|
fevereiro 6, 2012
CAPACETE anuncia os novos diretores
CAPACETE anuncia os novos diretores
Amilcar Packer
Manuela Moscoso
assumirão a direção artística. A escolha reflete a intenção de ampliar as trocas e os laços no continente americano. Ambos estarão, a partir deste momento, colaborando e desenhando seu programa para 2013.
Ao longo deste ano, o Capacete Entretenimentos iniciará uma série de ações para captar recursos e viabilizar a implantação da nova diretoría e a continuidade do projeto.
Aproveitamos também para anunciar a nova comissão do Capacete, composta por: Jorge Lucas, Helmut Menna-Steegmann, Carla Rolnik, Daniel Mangrané Barreto, Renata Zaccagnini e Suely Batista (sic)*. A comissão, que tem vigência de 18 meses, terá um papel fundamental nesta nova étapa.
www.capacete.net
Amilcar Packer
Amilcar Packer nasceu em Santiago do Chile em 1974 e mudou-se para o Brasil em 1982. Formado em filosofía pela Universidade de São Paulo, desenvolve uma prática de trabalho na qual desloca, subverte e re-contextualiza objetos do cotidiano, arquitetura e o corpo humano, em ações, muitas vezes realizadas pelo próprio artista e geralmente apresentadas em fotografias, vídeos e instalações. Seu trabalho se baséia em idéias sobre a organização do mundo como linguagem e construção onde as práticas artísticas apontam para a possibilidade de renovação e invenção de modalidades de apreensão, de comportamento e de subjetivação, de resistência e fricção para confrontar estruturas históricas, políticas e sociais hegemónicas e homogeneizantes que rígidamente determinam os indivíduos. Nos últimos anos, vêm também desenvolvendo e organizando apresentações e encontros que envolvem formatos de leitura, ações coletivas e conversas, caminhadas e comidas.
Dentre algumas exposições que participou, destaca-se:
2011 - “Modify as needed”, Museum Of Contemporary Art, Miami, E.U.A. / 2010 - “Electrified: Hacking the public space”, S.M.A.K., Ghent, Bélgica. / 2009 - “Praxis : Art in Times of Uncertainty” - Thessaloniki Biennale, Thessaloniki, Grécia.
2008 - “Third Guangzhou Triennial: Farewell to Post-Colonialism", Guangzhou, China. “Interrogating Systems”, Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami, E.U.A. / 2006 – “Polissemiose”, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil. / 2005 - “L’autre Amérique: Art Contemporain du Brésil”Passage de Retz, Paris, França / 2004 - “On reason and emotion” – Biennale of Sydney, Museum of Contemporary Art, Austrália. / 1999 - “Panorama da Arte Brasileira 1999”, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil.
Manuela Moscoso
Manuela Moscoso é originária do Equador e da Colômbia, e atualmente reside em Nova Iorque, onde trabalha como Curatorial Fellow no Queens Museum of Art e como co-curadora da Queens International Biennial 2012, Three Points Make a Triangle. Ela também faz parte da equipe curatorial para a seção de projetos na ARCO 2012 (Madrid).
Ao longo dos últimos 10 anos, Manuela tem se especializado em comissionamento de novos projetos de arte e curadoria de exposições coletivas. Colaboraçõão a curto e longo prazo são essenciais para a sua prática. Em 2010, juntamente com a curadora Sarah Demeuse, fundou Rivet, um escritório curatorial baseado em Nova Iorque, projeto este direcionado à pesquisa que conjuga a organização de exposições a colaborações a longo prazo e publicações com profissionais contemporâneos. Mais recentemente, Moscoso curou exposições como Even in the Quietest Moments at Vogt Gallery (Nova Iorque) e The Action of Things na CCS Bard Galleries Nova Iorque), ambas que que envolveram aspectos específicos das pesquisas de Rivet.
Antes de trabalhar nos E.U.A., Manuela residiu em Madrid, Espanha, onde desenvolveu diversos projetos, exposições e eventos. Recentemente, organizou Before Everything, uma exposição de grande formato em co-curadoria com Aimar Arriola no CA2M (Madrid), que incidiu sobre a arte produzida na Espanha nos últimos 20 anos. Sua experiência e prática cresceram a partir do projeto curatorial auto-organizado em Madrid, los29enchufes, que co-fundou com Patricia Esquivias, em 2001, e que continua existindo como uma esporádica colaboração curatorial. Focada na proximidade ao processo de trabalho dos artistas, Manuela desenvolve a sua compreensão e envolvimento com práticas específicas. Além disso, ela também tem organizado projetos que visam fortalecer o intercâmbio curatorial em seu próprio contexto. Foi neste sentido que dirigiu a primeira residência curatorial em Madrid, em 2008, em colaboração com o SMAK (Ghent, Bélgica).
Manuela é Mestre em Estudos Curatoriais pelo Centro de Estudos Curatoriais do Bard College, E.U.A. e se formou(possui um BFA) em Belas Artes pela Central Saint Martins School of Art and Design, em Londres, na Inglaterra.
* Os nomes desembaralhados são: Jorge Menna-Barreto, Helmut Batista, Carla Zaccagnini, Daniel Steegmann Mangrané, Renata Lucas e Suely Rolnik.