|
agosto 29, 2012
Encontros de arte e gastronomia no MAM-SP
Pela primeira vez, chefes e artistas criam experiências artístico-degustativas em um espaço expositivo de museu nos Encontros de arte e gastronomia, que estreiam no dia 3 de setembro, a partir das 20h
Para lançar nova linha curatorial do MAM, que investe na gastronomia como forma de criação, cozinha de tecnologia de ponta da Electrolux será montada na Sala Paulo Figueiredo e abrigará as intervenções de duplas de profissionais das duas áreas com a curadoria de Felipe Chaimovich e Laurent Suaudeau
O Museu de Arte Moderna de São Paulo inova mais uma vez e consolida uma nova linha curatorial, que coloca a gastronomia como vertente de criação artística pela primeira vez dentro de um museu. Sob curadoria de Felipe Chaimovich e Laurent Suaudeau, os Encontros de arte e gastronomia trazem duplas formadas por chefes e artistas visuais de renome para criar experiências artístico-degustativas na Sala Paulo Figueiredo. Cada dupla ocupa o espaço de terça-feira a sábado, da forma como acharem melhor durante o horário de funcionamento do MAM (das 10h às 18h). A abertura acontece no dia 3 de setembro, a partir das 20h, e as duplas trabalham de 4 de setembro até 10 de novembro. A iniciativa tem o patrocínio masterdo CreditSuisse, patrocínio da Redecard e apoio da Electrolux.
A comida e as situações de encontro ao redor da mesa – a comensalidade, compreendida como companhia para refeições – tem sido utilizada por diversos artistas contemporâneos como subsídio poético para obras de arte. O MAM tem buscado pesquisar estas vertentes e, assim, apresentou recentemente misturas envolvendo todos esses campos; em relação à gastronomia, as mostras Ecológica e Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera, ambos em 2010, tiveram a comida como temática. A partir desses precedentes, concebeu-se a mostra, na qual se busca promover as visões artísticas de cozinheiros e artistas contemporâneos: a cada semana, um cozinheiro e um artista desenvolverão uma experiência artístico-gastronômica em conjunto, somando suas competências específicas, diante do público.As duplas contarão também com uma horta de temperos cultivada na Escola Municipal de Jardinagem.
Não há premissas estabelecidas. Cada grupo poderá atuar livremente dentro das condições da cozinha montada na Sala Paulo Figueiredo, o que confere bastante liberdade de criação. A Electrolux trouxe da Europa uma cozinha altamente tecnológica composta de dois módulos em aço que incluem fogão com aquecimento por indução e coifa integrada, que impede que a fumaça produzida pelo cozimento vaze para o espaço expositivo, além de grill, pia com água encanada e refrigerador horizontal para procedimentos que necessitam de congelamento rápido. Assim, desde as receitas mais delicadas de pâtisserie como as carnes que precisam de precisão e tempo de cozimento poderão ser preparadas com a mesma eficiência.
A plateia será instalada na parede oposta à cozinha, numa arquibancada própria para acompanhar todos os movimentos realizados na cozinha. Esses serão totalmente registrados por câmeras instaladas no espaço expositivo, e alguns clipes dessas intervenções poderão ser assistidos via Facebook e Youtube.
Agradecimentos: para a instalação de uma cozinha com tecnologia de ponta, o evento conta com o apoio da Electrolux (cozinha Libero line), Julabo – Láctea (Termocirculador), Multivac (máquina a vácuo), Infinito (Thermomix), Bizerba (cortador de frios),Tramontina (utensílios de cozinha), Zwilling J.A. Henckels Brasil (facas, copos, panelas Cocotte), Qualicorte–RobotCoupe (extrator de suco, multiprocessador e mixer), Nespresso, Casa das Festas (serviço de mesa), Equipomaster (gabinetes de inox, bancadas e cubas) e Bragard (uniformes). Os assistentes de cozinha do evento serão selecionados da Casa do Zezinho.