|
outubro 18, 2010
Itaú Cultural sedia o 2º Fórum Latino-Americano de Fotografia
Sob o tema Fora de Casa Fora do Eixo / Exílios e Migrações na Fotografia, evento engloba mesas de debates, entrevistas, workshop, leitura de portfolio, exposição imagética, Fórum Virtual e leva ao instituto 65 convidados entre fotógrafos internacionais de renome, como o americano Alec Soth, o cubano Abelardo Morell, o inglês Martin Parr e o catalão Joan Fontcuberta
De 20 a 24 de outubro e sob a coordenação do fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava, o 2º Fórum Latino-Americano de Fotografia – Fora de Casa Fora do Eixo Exílios e Migrações na Fotografia cria, no Itaú Cultural, uma plataforma de discussão e reflexão e difusão da fotografia na região. Evento dá continuidade à primeira edição, realizada em 2007 no mesmo instituto, a partir da qual a fotografia brasileira intensificou a sua rede de relações com os demais países da América Latina e gerou uma ampla série de intercâmbios entre artistas, museus, curadores, galerias, festivais e encontros dos diversos países da região.
Consolidando a ideia central do Fórum, nesta edição se apresenta o resultado desses encontros, traduzido em mesas de debates, entrevistas, workshop e leitura de portfólio, dos quais participam 45 convidados internacionais. Entre eles, vale destacar o ítalo-venezuelano Paolo Gasparini, o guatemalteco residente na Argentina Luis Gonzáles Palma, o cubano residente nos Estados Unidos Abelardo Morell, o americano Alec Soth e o inglês Martin Parr, referencias na fotografia mundial.
O fórum agrega, ainda, a exposição de fotografia latino-americana ”Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros” que traz mais 20 convidados e apresenta 66 imagens. E a tudo isso se junta, também, o Fórum Virtual. Com edição de Alexandre Belém, este sítio na web (www.forumfoto.org.br) surge como pesquisa de conteúdo sobre a fotografia e seus vários sentidos na estratégia territorial de encontros e passagens. “Fazemos um exercício de aproximação com a produção autoral e reflexiva do campo fotográfico na América Latina”, observa o editor.
Na verdade, o Fórum Virtual está no ar desde antes deste encontro. Agora a redação é instalada no mezanino do instituto para cobrir o evento em direto, como um abrigo que processa diretamente as informações geradas no fórum e, interativamente, cruza relações e histórias. Ele mescla conteúdo noticioso, entrevistas, portfólios e reflexão sobre temas específicos. “A idéia é termos um fluxo dinâmico que preze pelo conteúdo, pelo encontro de percepções e discussão fotográfica”, diz Belém.
Debates
Sobre o tema do fórum, Iatã Cannabrava explica: “Com a expressão Fora de Casa, estamos falando de como, em pouco tempo, nossas origens se tornaram destinos (a diáspora européia virou a diáspora latina)”, diz. “Com Fora do Eixo mudamos o foco da discussão para o campo dos meios e suportes. Nesse vai e vem, estamos sempre tentando definir e redefinir uma fotografia latino-americana.”
Em discussão, neste caso, estão as novas plataformas de comunicação e produção que mesclam tal identidade imagética: as novas tecnologias, a internet, as redes sociais, a tênue fronteira entre a imagem estática e a imagem em movimento. “Tudo nos leva a cruzar as fronteiras o tempo todo, a experimentar mais livres que nunca”, conclui.
Estas questões são o ponto central do fórum, que abre dia 20 com dois workshops, já com as vagas preenchidas (Fotografia como Projeto Cultural, pelo catalão Claudi Carreras, fotógrafo, curador, pesquisador e professor; e Curadoria como (In) Disciplina, pelo cubano Juan Antonio Molina, crítico de arte e curador independente residente no México), e duas entrevistas abertas ao público: o espanhol Alejandro Castellote, editor e curador independente, entrevista o fotógrafo guatemalteco Luis González Palma, das 15h ás 16h30, e a fotógrafa brasileira Claudia Andujar é entrevistada por Rubens Fernandes Junior, professor, jornalista, pesquisador e curador de fotografia, das 17h30 às 19h.
Durante quatro dias, a seguir, são realizadas seis mesas de debates. Começam, na quinta-feira, 21, das 20h às 22h, com o tema Fora de Casa, em que curadores, pesquisadores e pensadores, que atuam ou atuaram fora de seus países de origem, discutem as mudanças de percepção ao trasladar o olhar para o estrangeiro. Com moderação do fotojornalista e curador brasileiro Eder Chiodetto, reúne a venezuelana Cecilia Fajardo-Hill, curadora do Museum of Latin American Art (Molaa), nos Estados Unidos; Juan Antonio Molina; Rubens Fernandes Junior.
O debate da sexta-feira, 22, no mesmo horário é Como Nos Vemos e como Somos Vistos – a Diluição da Identidade Nacional e procura definir as várias identidades da fotografia Nesta discussão, três curadores, de origens e estilos diversos, apresentam a sua visão particular. O brasileiro Milton Guran, antropólogo, curador e diretor do Festival Internacional de Fotografia Foto Rio, modera o debate entre o mexicano Alfonso Morales Carrillo, diretor da revista Luna Córnea, curador e pesquisador; Claudi Carreras, e o argentino Rodrigo Alonso, teórico em arte e tecnologia, professor e curador independente.
Para o sábado, 23, estão programadas três mesas. Na primeira, das 15h às 16h30, é apresentada a revista Sueño de la Razón, de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Gerada durante a primeira edição deste forum, a publicação é editada em rede por nove editores de sete países sul-americanos, e agora produz o quarto número. É apresentada pela chilena Andrea Josch Krotki, fotógrafa e diretora da Escola de Artes Visuais e Fotografia da Uniacc e da Sociedade Chilena de Fotografia, ambas em Santiago; o paraguaio Fredi Casco, coordenador editorial do El Ojo Salvaje – Mês da Fotografia no Paraguai, artista visual, escritor e editor, e o chileno Luis Weinstein, fotógrafo e gestor cultural.
Os convidados para esta apresentação são os editores Daniel Sosa, uruguaio, coordenador do Centro Municipal de Fotografia de Montevidéu (CMDF), Pablo Corral Veja, equatoriano, fotógrafo e fundador do site Nuestra Mirada e o fotógrafo brasileiro Pio Figueroa integrante do coletivo Cia de Foto.
Projetos e entrevistas
Das 17h30 às 19h, ainda do sábado, 23, é apresentado o Projeto Fotolivro Latino-Americano. Gênero que é objeto de desejo número um dos fotógrafos e fruto de trabalhos em equipe, também foi gestado na primeira edição do Fórum e será lançado em 2011. O espanhol Horacio Fernandez, professor-titular de história da fotografía da Faculdade de Belas Artes de Cuenca e curador, apresenta o projeto. Ele é comentado pelo brasileiro Cassiano Elek Machado, diretor editorial da Cosac&Naify; a americana Lesley A. Martin, diretora da Aperture Foundation; o inglês Martin Parr, fotógrafo, curador, professor e colecionador de fotolivros, o fotógrafo argentino Marcelo Brodsky, e o mexicano Ramón Reverte, diretor da Editorial Reverté.
A programação deste mesmo dia encerra com a mesa, das 20h às 22h, Fora do Eixo – as Novas Plataformas em que se discute o desaparecimento das fronteiras. O jornalista e professor brasileiro Ronaldo Entler modera o debate entre o brasileiro Eduardo Brandão, diretor da Galeria Vermelho, a também brasileira Giselle Beiguelman, artista, curadora e professora de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC/SP, e o peruano Jorge Villacorta Chávez, crítico de arte e curador independente.
No último dia, domingo, 24, a mesa Divagações sobre o Futuro acontece das 17h30 às 19h, e discute as novas tecnologias e suas implicações no questionamento sobre o futuro da imagem. A moderação é de Iatã Cannabrava. O debate gira entre o catalão Joan Fontcuberta, artista visual, professor, crítico, curador e historiador, a colombiana Maria Iovino, crítica e curadora independente e o brasileiro Mauricio Lissovsky, professor da UFRJ, pesquisador, historiador e roteirista.
Na série de entrevistas são realizadas conversas com grandes nomes e revelações da fotografia, especialmente os latino-americanos -- uns entrevistam os outros e o público assiste. Entre quarta-feira, 21 e sexta-feira, 22, além dos já citados Luis González Palma, entrevistado por Castellote, e Claudia Andujar entrevistada por Rubens Fernandes Junior; a colombiana Guadalupe Ruiz e a mexicana residente no Estados Unidos Livia Corona, ambas fotógrafas, são entrevistadas pelo também fotógrafo Marcelo Brodsky, argentino.
O cubano residente nos Estados Unidos Abelardo Morell, fotógrafo e professor, é entrevistado pela brasileira Georgia Quintas (Brasil), coautora do blog Olhavê e do site Perspectiva e curadora do Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), Pernambuco. Paolo Gasparini, fotógrafo venezuelano, é entrevistado pelo espanhol Horacio Fernandez. E o americano Alec Soth é entrevistado pelo inglês Martin Parr.
Leituras e workshops
Este ano, a série Leitura de Portfólio recebeu 345 inscritos – 31 internacionais e 299 brasileiros de pelo menos 15 estados do país – e esgotou rapidamente as vagas. Trata-se de uma plataforma para colocar em contato jovens fotógrafos, curadores, editores, de diretores de festivais abrindo caminho para a difusão de seus trabalhos. Feitas por representantes de festivais, galerias, editoras e instituições, estas leituras se tornam uma importante ferramenta para ampliar e fortalecer as redes de difusão da fotografia.
Entre os leitores vale destacar Bret Rogers, diretora da Photographers Gallerie de Londres; Lesley Martin, diretora da Aperture, Jorge Bader, diretor do Centro da Imagen de Genebra, e Ramon Reverte, da RM editions.
Gratuitos, e com as vagas completas – com a seleção de inscritos –, os workshops são destinados a fotógrafos amadores avançados e a profissionais interessados em desenvolver e ampliar sua visão de mundo. As sessões proporcionam maior interação com profissionais que são referência em suas áreas.