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março 18, 2011

Sobre a exposição de Tiago Tebet

Formando um conjunto coeso, as obras evoluem de acordo com a técnica apurada e geometria precisa de Tiago Tebet. Em uma das paredes, uma grande tela faz prevalecer a vibração do amarelo. Trata-se de uma enorme cortina, elemento recorrente em suas pinturas, que ganha vida com o movimento construído pelo artista. Nas outras paredes, contudo, observa-se um conjunto coeso, que evolui de acordo com a técnica apurada e geometria precisa de Tebet, bem como com o uso da cor como matéria e do branco como luz pura. Esse conjunto sugere um efeito tridimensional que, em alguns casos, explodem para dentro e fora da tela, como côncavos e convexos imaginários.

O artista também se utiliza da paisagem. Não daquela com importância temática, fator tão presente na história da pintura, mas na paisagem que está por trás do que se pode observar numa primeira instância. Uma das pinturas, por exemplo, é dividida em três partes, cada uma em forma de tira horizontal, onde se tem a vista de fora da janela, podendo assim vislumbrar uma solitária e introspectiva paisagem.

Já observadas individualmente, as telas oferecem uma experiência intrínseca, quando a cor, geralmente vigorosa, é quem as determina. Geralmente, as pinturas de Tiago Tebet seguem a premissa da rigorosidade nos detalhes, principalmente nas construções geométricas, transformando a pintura numa produção perfeita da realidade. Tebet também contrapõe pinturas em tons de cinzas ou verdes, quase monocromáticas – seriam se não fosse o uso impecável do branco e do preto –, além de misturar cores primárias (azul, amarelo e vermelho), dosadas meticulosamente, promovendo uma experiência única.

Com apenas 24 anos de idade, Tiago Tebet já fez parte da Paralela 2010, além de ter participado da 40a. Annual de Artes Plásticas da FAAP, oportunidade em que recebeu o prêmio principal do evento. Em 2008, fez parte do Grupo Anarcademia, na Bienal Internacional de São Paulo e, em 2009, participou de exposição coletiva na Luciana Brito Galeria.

Posted by Paula Dalgalarrondo at 6:26 PM