|
março 30, 2013
Jonathas de Andrade e Marco Paulo Rolla na Galeria Vermelho, São Paulo
Jonathas de Andrade - Nostalgia, sentimento de classe, Galeria Vermelho, São Paulo, SP - 03/04/2013 a 27/04/2013
Obra apresentada na exposição Future Generation Art Prize 2012 [Shortlist 2012], em Kiev [Ucrânia], em 2012-2013, “Nostalgia, sentimento de classe” rendeu a Jonathas de Andrade um dos seis prêmios especiais concedidos pela Fundação Victor Pinchuk a jovens artistas.
A obra reproduz o painel de uma casa tropical moderna em tamanho real, tranformando os azulejos dessa casa em peças de fibra de vidro com as mesmas dimensões do original (15 x 15 x 10 cm).
Como em uma ruína, partes desse painel são removidas e substituídas por palavras de um manifesto acerca de questões sobre a arquitetura, a vida, a humanidade e seu papel na história da civilização. Essa operação remove o que é contextual no texto, revelando sua estrutura político ativista, além do tom utópico que pertence a tempos passados. Para Jonathas de Andrade, ruína e utopia alimentam, nos dias de hoje, uma relação nostálgica com o passado em que história e modernidade são consumidas como bens de classe.
Marco Paulo Rolla - Objetos do Desejo, Galeria Vermelho, São Paulo, SP - 03/04/2013 a 27/04/2013
Imagens de objetos banais, como armários, cômodas, sofás, tapetes e utensílios caseiros dos mais variados, coabitam nos desenhos, pinturas, instalações e performances de Marco Paulo Rolla. Retiradas de seus entornos, esses objetos pretendem questionar os limites da existência humana e os riscos que ela envolve. Na mostra, Rolla apresenta parte dos desenhos da série “Objetos do Desejo”, e o registro da performance que tem o mesmo título, todos criados entre os anos de 1998 e 1999.
Na abertura da exposição, será lançado o livro “Vertigem”, que reúne parte da produção do artista. Editado pelo Centro de Experimentação e informação de Arte [CEIA], o livro reúne, de forma não cronológica, imagens de obras criadas a partir de 1988, além de textos e entrevistas com Rolla. Bilíngue, “Vertigem” foi organizado pelo próprio artista e pela curadora Cristina Tejo que também assina um dos textos e uma entrevista com o artista. O livro conta ainda com a colaboração do professor da escola de Belas Artes da UFMG, Marcos Hill.
SOBRE OS ARTISTAS
Jonathas de Andrade
Maceió, 1982.
Exposições Individuais [seleção] 4000 Disparos, Musée d'art Contemporain de Montréal, Montreal, Canadá [2013]; Ressaca Tropical, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil [2010]; Amor e Felicidade no Casamento, Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil [2008]. Exposições Coletivas [seleção] Blind Field, Krannert Art Museum, Champaign, ILL, EUA [2013]; Future Generation Art Prize 2012 [21 Shortlisted Artists], Pinchukartcentre, Kiev, Ucrânia, When Attitudes Became Form Become Attitudes, CCA Wattis Institute for Contemporary Art, San Francisco, EUA, The Ungovernables, New Museum Triennial, New Museum, Nova Iorque, EUA [2012]; Untitled (12ª Bienal de Istambul), Istambul, Turquia [2011]; 29ª Bienal de São Paulo - Há sempre um copo de mar para um homem navegar, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil [2010].
Marco Paulo Rolla
São Domingos do Prata, 1967.
Exposições Individuais [seleção] Desejos do Pensamento, Quadrum Galeria de Arte, Belo Horizonte, Brasil [2011]; Êxtase, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, São Paulo [2010]; Tudo me é licito, mas nem tudo me convence, Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil [2009]; Do Corpo a Paisagem, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil [2006]. Exposições Coletivas [seleção] Encontros de Arte e Gastronomia, Museu de Arte Moderna [MAM-SP], São Paulo, Brasil [2012]; 32º Panorama da arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo [MAM SP], São Paulo, Brasil [2011]; 29ª Bienal de São Paulo/ Há sempre um copo de mar para um homem navegar, Pavilhão da Bienal, São Paulo, Brasil [2010]; Las comisuras de La Boca, Intervención en PROA café, Fundación PROA, Buenos Aires, Argentina [2009].