. - investiga a atuação dos jovens profissionais da área no Brasil. Organizado pelo escritor Renato Rezende e pelo historiador e crítico Guilherme Bueno, a edição tem patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura RJ – Edital Artes Visuais 2011
O livro resulta de uma série de entrevistas feitas pelos autores com 14 jovens curadores e críticos de arte (a maioria nascida na década de 1970): Carlos Cassundé, Cauê Alves, Clarissa Diniz, Cristiana Tejo, Daniela Labra, Felipe Scovino, Fernanda Lopes, Gabriela Kremer Motta, Janaína Melo, Luisa Duarte, Marcelo Campos, Marisa Flórido, Orlando Maneschy e Sergio Martins.
A edição será lançada pela Editora Circuito, no dia 17 de abril, às 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O projeto foi feito com patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura – Rio de Janeiro – Edital Artes Visuais 2011. No lançamento, haverá um debate com Renato Rezende, Guilherme Bueno e as críticas de arte Glória Ferreira e Clarissa Diniz.
A ideia dos organizadores foi mostrar que existe um pensamento articulado e original na arte contemporânea, refutando os clichês da ausência de critérios ou de vale-tudo. Outro objetivo foi discutir com os entrevistados o significado de uma década (ou quase) de atuação, tanto do ponto e vista pessoal com suas convicções e dúvidas, quanto das transformações do cenário artístico. Com informações fundamentais para artistas e estudiosos de arte contemporânea, o livro insere-se como material primário para a compreensão da prática crítica e curatorial recentes.
Críticos de arte entrevistados:
Carlos (Bitu) Cassundé (Várzea Alegre, CE, 1976)
Cauê Alves (São Paulo, 1977)
Clarissa Diniz (Recife, 1985)
Cristiana Tejo (Recife, 1977)
Daniela Labra (Santiago do Chile, 1974)
Felipe Scovino (Rio de Janeiro, 1978)
Fernanda Lopes (Rio de Janeiro, 1979)
Gabriela Kremer Motta (Pelotas, 1975)
Janaína Melo (Belo Horizonte, 1974)
Luisa Duarte (Rio de Janeiro, 1979)
Marcelo Campos (Rio de Janeiro, 1972)
Marisa Flórido (Rio de Janeiro, 1962)
Orlando Maneschy (Belém, 1968)
Sergio Martins (Rio de Janeiro, 1975)
SOBRE OS AUTORES
Guilherme Bueno é historiador e crítico de arte, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no Instituto de Artes da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Doutor em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi professor colaborador da Escola de Belas Artes da instituição (EBA/UFRJ) e membro da equipe editorial da revista Arte & Ensaios. Dirigiu a Divisão de Teoria e Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e integrou diversas comissões de júri da Funarte e de outras instituições no Brasil. Com artigos e ensaios sobre arte moderna e contemporânea brasileira e internacional publicados em variadas revistas, livros e catálogos, é autor do catálogo Mapa de agora: a recente arte brasileira na coleção João Sattamini (Instituto Tomie Othake, 2002) e co-autor, com Franz Manata, do CD-Rom Cronologia da arte brasileira, século 20 (Funarte, 2005).
Renato Rezende é mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo Instituto de Artes da UERJ, autor de Ímpar (Lamparina, 2005, Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional), Guilherme Zarvos por Renato Rezende (Coleção Ciranda da Poesia, EDUERJ, 2010), Coletivos (com Felipe Scovino, Circuito, 2010), No contemporâneo: arte e escritura expandidas (com Roberto Corrêa dos Santos, Circuito/FAPERJ, 2011) e Experiência e arte contemporânea (organizado com Ana Kiffer e Christophe Bident, Circuito/CAPES, 2012). Entre suas principais realizações como artista visual estão o projeto MY HEART, em parceira com Dirk Vollenbroich, montado na Fundação Baldreit, em BadenBaden, Alemanha, em 2010, e no Instituto Oi Futuro em janeiro 2011; e o poema visual Eu posso perfeitamente mastigar abelhas vivas (Oi Futuro, Ipanema, Rio de Janeiro, maio-julho 2010). Em 2012 foi contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais.