|
fevereiro 13, 2013
Galerias brasileiras estreiam na ArcoMadrid 2013
Programa de orientação leva três jovens galerias brasileiras a edição 2013 da feira
A ARCOmadrid, uma das maiores feiras de arte da Europa e a primeira no calendário anual, conta, na edição 2013, com mostras de 240 galerias. O evento acontece do dia 13 a 17 de fevereiro e ocupa os pavilhões 08 e 10 da Feira de Madri (IFEMA). O Brasil será representado por dez galerias e três dessas são estreantes. O país esteve presente nas últimas treze edições da feira, mas 2013 será o ano com o maior número de galerias brasileiras desde 2008.
A novidade desta edição, é que o escritório curatorial Latitudes criou um programa de orientação inédito, que promove a estreia das galerias Emma Thomas, Sim Galeria e Galeria Jaqueline Martins na ARCO 2013. As jovens galerias foram guiadas por todos os passos necessários para participar feira, os pré-requisitos incluem a seleção das obras, o transporte, a aplicação inicial e a estratégia global. A ideia foi implementada em parceria com a organização da ARCOmadrid, e este é o primeiro ano que um projeto nesse formato é realizado.
O Latitudes é o novo título do Projeto de Promoção Internacional de Negócios de Arte Brasileira, que é uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Investimento) e da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT). O objetivo é melhorar o profissionalismo dentro do mercado de arte e proporcionar as galerias brasileiras novas oportunidades de comércio internacional.
Um dos diretores da Sim Galeria, Guilherme Simões de Assis reafirma que a ARCO é uma importante porta de entrada da arte brasileira no exterior. “É uma feira onde, tradicionalmente se fazem muitos contatos com curadores e diretores de museus, o que se traduz em oportunidades de visibilidade para os artistas”.
Outra novidade deste ano na ARCOmadrid é que ela voltará a ter um espaço para o debate em torno da atualidade criativa e do mercado da arte, com participação de cerca de 150 profissionais da área, entre artistas, galeristas, colecionadores, críticos e diretores de museus, uma ótima oportunidade para trocar projetos e ideias.
O Brasil será representado pelas galerias: de São Paulo, Baró, Casa Triângulo, Emma Thomas, Dan, Jaqueline Martins, Luciana Brito, Mendes Wood e Vermelho; de Curitiba, Sim e Ybakatu.