|
fevereiro 14, 2013
Nômade 2e1 - Projeto de residência artística do ateliê Coletivo 2e1
Elen Gruber é a artista residente da primeira edição
Elen Gruber - Nômade 2e1 - 1a. Edição, Ateliê Coletivo 2e1, São Paulo, SP - 20/02/2013 a 04/03/2013
O projeto Nômade 2e1 consiste em residências artísticas de dois meses, realizadas no Coletivo 2E1, ateliê localizado em Perdizes, na capital paulista. As residências englobam a produção de exposições e bate-papos com o público sobre o processo de criação. Durante este período, o artista participante é acompanhado por dois profissionais (artistas, críticos, curadores), criando assim um espaço de intercâmbio e fortalecendo a produção de conhecimento.
A primeira residente é a jovem radicada paulistana Elen Gruber, que, desde 19 de dezembro, pesquisa procedimentos controle em ambientes hospitalares para execução de vídeos e performances, acompanhada pelo artista visual Daniel Caballero e pelo crítico Douglas Negrisolli. No último dia 15 de janeiro o trio conversou com o público sobre o primeiro mês de pesquisa e o projeto de execução/apresentação dos trabalhos em andamento. A exposição com os resultados da residência abre em 19 de fevereiro, precedida de um segundo bate-papo com a artista.
Sobre o ateliê Coletivo 2e1
Nascido em 2010, nos encontros de grupo de estudos, então orientados por Carolina Paz em seu ateliê, o 2e1 era uma ideia, um desejo. Sua vocação, desde o princípio, é a do convívio e a geração de conhecimento relacionados às artes visuais contemporâneas.
Em 2012, já em um espaço maior, foram realizados eventos expositivos chamados GetTogether onde vários artistas puderam experimentar suas ideias e compartilhar seus processos criativos.
Hoje, o espaço recebe artistas, críticos e curadores de diferentes cidades do Brasil e do mundo.
O Ateliê Coletivo 2e1 é um espaço de trabalho, ocupação, convivência e criação de conhecimento em artes visuais. Além da produção artística promove encontros, exposições e cursos.