|
março 17, 2013
Daniel Escobar - você está aqui na Estúdio Galeria Mamute, Porto Alegre
Daniel Escobar - você está aqui, Mamute Estúdio Galeria, Porto Alegre, RS - 22/03/2013 a 19/04/2013
O Mamute Estúdio Galeria inicia sua programação em 2013 apresentando “Você Está Aqui”, mostra individual do artista gaúcho Daniel Escobar. A mostra apresentará um conjunto de obras recentes que estiveram presentes em importantes mostras realizadas pelo artista no último ano nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e New York.
Um mapa extraído do Google é desenhado sobre a parede a partir do acúmulo de fitas adesivas. Guias turísticos têm seus mapas, imagens e cenários transformados em cartografias labirínticas e ficcionais. Máquinas fragmentadoras constróem mapas com tiras de papel. Crostas geradas pela publicidade urbana tornam-se permeáveis, criando imagens híbridas a partir da sobreposição de sonhos de consumo.
Em tempos de GPS e Google Map, onde a cartografia parece viver uma era da abundância e do desperdício, estamos cada vez mais habituados a ser lembrados das posições e coordenadas que ocupamos no espaço - Você está aqui. No entanto, a partir do conjunto de obras apresentados nesta mostra, a expressão apropriada como título ganha novo sentido, tal qual os materiais utilizados pelo artista para a produção de seus trabalhos. Não se trata aqui de oferecer coordenadas de localização mas de pensar um conjunto de situações onde realidade e representação dos lugares parecem fundir-se, para que finalmente possamos nos identificar como habitantes destas cidades tão fictícias quanto reais.
Em sua produção recente, Daniel Escobar aborda as paisagens do desejo criadas pelo consumo e pelo entretenimento. Nesse sentido, a cidade ganha ares de sonho, de campo imaterial construído pela fantasia, seja pelas dobras de monumentos-ícone de guias turísticos, seja pela criação de caminhos labirínticos através da superposição de mapas. Como que a escavar infinitas camadas por debaixo da imagem publicitária, seus trabalhos parecem estar na iminência de desaprisionar fantasmas adormecidos nas cidades, isto é, fantasias latentes sob a face fria do anonimato.
DANIEL ESCOBAR é artista graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Entre suas mostras recentes destacam-se as individuais Fictitious Topographies, na RH Gallery em New York e Campos Migratórios, na Funarte MG em Belo Horizonte. Sua trajetória inclui a participação no programa Bolsa Pampulha, residência artística concedida pelo Museu de Arte da Pampulha (MG), o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea em duas edições consecutivas (SP/2010 e MG/2011), e o Prêmio Fiat Mostra Brasil (SP). Possui obras em acervos públicos no Brasil e no exterior. Em Porto Alegre realizou mostra individual no Goethe-Institut, em 2005, recebeu o Prêmio Artista Revelação na primeira edição do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas e mais recentemente participou do programa Artista Convidado do Atelier de Gravura da Fundação Iberê Camargo. Entre 2008 e 2012, residiu em Belo Horizonte onde manteve seu estúdio e desenvolveu diversos projetos artísticos. Mais informações sobre a trajetória de Daniel Escobar podem ser encontradas em: www.danielescobar.com.br
BERNARDO JOSÉ DE SOUZA é curador de arte, professor universitário e colaborador de publicações sobre cultura visual. Atualmente trabalha na Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, onde ocupa o posto de Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia, e na Escola Superior de Propaganda e Marketing, onde é professor no curso de Pós Graduação em Moda. Além disso, ele é curador associado da 9° Bienal do Mercosul. Desde 2005, vem desenvolvendo projetos de artes visuais para a Prefeitura de Porto Alegre, tais quais exposições, ciclos de cinema, publicações, premiações, seminários e programas educativos. Paralelamente, atua como curador independente, realizando projetos junto a outras instituições públicas e privadas, como o MAC RS - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e a Fundação Ecarta. Foi professor no curso de Pós Graduação em Cinema Expandido da PUC RS, na Escola de Design da Unisinos, no SENAC Moda SP e na FEEVALE. É membro dos conselhos curadores do MAC RS, da FUNDACINE e da Fundação Vera Chaves Barcellos. Foi colaborador da revista Vogue e do Jornal Folha de SP.
MAMUTE ESTUDIO GALERIA é um espaço destinado à criação, produção e circulação de obras que dialogam com a tecnologia digital, com foco de pesquisa na imagem-movimento, vídeo. Dirigido por Niura Borges, o Mamute tem compromisso com a prática e a reflexão artísticas nas artes visuais e seus entrecruzamentos. Entre as atividades promovidas estão mostras audiovisuais, exposições artísticas, oficinas, cursos, palestras, seminários, intercâmbios e residências artísticas em espaço físico próprio.